Na decoração, concreto imita de pedra a madeira

Tecnologias que usam moldes de borracha transformam material em produtos similares ao porcelanato, ao mármore, ao granito e às peças para deck

Tecnologias que usam moldes de borracha transformam material em produtos similares ao porcelanato, ao mármore, ao granito e às peças para deck

Por: Altair Santos

Moldadores de borracha podem transformar o concreto em artefatos de “madeira” para decorar ambientes internos ou externos. Também tem como fazer o material simular “pedras”, imitando mármore ou granito, ou aparentar uma cópia fiel dos porcelanatos. “Com os moldes flexíveis feitos com as borrachas líquidas é possível reproduzir praticamente qualquer textura ou forma com o concreto. Desde texturas leves, como veios de madeira de demolição, até reprodução de pedras em diferentes formatos. A imaginação é o limite”, diz Júlio Pardal, sócio-gerente da Moldflex.

Piso arquitetônico de concreto: substituindo porcelanatos e cerâmicas nas áreas externas dos edifícios

O que diferencia se o artefato será usado internamente ou externamente é o traço do concreto. Para elementos de decoração interna utiliza-se uma argamassa cimentícia com gesso. Já para aplicações externas usa-se o concreto com agregados finos ou autoadensável, para que ele se molde bem às fôrmas. “O desenvolvimento de borrachas mais resistentes e de alta qualidade permite fazer peças com mais perfeição e, consequentemente, o mercado tem aceitado melhor esses produtos”, completa Júlio Pardal, lembrando que o custo também atrai compradores. “Fachadas ou painéis internos com pedras são mais caros e também requerem mão de obra especializada.”

O piso arquitetônico também pode servir como elemento decorativo interno e externo, mas não utiliza fôrmas emborrachadas. Sua textura, seu acabamento e suas cores variam de acordo com os tipos de agregados colocados no concreto. “A composição, a granulometria e as cores dos agregados é que definem o padrão do piso arquitetônico. Os mais utilizados são as granilhas dolomíticas”, afirma Fernando Gaion, diretor da Stamp. Engenheiro civil, ele afirma que o concreto utilizado para os pisos apresentam uma resistência a compressão de no mínimo 35 MPa, além de apresentar baixíssima porosidade, alto grau de dureza e resistência à abrasão.

Moldes emborrachados transformam concreto em painéis de mármore ou granito

Por isso, o piso arquitetônico pode ser assentado sobre o contrapiso ou montado em sistema elevado, o qual oferece uma solução prática e econômica para a passagem de todos os tipos de tubulações e cabeamentos, além de facilitar a manutenção de eventuais vazamentos. A versatilidade levou o artefato a ganhar mercado em obras de edifícios residenciais e comerciais. Principalmente aqueles que buscam a certificação Leed (Leadership in Energy and Environmental Design) para “prédios verdes”. Os artefatos também são requisitados em shopping centers, hangares e edifícios-garagem, por causa da alta resistência.

Entrevistados
Júlio Pardal, graduado em marketing e sócio-gerente da Moldflex
Engenheiro civil Fernando Gaion, diretor da Stamp

Contatos

gaion@stamppfa.com.br
jpardal@moldflexmodelagem.com.br

Peças de concreto para deck: após receber pintura, ficam iguais à madeira

Créditos Fotos: Divulgação/Stamp/Moldflex

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330


Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo