Rodoanel ajuda a resgatar botânica da Mata Atlântica

BID considera obra como modelo em preservação, capaz de comprovar ser possível conciliar empreendimentos de infraestrutura com meio ambiente

BID considera obra como modelo em preservação, capaz de comprovar ser possível conciliar empreendimentos de infraestrutura com meio ambiente

Por: Altair Santos

Ao longo da construção do Rodoanel, que começou em 1998, a DERSA – Desenvolvimento Rodoviário S/A -, em parceria com o Instituto de Botânica de São Paulo, aproveitou o avanço das obras para catalogar todas as espécies de plantas vinculadas à Mata Atlântica. Passados 18 anos, o que se tem é um estudo quase completo das áreas verdes da região.

Programa permitiu catalogar espécies e acelerar a recuperação da Mata Atlântica
Programa permitiu catalogar espécies e acelerar a recuperação da Mata Atlântica

Além disso, houve a preservação em laboratório de espécies que eram consideradas praticamente extintas. Agora, o acervo técnico e científico sobre a rica botânica ao longo do percurso do Rodoanel será resgatada e devolvida à Mata Atlântica. Por causa deste trabalho, a obra é considerada modelo em preservação e comprova ser possível conciliar empreendimentos de infraestrutura com meio ambiente.

Chamada de Programa de Conservação de Flora, a parceria entre DERSA e Instituto de Botânica de São Paulo já resgatou mais de 22 mil plantas, além de realizar um levantamento pioneiro nas áreas de influência direta e indireta do empreendimento. Houve a classificação de espécies, com orientação do resgate, realocação e monitoramento da flora com fins de preservação.

Também teve como objetivo a restauração florestal por meio da compensação ambiental. Trata-se de um abrangente conjunto de conhecimentos, tais como inventários florestais e complexos modelos de repovoamento vegetal. Além disso, estabelece parâmetros de avaliação e monitoramento de reflorestamentos induzidos, incluindo coleta, guarda e conservação de sementes, entre outras especialidades.

Os resultados já representam avanços significativos em termos de reflorestamento: segundo o Instituto de Botânica, recriar as florestas que se perderam e que somam cerca de 1,3 milhão de hectares em território paulista levaria apenas 63 anos, e não mais dois séculos, como se estimava há 15 anos.

Trecho norte do Rodoanel completa obra que começou em 1998 e tem 176,5 quilômetros
Trecho norte do Rodoanel completa obra que começou em 1998 e tem 176,5 quilômetros

Elogios do BID
O estudo rendeu elogios do gerente do setor de infraestrutura e meio ambiente do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), Pablo Pereira dos Santos. “O Rodoanel combina elementos de desenvolvimento de infraestrutura sustentável, enfatizados pelo BID, com planejamento sócio-ambiental. É uma combinação que permite a gestão do crescimento econômico, com estabilidade social e preservação ambiental”, ressalta. Para o Programa de Conservação de Flora, o BID autorizou financiamento de 1,148 milhão de dólares (R$ 4,36 milhões).

Com seus 176,5 quilômetros, o Rodoanel – cujo objetivo é desviar o tráfego pesado da cidade de São Paulo – é a maior obra rodoviária urbana da América Latina e do Caribe. O empreendimento encontra-se, atualmente, em sua última etapa: a construção do trecho norte. Iniciada em 2013, será concluída em 2017. “Projetos de infraestrutura carregam impactos inevitáveis ao meio ambiente, mas o Rodoanel conseguiu mitigar ao máximo os problemas. É, sem dúvida, um exemplo de obra”, exalta Pablo Pereira dos Santos.

Além dos cuidados com a flora, o avanço das obras do Rodoanel exigiu o resgate de quase dois mil animais silvestres, realocando-os em ambientes semelhantes aos que viviam. A preocupação com o habitat exigiu também que o empreendimento inovasse em sistemas de drenagem, controle de erosão e uso da terra. Para isso, o BID participou com 11,6 milhões de dólares (R$ 44,08 milhões) para o programa de compensação ambiental às áreas protegidas de Mata Atlântica.

Entrevistados
DERSA – Desenvolvimento Rodoviário S/A (via assessoria de imprensa)
Pablo Pereira dos Santos, gerente do setor de infraestrutura e meio ambiente do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento)
Contatos
infrafund@iadb.org
transportes@transportes.sp.gov.br
imprensa@dersa.sp.gov.br

Créditos Fotos: Divulgação/Eduardo Saraiva/DERSA

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330


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