Mega projeto futurista na Arábia Saudita revoluciona vida urbana
Intitulado NEOM, projeto tem área de 26.500 km² e prevê construção de cidades, resorts e empreendimentos

Crédito: NEOM
Nos últimos anos, a Arábia Saudita vem encabeçando diversas iniciativas com relação a cidades inteligentes. Uma das mais ousadas é a NEOM – embora muitos se refiram a ela como uma smart city, na realidade, trata-se de grande área do país que foi reservada para desenvolvimento. De acordo com os organizadores do NEOM, até 2030, cerca de um milhão de pessoas residirão em NEOM, chegando a nove milhões em 2045.
Nesta região, serão construídas cidades, resorts e outros empreendimentos. Localizado no noroeste temperado da Arábia Saudita, o NEOM abrange uma área de 26.500 km2 e possui clima diversificado, que oferece desde praias ensolaradas a montanhas cobertas de neve. “A localização única de NEOM proporcionará aos residentes uma melhor qualidade de vida, ao mesmo tempo em que preserva 95% da paisagem natural circundante”, informam os organizadores.
O projeto NEOM está sendo financiado principalmente pelo Fundo de Investimento Público, o fundo soberano da Arábia Saudita. Foi feito um investimento fundamental no futuro da Arábia Saudita ao comprometer-se com US$ 500 bilhões em apoio, juntamente com investidores locais e internacionais.
Composição do NEOM
NEOM já está sendo construída e os primeiros destinos estarão disponíveis a partir de 2024. De acordo com o desenvolvedor, o NEOM será composto por 10 projetos que eles chamam de regiões. Até agora, detalhes de quatro das regiões foram anunciados. Confira:
- The Line: esta é uma cidade linear de 170 km que abrigará nove milhões de pessoas. Ela se estenderá de leste a oeste pela região de Neom. Segundo o desenvolvedor, a cidade consistirá em dois arranha-céus lineares paralelos, com 500 metros de altura, separados por 200 metros. Os edifícios serão revestidos com fachadas espelhadas. A previsão é que os primeiros módulos do The Line serão ativados em 2026.
- Oxagon: é uma cidade portuária em forma de octógono que será construída no Mar Vermelho, no extremo sul da região de Neom. Segundo o desenvolvedor, o porto e o centro logístico serão a “maior estrutura flutuante do mundo”. A cidade deve receber os primeiros residentes em 2024.
- Trojena: é um projeto de estação de esqui nas Montanhas Sarwat, perto do norte da região de Neom. A estação de esqui e atividades ao ar livre de 60 km2 oferecerá esqui durante o ano todo e está programada para sediar os Jogos de Inverno Asiáticos de 2029. Espera-se que fique pronto até 2026.
- Sindalah: é um resort em uma ilha no Mar Vermelho. Voltada para a comunidade de iatismo, a ilha de 840.000 m2 terá uma marina com 86 vagas e diversos hotéis.
Sustentabilidade
Uma das principais características deste empreendimento é a preocupação com a sustentabilidade. Um dos objetivos do projeto é desenvolver 100% de energia limpa em grande escala para NEOM e, por fim, para o planeta inteiro. “Através de recursos inigualáveis de energia eólica e solar, e com a maior usina de hidrogênio do mundo, vamos incubar e acelerar soluções renováveis. Nosso objetivo é ir além do carbono zero para uma economia circular, utilizando um pensamento orientado para o futuro para impulsionar a mudança”, afirmam os organizadores.
Ainda, o projeto prevê reciclar 100% das águas residuais, ter uma pegada de carbono zero, usar energia renovável e realizar a extração de água do mar. A mobilidade urbana também é uma das prioridades do NEOM.
Fontes:
NEOM
Contato
media@neom.com
Jornalista responsável
Marina Pastore
DRT 48378/SP
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.

Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
28/01/2026
Moinho vertical da Cimento Itambé torna-se referência e reforça compromisso do setor com eficiência energética e descarbonização
O desempenho operacional do Moinho Vertical N5 da Cimento Itambé colocou a unidade paranaense em posição de destaque no setor cimenteiro. A empresa recebeu reconhecimento da…
28/01/2026
Por que o desempenho ao fogo ainda limita a aplicação do UHPC?
O Concreto de Ultra Alto Desempenho (UHPC, na sigla em inglês) tem ganhado espaço na engenharia estrutural por permitir soluções mais esbeltas, leves e mecanicamente eficientes.…
28/01/2026
Fachadas altas evoluem como sistemas de engenharia e impulsionam a industrialização dos edifícios
As fachadas de edifícios altos atravessam um processo de transformação profunda na construção civil. Impulsionadas pela escassez de mão de obra qualificada, pelo avanço…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.












