Cimento Itambé

Portal Itambé
Ligue-nos

Shopping em terreno pequeno é a obra de 2016

Área Técnica, Gestão, Gestão de Obras, Infraestrutura, Inovação, Mercado da Construção, Obras Inovadoras, Sobre Concreto 2 de janeiro de 2017

Empreendimento construído em São Paulo usou elementos pré-fabricados de concreto, cuja complexidade superou estruturas das Olimpíadas do Rio

Por: Altair Santos

O shopping Morumbi Town, na cidade de São Paulo-SP, foi o vencedor do Prêmio Obra do Ano em pré-fabricados de concreto, que desde 2011 é concedido pela ABCIC (Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto). O empreendimento tem 30.800 m² e impôs desafios, tanto no contexto de engenheira quanto no de arquitetura e de logística. A construção está situada em um terreno pequeno, com grande movimentação de veículos e pessoas, o que exigiu planejamento minucioso e preciso para a montagem das estruturas.

Projeto estrutural do Morumbi Town: elementos pré-fabricados consumiram 6.076,72 m³ de concreto

Projeto estrutural do Morumbi Town: elementos pré-fabricados consumiram 6.076,72 m³ de concreto

O projeto estrutural das lajes e dos painéis é de Marcelo Cuadrado Marin, já o projeto estrutural dos pilares e das vigas ficou sob a responsabilidade do engenheiro Cesar Pereira Lopes. O fornecimento das estruturas de pré-fabricado de concreto ficou a cargo da Leonardi Construção Industrializada. O volume de concreto usado para produzir os elementos pré-fabricados chegou a 6.076,72 m³, para um edifício com 11 pavimentos e 38 metros de altura. A equipe técnica conseguiu desenvolver peças esbeltas com 80 MPa. Com isso, obteve significativa redução de seções na estrutura e também na seção das lajes, favorecendo o transporte.

Outro desafio foi o desenvolvimento de fachadas arquitetônicas, através de painéis de concreto com alto relevo. Eles se apóiam em estruturas metálicas, que se sobressaem para produzir efeito de sombreamento e volume. Quanto à sustentabilidade, além de muitos metros quadrados de iluminação natural foram projetadas paredes vivas com cinco tipos diferentes de plantas. O uso da vegetação, além de tornar a construção mais amigável ao meio ambiente, ajuda no desempenho térmico da edificação. “O elemento natural gera benefícios ao local, amenizando a radiação solar, graças ao sombreamento”, explica o engenheiro Cesar Pereira Lopes.

Obras da Rio 2016

Morumbi Town: prédio tem altura de 38 metros e exigiu logística para o transporte das peças

Morumbi Town: prédio tem altura de 38 metros e exigiu logística para o transporte das peças

O Morumbi Town concorreu com duas obras construídas para os Jogos Olímpicos Rio 2016: o Centro Olímpico de Tênis, que teve projeto estrutural de Charles J.R Hipólito e Antonio Monteiro, e projeto arquitetônico de Miriam Haddad Sayeg, e as arenas Carioca 1, 2 e 3, cujo projeto arquitetônico é de Celso Girafa e o projeto estrutural de João Luis Casagrande. Também foi conferida menção honrosa a outros dois empreendimentos que se destacaram no uso de estruturas pré-fabricadas de concreto: a Escola Senai São Caetano do Sul, no ABC paulista, e o shopping Carapicuíba, no interior de São Paulo.

Segundo Íria Doniak, presidente-executiva da ABCIC, o prêmio reconhece o empenho e a dedicação de todas as empresas e profissionais envolvidos com a construção industrializada de concreto. “Os projetos inscritos em diversos segmentos mostram a versatilidade dessa solução de engenharia, além de demonstrar o avanço tecnológico do segmento e sua importância em termos de técnica, qualidade, sustentabilidade, produtividade e cumprimento de prazos ousados”, disse. A premiação aconteceu dia 1º de dezembro, reunindo empresários, profissionais da indústria de pré-fabricados, engenheiros, arquitetos, representantes de entidades setoriais e de instituições governamentais de todo o país.

Entrevistados
– Engenheira civil Íria Doniak, presidente-executiva da ABCIC (Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto) (via assessoria de imprensa)
– Equipe técnica da Leonardi Construção Industrializada (via assessoria de imprensa)

Contatos
abcic@abcic.org.br
atendimento@leonardi.com.br

Crédito Fotos: Leonardi Construção Industrializada

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330


Leia também: