Obras no Aeroporto de Congonhas avançam
O terminal ganhou novo lounge, banheiros reformados e modernização do sistema de ar-condicionado
Em abril de 2025, o Aeroporto de Congonhas completou 89 anos. Em abril de 2024, o aeroporto anunciou uma reestruturação e desde então vem avançando com as obras e reformas.
Com investimento de R$ 2,4 bilhões, a expectativa é que o aeroporto ganhe um novo terminal de passageiros com mais que o dobro do tamanho atual, novas pontes de embarque e diversas melhorias para a eficiência operacional, segundo informações da Aena, concessionária responsável pelo aeroporto. Congonhas também contará com 20 mil m² dedicados a áreas comerciais.
De acordo com informações da assessoria de imprensa da Aena, obra é faseada e a construção do novo terminal ainda não começou. No momento, estão sendo realizadas algumas demolições e a construção de hangares provisórios. O prédio do terminal será iniciado numa próxima etapa.
Etapas da obra
A Aena anunciou que a construtora HTB será a responsável pela execução das obras. A previsão é que o novo terminal comece a operar em junho de 2028. Para reduzir os impactos nas atividades do aeroporto, os trabalhos serão divididos em fases. A etapa inicial abrangerá a demolição de estruturas existentes, a instalação dos canteiros de obras, intervenções no pátio de aeronaves e melhorias nas pistas de taxiamento.
Na segunda fase, as companhias aéreas serão realocadas para novos hangares, o que permitirá o início da construção do píer do novo terminal e das intervenções no hangar tombado.
Já na terceira etapa, serão instaladas as pontes de embarque do novo píer, assim como o sistema de triagem e transporte de bagagens. As fases finais envolvem a finalização do novo terminal de passageiros, incluindo a entrega das pontes, dos sistemas de bagagem e a modernização do terminal existente.
Melhorias já realizadas
No início deste ano, o terminal ganhou um dos maiores lounges voltados a voos domésticos no Brasil, com mais de 1.000 m². Uma nova sala, com dimensões equivalentes, está em construção e deve ser inaugurada nos próximos meses.

Crédito: Dilvugação – Aena
Com o objetivo de oferecer mais conforto aos passageiros e tornar o embarque mais ágil, a área de raio-X foi expandida, passando de 11 para 16 canais de inspeção. Os primeiros banheiros completamente reformados já estão em funcionamento, e a modernização do sistema de ar-condicionado está quase concluída.
Nos próximos meses, a sala de embarque remoto terá sua capacidade duplicada, e a sala principal também será ampliada. Além disso, uma nova área para embarque em carros de aplicativo, localizada no topo do edifício garagem, será aberta até o final do ano.
A sustentabilidade também é uma preocupação. De acordo com a Aena, toda a eletricidade utilizada no local já vem exclusivamente de fontes renováveis, e um novo sistema de reciclagem de resíduos foi colocado em prática.
Reformas até 2028
Com a conclusão das obras, a área de embarque e desembarque do terminal será duplicada, superando 100 mil m², com preservação de estruturas históricas e integração ao novo terminal. O embarque ocorrerá nas novas edificações, enquanto o terminal atual será destinado ao desembarque. O projeto inclui um novo salão de check-in com até 108 posições, 19 pontes de embarque, 10 portões remotos no hangar tombado, 13 leitores automáticos de bilhetes e até 17 canais de inspeção.
O pátio da aviação comercial será ampliado para 215 mil m², com 37 posições de aeronaves, todas adequadas aos padrões internacionais. Também estão previstas novas pistas de rolagem, reforço estrutural das áreas operacionais e melhorias na mobilidade, como uma nova praça de embarque para carros de aplicativo, ampliação da área de meio-fio e conexão direta com a futura estação da linha Ouro do metrô.
Fonte
Aena Brasil
Contato
Assessoria de imprensa – diana@massmedia.com.br
Jornalista responsável:
Marina Pastore – DRT 48378/SP
Vogg Experience
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.

Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
10/07/2025
Mercado imobiliário de Curitiba fecha primeiro trimestre em alta de preços e perspectiva de cautela para segundo semestre
O mercado imobiliário de Curitiba apresentou sinais claros de transição nos três primeiros meses do ano. Segundo dados divulgados pela Associação dos Dirigentes de Empresas do…
10/07/2025
Itambé marca presença no 9° Congresso Brasileiro do Cimento
Entre os dias 30 de junho e 02 de julho, foi realizado o 9° Congresso Brasileiro do Cimento, em São Paulo (SP). O evento reuniu autoridades, lideranças, especialistas e…
10/07/2025
Revogação do aumento do IOF traz alívio ao setor e pode impulsionar novos investimentos
A derrubada do decreto que aumentava as alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) foi recebida com entusiasmo pelo mercado imobiliário e da construção civil. O…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
