4 formas inovadoras de utilizar a tecnologia BIM

3º Seminário Internacional BIM trouxe cases das obras por drones, laser scan e realidade aumentada

Uso do BIM possibilita diminuição de erros no projeto e facilita comunicação entre as equipes.
Crédito: Envato

O Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ) do SindusCon-SP realizou a 13a edição do Seminário Internacional BIM no dia 29 de novembro. O tema foi “Aplicações da metodologia BIM no setor da construção” e trouxe casos dos usos do BIM na construção, como o acompanhamento das obras por drones, utilização do laser scan e da nuvem de pontos, contratação e compatibilização de projetos em BIM e industrialização.

“Queremos mostrar a efetividade do BIM no mercado demonstrando empresas que o aplicaram e colheram bons frutos”, afirmou Francisco Antunes de Vasconcellos Neto, vice-presidente do SindusCon-SP.

Aplicações inovadoras da Modelagem da Informação da Construção

Confira algumas soluções apresentadas durante o evento:

  1. Escaneamento milimétrico a laser

Já pensou fazer o levantamento e coleta de dados de maneira mais rápida e com menor possibilidade de erros? Grasielle Esposito, diretora executiva e sócia-fundadora da Potenza Soluções, mostrou as vantagens da utilização do escaneamento milimétrico a laser. 

De acordo com Grasielle, há equipamentos com potencial para escanear 2 mil metros de nuvens de pontos por dia. Para ela, este processo tem a vantagem de eliminar custos posteriores de retrabalho de obras. Por isso, a diretora executiva acredita que ele deve fazer parte dos projetos desde o início.

  1. BIM x Realidade aumentada

Visualizar o terreno por realidade aumentada no pré-lançamento, os sistemas prediais da obra durante a etapa de execução para a construtora, e o pós-obra para os clientes não é coisa do futuro – é algo que já existe. Durante o seminário, Felipe Toledo Lima, fundador da Inbuilt, fez uma apresentação sobre o aplicativo que sua empresa desenvolveu para possibilitar, mediante o direcionamento da câmara do celular, todas estas atividades. A grande vantagem é a forma de apresentar as informações do que está por trás das paredes, facilitando e reduzindo riscos

Outro desenvolvimento possibilita a visualização futura do empreendimento, apenas apontando o celular para o terreno ou a maquete. 

Murilo Bruza, analista de BIM da Mitre, mostrou como o aplicativo pela empresa funciona na prática. Dentre suas funcionalidades está apresentar pontos críticos na execução da obra, permitindo sua correção. Também antes de entregar as unidades ao cliente, foram detectados e corrigidos desvios de projeto, evitando problemas futuros ao adquirente. Hoje o aplicativo acompanha o desenvolvimento desde o BIM das instalações.

  1. Drones x inteligência artificial

Que tal usar drones para encontrar anomalias nas edificações? No seminário, Carlos A. Wendling Jr., diretor técnico na Voosolo, fez uma apresentação sobre inspeção de fachadas com drones e Inteligência Artificial (IA) para projetos de retrofit.

Neste processo, drones, sensores termográficos e scaners fazem um levantamento das fachadas e enviam os dados softwares de IA, numa plataforma que identifica automaticamente as anomalias, realiza a validação e edição dos dados, mostra os reparos necessários e sugere soluções.

  1. BIM para reduzir erros de comunicação

Em um projeto/obra, é comum ter problemas de comunicação, decorrentes do excesso de informação e do excesso de canais. Uma das plataformas apresentadas durante o evento, a ConstruFlow vem para corrigir este tipo de problema. Ela permite a centralização das informações e diminui o tempo em busca. Ainda, possibilita que os erros sejam corrigidos rapidamente e haja comunicação entre as equipes.

“40% dos apontamentos de erros ocorrerem no projeto executivo, o que demanda cerca de 3 meses para sua correção”, pontua Cícero Rodrigues Sallaberry, sócio-fundador da ConstruFlow.

Fontes
SindusCon-SP

Contato
Assessoria de imprensa – dbarbara@sindusconsp.com.br

Jornalista responsável
Marina Pastore
DRT 48378/SP



Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo