Brazil Equipo Show destaca avanço de máquinas mais sustentáveis
Feira apresentou soluções voltadas à eletrificação, inteligência artificial e manutenção preditiva
Entre os dias 4 e 7 de agosto, Jaguariúna (SP) recebeu a Brazil Equipo Show (BES), realizada no Red Eventos. Voltada à cadeia de máquinas e equipamentos, a feira reuniu soluções e tecnologias para os setores de construção, mineração e agronegócio.
A edição reuniu mais de 150 marcas e recebeu mais de 18 mil visitantes, entre fabricantes, distribuidores, concessionários, locadores, prestadores de serviços, produtores rurais, gestores públicos, estudantes e profissionais de diferentes segmentos.
Um dos principais atrativos foi a possibilidade de acompanhar equipamentos em condições reais de operação. Na Arena Show, demonstrações práticas evidenciaram aspectos como desempenho, produtividade, segurança e inovação tecnológica.
Entre as soluções apresentadas estiveram caminhões elétricos, tecnologias não destrutivas para avaliação e reparo de obras subterrâneas, além de sistemas voltados à compactação, logística e movimentação de materiais. As novidades refletiram avanços em eficiência operacional e sustentabilidade no setor.
Máquinas com baixa emissão de CO2

De acordo com Guilherme Ramos, diretor da Brazil Equipo Show, existem diversas tecnologias sendo incorporadas aos setores destacados na feira, mas a principal delas hoje é, sem dúvida, o desenvolvimento de máquinas elétricas ou com baixíssima emissão de CO2. “Construção, mineração e agro têm operações diferentes, mas enfrentam desafios muito semelhantes: precisam produzir mais, desperdiçar menos, reduzir custos e emissões e lidar com a falta de mão de obra especializada. A tecnologia está criando uma ponte entre esses setores”, justifica.
Ramos observa que todas as marcas estão empenhadas em avançar nessa área, que também já é uma forte exigência do mercado no mundo todo. “Mas a grande transformação não é simplesmente trocar o diesel pela eletricidade. É transformar a máquina em um equipamento cada vez mais inteligente, conectado, automatizado e, gradualmente, autônomo, com possibilidade de operação remota e com o menor consumo e emissões possíveis. Essa mudança já está acontecendo, embora ainda de forma gradual. Alguns fabricantes já desenvolveram soluções, outros ainda estão em fase de estudos e desenvolvimento, mas esse é um desafio de praticamente todos os fabricantes, no Brasil e no mundo”, aponta o diretor da BES.
Tecnologias em máquinas para aumentar produtividade

Ramos comenta que entre os expositores da BES, nas três áreas, foi possível constatar algumas ondas tecnológicas que impactam diretamente a produtividade.
“Um exemplo é a combinação de IA, automação e maior autonomia das máquinas. Outro ponto que já é realidade é a junção de telemetria, conectividade e gestão de frotas. O uso de 3D, sensores e sistemas de controle de precisão nas máquinas também está crescendo muito rapidamente. Tivemos na feira, por exemplo, demonstrações de um equipamento que, acoplado aos equipamentos de construção, é capaz de transformar informações digitais em uma nova forma de trabalhar nos canteiros”, destaca o diretor da BES.
Outra evolução mostrada no evento é relacionada à manutenção preventiva, que acontece em função das horas de uso, orientada pelos dados e pelo estado real da máquina.
“Esse é um grande salto em termos de produtividade proporcionado pelas novas tecnologias. A manutenção preditiva pode identificar, por exemplo, alterações de temperatura ou vibração e indicar que determinado componente precisa de intervenção. Dessa forma, é possível evitar paradas inesperadas, reduzir custos de manutenção e aumentar a disponibilidade da máquina. Isso representa muito bem o salto tecnológico dos equipamentos atuais”, pontua Ramos.
Cuidados com os operadores de máquinas
Ramos também destaca a evolução da própria cabine e da relação com o operador. Em todos esses setores, a tecnologia também está sendo usada para reduzir a fadiga e melhorar a segurança e a eficiência destes trabalhadores.
“Na mineração, isso fica ainda mais evidente, porque o operador pode passar muitas horas em ambientes extremos, com poeira, vibração, ruído, calor, frio e terrenos irregulares. No agro, muitas vezes o desafio está na duração da jornada e na repetitividade do trabalho. Hoje já temos bancos com suspensão, aquecimento e ventilação, climatização, filtragem do ar, redução de ruído e vibração, melhor visibilidade, comandos mais intuitivos e telas que organizam as informações”, afirma.
Para o diretor da BES, à medida que as máquinas se tornam mais sofisticadas, torna-se cada vez mais importante garantir uma interação eficiente, intuitiva e segura entre o operador e o equipamento. “Na realidade, o que vimos na Brazil Equipo Show é muito diferente da ideia de IA, automação e autonomia simplesmente para substituir pessoas. São as máquinas e as tecnologias ampliando a capacidade das pessoas que as operam, permitindo que trabalhem com mais segurança, precisão, conforto e eficiência”, conclui.
Fonte
Guilherme Ramos é diretor da Brazil Equipo Show.
Contato
Assessoria de imprensa: cbighetti@stofeiras.com.br
Jornalista responsável:
Marina Pastore – DRT 48378/SP
Vogg Experience
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.

Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
26/08/2026
Eficiência com segurança técnica: como otimizar custos sem comprometer desempenho do concreto
Para uma concreteira, a margem de lucro é definida nos detalhes: no traço, no controle de insumos, na logística e na gestão da qualidade. O desafio é claro: como reduzir o custo…
26/08/2026
Inteligência Artificial transforma a gestão da construção civil e amplia capacidade de antecipar riscos e reduzir desperdícios
A Inteligência Artificial deixou de ser apenas uma tendência para se tornar uma ferramenta presente na rotina da construção civil. De orçamentos, planejamento e cronogramas ao…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.









