Pavimentação de concreto avança na região sul do Brasil

Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul optam por durabilidade e viabilidade econômica do revestimento
24 de novembro de 2020

Pavimentação de concreto avança na região sul do Brasil

Pavimentação de concreto avança na região sul do Brasil 1024 455 Cimento Itambé
Na SC-114, entre Otacílio Costa-SC e Lages-SC, o uso da tecnologia whitetopping renovou a estrada ao longo de 32 quilômetros e 200 metros Crédito: ABCP

Na SC-114, entre Otacílio Costa-SC e Lages-SC, o uso da tecnologia whitetopping renovou a estrada ao longo de 32 quilômetros e 200 metros
Crédito: ABCP

A região sul do país torna-se uma forte aliada da tecnologia do pavimento de concreto em obras rodoviárias. No Paraná, um trecho de 59 quilômetros e 550 metros, entre os municípios de Palmas e União da Vitória, no sul do estado, será restaurado com a tecnologia whitetopping – pavimento de concreto sobre o pavimento asfáltico deteriorado. A mesma técnica já foi aplicada com sucesso na SC 114, em um trecho de 32 quilômetros e 200 metros, ligando Otacílio Costa e Lages, em Santa Catarina. Também em território catarinense, em Timbé do Sul, o trecho da BR-285, na serra da Rocinha, recebe pavimento rígido com 22 centímetros de espessura.

Segundo o engenheiro civil Alexsander Maschio, gerente da regional sul da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland) o pavimento de concreto vive um “momento ímpar” nos 3 estados da região sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). “A onda é favorável e precisamos aproveitá-la ao máximo para colocar a solução em concreto no lugar que ela merece”, afirma.

Além do trecho de quase 60 quilômetros da PR-280, Maschio destaca outros projetos no Paraná. “Já está em obra o percurso entre Curitiba e Almirante Tamandaré da PR-092 (Rodovia dos Minérios) cujas pistas principais serão em concreto. Tem também o trecho de aproximadamente 70 quilômetros da BR-163, entre Cascavel e Marmelândia, que está em fase final de execução”, completa.

Duplicação da BR-163, entre Cascavel e Marmelândia, no Paraná: aproximadamente 70 quilômetros de pavimento de concreto Crédito: YouTube

Duplicação da BR-163, entre Cascavel e Marmelândia, no Paraná: aproximadamente 70 quilômetros de pavimento de concreto
Crédito: YouTube

No trecho catarinense da BR-163, em um percurso de aproximadamente 60 quilômetros, entre Dionísio Cerqueira e São Miguel do Oeste, também está bem encaminhada a pavimentação em concreto. A obra já foi licitada e encontra-se em fase de aprovação do projeto executivo, com início dos serviços previsto para o começo de 2021.

Trabalho da ABCP junto a organismos federais e estaduais é incansável

Trecho catarinense da BR-285, na serra da Rocinha: pavimento rígido com 22 centímetros de espessura Crédito: DNIT

Trecho catarinense da BR-285, na serra da Rocinha: pavimento rígido com 22 centímetros de espessura
Crédito: DNIT

No Rio Grande do Sul, a BR-153 também pode receber esse tipo de pavimento. “Como a 153 faz parte do mesmo eixo de escoamento da 163, o qual já contempla vários trechos em concreto no Mato Grosso, no Paraná e em Santa Catarina, creio que haja uma boa possibilidade no trecho gaúcho”, avalia o gerente da regional sul da ABCP.

Alexsander Maschio lembra ainda que existe a opção do pavimento de concreto ser utilizado na Rodovia de Integração do Sul (RIS). A estrada interliga 32 cidades do Rio Grande do Sul e é formada por trechos da BRs 101, 290, 386 e 448. “Um estudo comprovando a viabilidade do concreto foi encaminhado à ANTT, mas, obviamente, depende da validação do grupo CCR, que ganhou a concessão da RIS por 30 anos”, diz o engenheiro civil. A concessionária terá que investir 7,8 bilhões de reais na melhoria da Rodovia de Integração do Sul, além dos gastos de custeio estimados em 5,6 bilhões de reais para conservação, operação e monitoramento da estrada.

Para o gerente da regional sul da ABCP, a profusão de projetos que priorizam o pavimento de concreto nas rodovias paranaenses, catarinenses e gaúchas está relacionada a dois fatores: o trabalho incansável da ABCP junto a organismos federais e estaduais e a viabilidade econômica, em função do elevado aumento dos insumos do asfalto. “Aliado a isso, há um posicionamento do DNIT favorável ao concreto, e que certamente é reflexo do resultado obtido na BR-101 Nordeste e na BR-290, no Rio Grande do Sul, conhecida com Free Way. São referências que dão confiança para que o governo federal busque soluções que fortalecem o pavimento de concreto”, completa.

Entrevistado
Engenheiro civil Alexsander Maschio, gerente da regional sul da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland)

Contatos
alexsander.maschio@abcp.org.br
www.abcp.org.br

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330

24 de novembro de 2020

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