PEC prevê redução no IPTU para imóveis sustentáveis

Se aprovada, a emenda permitirá descontos no caso de reúso de água e utilização de telhados verdes
24 de janeiro de 2023

PEC prevê redução no IPTU para imóveis sustentáveis

PEC prevê redução no IPTU para imóveis sustentáveis 768 512 Cimento Itambé
Imóveis que adotarem medida ambiental poderão ter IPTU reduzido.
Crédito: Sérgio Andrade/Governo de São Paulo

Um novo incentivo à preservação ambiental está sendo tramitado no Congresso. Em dezembro de 2022, a chamada PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do IPTU Verde foi aprovada pelo Senado – e agora está em análise da Câmara dos Deputados, aguardando votação.

A PEC prevê a isenção do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para áreas que mantenham vegetação nativa e permite a redução no valor do IPTU para imóveis que contribuam para a preservação do meio ambiente. As alíquotas diferenciadas serão oferecidas de modo facultativo pelos municípios, como forma de incentivo para a implementação cada vez maior de medidas sustentáveis nos empreendimentos, de forma geral.

Quem poderá ter isenção

O desconto poderá ser aplicado em diversos casos, de acordo com o que o imóvel possui ou realiza. Alguns exemplos:

  • Reúso da água 
  • Utilização de telhados verdes
  • Aproveitamento de águas pluviais
  • Tratamento das águas residuais
  • Recarga do aquífero
  • Grau de permeabilização do solo
  • Utilização de energia renovável

Proposta da PEC 

O senador Plínio Valério (PSDB-AM), primeiro signatário da proposta, diz que a intenção da medida é dar visibilidade ao tema do meio ambiente e estimular os municípios a darem o desconto no IPTU, dentro das possibilidades financeiras de cada um. “A ideia é preservar a vegetação – seja parte, um pouco ou o total dela”, completa.

Durante a aprovação da PEC final no Senado, os senadores colocaram como exemplo o fato de que, atualmente, já é possível definir alíquotas de IPTU conforme a localização e o uso dos imóveis, citando locais como Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), São Carlos (SP), Vila Velha (ES) e Araraquara (SP). 

O que falta para a aprovação

Depois da aprovação no Senado, a PEC do IPTU Verde agora terá a sua admissibilidade analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Se o aval for dado, o texto passará a ser avaliado por uma comissão especial, que julgará o mérito da proposta. Se aprovada, a PEC seguirá para o plenário da Câmara, onde será votada em dois turnos

Medidas e metas a longo prazo

Outra medida governamental no sentido de preservação do meio ambiente, no que se refere à construção civil, é o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (Planares), instituído por meio do Decreto nº 11.043 e que prevê a melhoria na gestão de resíduos sólidos e o aumento na porcentagem de reciclagem no Brasil.

Nos próximos 20 anos, a meta é aumentar para 25% a reciclagem de resíduos durante as obras (atualmente, está em 7,06%). Contribuindo, assim, também para a criação de empregos verdes – postos de trabalho que ajudam no controle das emissões de carbono e na melhora/preservação da qualidade ambiental.

Fonte
Câmara dos Deputados

Jornalista responsável
Fabiana Seragusa
Vogg Experience

24 de janeiro de 2023

VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no Massa Cinzenta e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil