Prefeitura de Maceió usa blocos de concreto nas obras de contenção do mar

Intervenção abrangerá uma extensão de mais de 2 km; ao todo 14 mil blocos já foram montados

Tecnologia utilizada tem potencial de longevidade de até 200 anos.
Crédito: Jonathan Lins/Secom Maceió

Para conter a erosão causada pela força do avanço da maré, a Prefeitura de Maceió (AL) tem investido em obras de contenção marítima em diversos pontos de praias da capital. Ao todo, já foram aplicados mais de 14 mil blocos de concreto montados em formato de lego, por meio de uma técnica holandesa que tem vida útil de 200 anos e é aprovada por todos os órgãos ambientais responsáveis pelos licenciamentos.

No total, essa intervenção abrangerá uma extensão total de mais de 2 km. Isso inclui os trechos das obras nas praias da Jatiúca, Jacarecica e Sobral, que já se encontram em fase final de conclusão, bem como o projeto no Pontal da Barra, que está programado para começar em breve e abrangerá 1,2 km de extensão.

“Toda a tecnologia utilizada nos pontos de obra é essencial para garantir a segurança e o conforto de cada morador e visitante, ao mesmo tempo em que conserva Maceió como um destino turístico. Além disso, estamos garantindo, também, um futuro sustentável, respaldado por uma tecnologia de ponta, com potencial de longevidade de até 200 anos”, afirma Lívio Lima, secretário municipal de Infraestrutura.

Técnica 

A técnica utilizada para formar as contenções utiliza encaixes de blocos de concreto que lembram uma brincadeira com Lego. Além disso, são empregados anéis hexagonais com uma estrutura de uma colmeia, que possibilitam que a contenção resolva definitivamente o problema de erosão.

Ainda, a técnica conta com uma base de blocos construída abaixo do nível do mar. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura de Maceió (SEMINFRA), isto traz mais resistência, segurança e durabilidade, com menor custo e execução ágil.

“A margem de segurança é tão significativa que a quantidade de blocos usados na fundação é semelhante àquela usada no muro de contenção. Além disso, a engenharia permite, a engorda – ou a ampliação – natural da faixa de areia da praia”, informa a SEMINFRA.

De acordo com a SEMINFRA, cada segmento da costa marítima que está passando por intervenções de contenção foi previamente avaliado pela Defesa Civil de Maceió e submetido a análises técnicas realizadas por engenheiros civis. Isso foi feito com o objetivo de identificar uma tecnologia que atendesse às particularidades de cada área, fosse sustentável, não causasse impactos significativos na paisagem, fosse economicamente viável e também obtivesse a aprovação dos órgãos ambientais e de fiscalização. 

Para cada trecho, um método

Cada ponto da orla utilizou métodos diferentes, de acordo com as características dos locais. Um exemplo disso é o ponto do JTR, na Jatiuca, onde foram utilizados blocos maciços de concretos pré-moldados. “Isso porque a força da maré chega com mais intensidade no muro de contenção”, explica Cícero Rocha, engenheiro fiscal da obra.

Já no trecho da Lagoa da Anta, o método usado foram os anéis hexagonais. “Nesse ponto, a onda quebra antes de chegar no muro, batendo nos anéis com menos intensidade”, afirmou o engenheiro.

A Praia do Pontal da Barra será a próxima área a receber as obras de contenção, onde a tecnologia escolhida será a utilização de blocos de concreto. Após a conclusão dessas intervenções, está prevista a reconstrução do calçadão, que inclui a recriação da pista de ciclovia e da área de passeio.

Fontes:
Cícero Rocha é o engenheiro fiscal da obra
Lívio Lima é secretário municipal de Infraestrutura

Contato
Assessoria de imprensa: maceiosecom@gmail.com

Jornalista responsável
Marina Pastore
DRT 48378/SP



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