Porto de Paranaguá completa 88 anos e prevê investimentos de até R$ 3 bilhões

As obras têm o intuito de ampliar a capacidade de movimentação de cargas
12 de abril de 2023

Porto de Paranaguá completa 88 anos e prevê investimentos de até R$ 3 bilhões

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Porto de Paranaguá completou 88 anos de olho no futuro.
Crédito: Claudio Neves/Portos do Paraná

O Porto de Paranaguá completou 88 anos no último dia 17 de março, com direito a passeio ciclístico e apresentação especial da Esquadrilha da Fumaça, com a presença de sete aeronaves. Além disso, nesta data aproveitou para reafirmar seus planos para o futuro, incluindo grandes obras em andamento e leilões cujos investimentos podem chegar a R$ 3 bilhões nos próximos anos, de acordo com a previsão da Portos do Paraná, autoridade portuária responsável por sua administração.

Em relação aos leilões, a empresa pública se prepara para negociar quatro áreas em 2023. Uma delas é a PAR09 (26.576 m2), destinada à movimentação e armazenagem de granéis sólidos vegetais, assim como a PAR14 (49.841 m2) e a PAR15 (38.859 m2), que estão com os processos em fases de análises das contribuições recebidas das consultas e audiências públicas. 

Já a PAR03 (38 mil m2), ainda em fase de estudo, será destinada à movimentação e armazenagem de granéis sólidos minerais, principalmente de fertilizantes. Segundo o levantamento preliminar, o investimento mínimo necessário, nesse caso, seria de R$ 223 milhões – valor que pode ser alterado. 

As obras previstas pretendem ampliar a capacidade de movimentação de cargas.
Crédito: Claudio Neves/Portos do Paraná

“Para crescer de forma sustentável, nosso planejamento é pensado a médio e longo prazos”, afirma o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia. “É dessa forma que conseguimos manter o porto eficiente e atrativo, com grandes investimentos e projetos para os próximos anos.”

Outro foco do planejamento é o Projeto Cais Leste – Moegão, que pretende centralizar a descarga dos trens que chegam ao Porto de Paranaguá, ampliando a participação do modal ferroviário. Com investimento de R$ 592 milhões, o empreendimento teve contrato assinado em janeiro deste ano e é um dos destaques dos primeiros 100 dias da nova gestão do Governo do Estado do Paraná.

A estrutura será instalada em uma área de quase 600 mil m2, com três linhas independentes capazes de permitir o descarregamento simultâneo de até 180 vagões. De acordo com Garcia, “isso representa um ganho de 63% na capacidade atual de descarga ferroviária, passando de 550 para 900 vagões por dia“.

Leilões também fazem parte do planejamento a médio e longo prazos.
Crédito: Claudio Neves/Portos do Paraná

O novo complexo, do qual devem sair, anualmente, mais de 24 milhões de toneladas de grãos e farelos, será formado por moegas ferroviárias, sistemas de transporte vertical e horizontal, balanças, sistema de alimentação dos terminais, sistema de transferência de produto e prédios administrativo e de manutenção.

O secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério de Portos e Aeroportos, Fabrizio Pierdomenico, afirmou durante uma visita às instalações do Porto de Paranaguá, no dia 22 de março, que a gestão premiada da Portos do Paraná é referência para o Brasil. “Paranaguá é um exemplo de que nós temos capacidade de ter portos públicos muito eficientes”, afirmou.

E aproveitou para ressaltar a importância dos projetos já idealizados. “Os planos para o futuro são bem consistentes. Nós temos um grande desafio, do Porto e do Governo Federal, para fechar a modelagem da futura concessão do canal de acesso do porto”, salientou Pierdomenico.

Fontes
Governo do Estado do Paraná
Portos do Paraná

Jornalista responsável
Fabiana Seragusa 
Vogg Experience

12 de abril de 2023

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