CBPAT reúne pesquisadores para discussão de cases de manifestações patológicas das edificações
Evento traz atualizações sobre as revisões da Norma de Desempenho e seus impactos no mercado da construção
O Congresso Brasileiro de Patologia das Construções (CBPAT), realizado de 17 a 20 de julho de 2024 em Fortaleza (CE), é um dos principais eventos do setor, reunindo palestrantes e pesquisadores que atuam no controle de qualidade, patologia e recuperação da construção, incluindo produtos, processos e sistemas produtivos.
De acordo com Roberto Christ, presidente da Associação Brasileira de Patologia das Construções (Alconpat Brasil) – entidade organizadora do evento –, o encontro tem o intuito de divulgar as pesquisas científicas e tecnológicas sobre importantes temas da construção civil, com foco no desenvolvimento profissional. “Um dos intuitos do CBPAT é difundir o conhecimento para que mais pessoas possam se profissionalizar e, assim, fazer com que as manifestações patológicas das edificações sejam minorizadas”, assinala.
Palestras e cursos práticos
No total, o CBPAT reuniu 23 palestrantes, sendo dois internacionais, um da Espanha e outro dos Estados Unidos. Na ocasião, os participantes também tiveram a oportunidade de realizar quatro cursos práticos, que foram: Reabilitação de estruturas na prática, Tecnologia dos concretos especiais, Tecnologias para ensaios não-destrutivos em estruturas de concreto e Proteção catódica de armaduras de aço de estruturas de concreto.
Christ afirma que os estudos científicos ajudam a diminuir as manifestações patológicas, que são diversificadas. “Não existe um estudo específico que indique qual a principal manifestação patológica ou a mais recorrente. Porém, é comum encontrar problemas nas nossas edificações relacionadas à falta de projeto, especificação e erros de execução, mas também existem questões referentes ao mau uso ou falta de conservação ou manutenção”, enumera.
Atualizações da Norma de Desempenho
O evento trouxe com bastante ênfase temas como Normas de Desempenho do Mercado e Normas de Garantias. “A professora Maria Angélica Covelo apresentou os conceitos e a importância da norma de garantia para o setor da construção civil e tivemos também a participação do Jorge Dantas, que abordou os impactos da norma de desempenho no mercado da construção civil do Estado do Ceará”, menciona Christ.
Já o professor Bernardo Tutikian esclareceu os participantes sobre atualizações relacionadas às revisões da Norma de Desempenho (NBR 15575) e seus impactos no mercado da construção civil. “Essa é uma das normas mais importantes de toda a construção civil, senão a mais importante. Ao contrário da grande maioria das normas que temos, ela não é prescritiva, e sim de desempenho”, informa.
Uma norma prescritiva simplesmente informa quais parâmetros a serem adotados em projetos e execução. Ele cita, como exemplo, o cobrimento de concreto para garantir a durabilidade de estruturas de concreto armado. Apenas o projetista deve buscar as tabelas prescritivas da NBR 6118, verificar qual a situação e definir o cobrimento, sem qualquer análise crítica.
“Já a norma de desempenho define parâmetros e os intervenientes devem buscar as especificações para atender. A norma define, por exemplo, o índice de isolamento acústico entre dois cômodos, mas não informa qual material ou espessura de parede para atender a norma. Isso permite que se busquem inovações, desenvolvimentos e mais estudos na construção civil”, afirma.
Ele menciona que a Norma de Desempenho foi atualizada, em especial os itens referentes ao desempenho lumínico e isolamento acústico e térmico. “As empresas precisam ficar atentas a vários parâmetros na área de durabilidade, habitabilidade e sustentabilidade”, ressalta ele.
Entrevistados
Roberto Christ é engenheiro graduado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – (Unisinos), mestre em Engenharia Civil e doutor em Engenharia Civil pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da Unisinos. Atualmente é professor do curso de Engenharia Civil da Unisinos. Professor pesquisador na Universidad de la Costa (Colômbia). Coordenador do Instituto Tecnológico Desempenho para Construção Civil (ITT Performance), onde desenvolve e orienta avaliações de desempenho de sistemas e métodos construtivos inovadores. Coordena o curso de especialização “Patologia e Perícia das Edificações” da Unisinos. É presidente da Associação Brasileira de Patologia das Construções (Alconpat Brasil).
Bernardo Tutikian é professor e pesquisador da Unisinos, no Rio Grande do Sul. Engenheiro Civil, mestre e doutor, com experiência na University of Missouri (EUA), Universidad de la Costa (Colômbia) e Université de Cergy-Pontoise (França). Autor de mais de 450 artigos em periódicos e congressos. Consultor de empresas na área de tecnologia do concreto, de argamassa, patologia e desempenho.
Contatos:
secretaria@alconpat.org.br
bftutikian@unisinos.br
Jornalista responsável
Ana Carvalho
Vogg Experience
A opinião dos entrevistados não reflete necessariamente a opinião da Cia. de Cimento Itambé.
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
28/11/2024
Corredor Metropolitano: obra que transformará a mobilidade na Grande Curitiba
O Governo do Paraná deu um importante passo rumo à modernização da infraestrutura viária ao publicar o edital de licitação para a construção do novo Corredor……
28/11/2024
Financiamento de imóveis pela Caixa: entenda o que mudou
Em outubro, a Caixa Econômica Federal anunciou uma série de mudanças com relação ao financiamento de imóveis de até R$ 1,5 milhão. As regras passaram a valer a partir de 1° de…
28/11/2024
“Construção Brasil 2024” debate inovação e crescimento no setor
Em outubro, foi realizado o evento Construção Brasil 2024, dedicado à discussão de estratégias inovadoras, transformações tecnológicas e oportunidades de crescimento no setor.…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.