Tendência mundial, áreas portuárias desativadas viram praias de concreto

Dinamarca e Noruega saem na frente, mas projetos se espalham pelo mundo, inclusive no Brasil
22 de setembro de 2021

Tendência mundial, áreas portuárias desativadas viram praias de concreto

Tendência mundial, áreas portuárias desativadas viram praias de concreto 900 630 Cimento Itambé
Projeto da Snøhetta em Arendal, na Noruega: praia de concreto está prevista para ser inaugurada em 2024 Crédito: Snøhetta

Projeto da Snøhetta em Arendal, na Noruega: praia de concreto está prevista para ser inaugurada em 2024
Crédito: Snøhetta

Em Arendal, na Noruega, o porto desativado da cidade será transformado em uma praia artificial de concreto. O projeto arquitetônico é do reconhecido escritório norueguês Snøhetta. A obra está prevista para ser inaugurada em 2024 e segue tendência mundial de reurbanização de áreas portuárias, transformando-as em parques, áreas de gastronomia, locais para a prática de esportes, praias e ilhas artificiais 

Snøhetta, em parceria com empreiteiros, pesquisadores e a indústria de concreto da Noruega, vai utilizar no projeto em Arendal pré-fabricados com emissão negativa de CO₂. Como isso será possível? Os painéis-sanduíche que serão usados na obra são projetados com concreto autoadensável e preenchidos com biomassa gerada através das cascas das árvores usadas pela indústria de madeira do país – também conhecida como biochar. “São paredes que fazem o aproveitamento de restos das madeireiras misturadas a um concreto leve”, explica Alexandra Roos Rassat, gerente de projeto da Norwegian Biochar Network. 

Kalvebod Waves: a praia de concreto de Copenhague, na Dinamarca, que foi inaugurada em 2013 Crédito: Julien De Smedt

Kalvebod Waves: a praia de concreto de Copenhague, na Dinamarca, que foi inaugurada em 2013
Crédito: Julien De Smedt

Na Noruega, a maioria desses resíduos de madeira é incinerada pela indústria, gerando grande emissão de CO₂. Com a transformação em biomassa e a aplicação no preenchimento dos painéis-sanduíche, a Snøhetta acredita ter encontrado uma solução para continuar utilizando concreto em seus projetos sem elevar a emissão de CO₂. “É difícil imaginar que encontraremos um substituto para um material tão versátil como o concreto. Então, temos que buscar alternativas para seguir construindo sem estourar as metas de emissão de CO₂”, diz Carsten Løddesøl, gerente de projeto da Snøhetta. 

Todas as construções inovadoras têm o concreto como elemento transformador     

Em Copenhague, na Dinamarca, os moradores e turistas já usufruem de uma praia de concreto construída após a desativação do porto nos anos 1980. É o Kalvebod Waves, inaugurado em 2013 e projetado pelo escritório dinamarquês Julien De Smedt. A ideia consiste em um vasto píer em concreto, com elevações que transmitem ao público a sensação de que ele caminha sobre ondas. O local é um dos mais visitados em Copenhague durante o verão.  

Na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, foi inaugurada em maio de 2021 a Little Island. Trata-se de uma ilha de concreto que faz parte do complexo de obras para revitalizar a região portuária à beira do rio Hudson. A estrutura se sustenta sobre grandes tulipas de concreto pré-fabricado e a abertura do parque coincidiu com a vacinação em massa da população de NY. Resultado: transformou-se no local mais visitado na cidade durante o verão. 

Little Island à beira do rio Hudson: ilha de concreto foi a que mais atraiu turistas no verão nova-iorquino Crédito: Little Island

Little Island à beira do rio Hudson: ilha de concreto foi a que mais atraiu turistas no verão nova-iorquino
Crédito: Little Island

Os projetos são variados, como mostram as transformações bem-sucedidas ocorridas em Barcelona-Espanha, Buenos Aires-Argentina, Gênova-Itália e Cidade do Cabo-África do Sul. Há também os exemplos brasileiros do Rio de Janeiro-RJ, de Porto Alegre-RS e de Belém-PA. Todos têm em comum o concreto como elemento transformador, como define o professor-doutor Paulo Helene. “O concreto criou a arte de projetar e construir estruturas. As obras, antes limitadas à alvenaria estrutural, ganharam novas alternativas e inúmeras possibilidades”, afirma. 

Entrevistado
Escritórios de arquitetura Snøhetta, Julien De Smedt e Little Island   

Contatos
contact@snohetta.com
office@jdsa.eu
info@littleisland.org 

Jornalista responsável:
Altair Santos MTB 2330

22 de setembro de 2021

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