Arábia Saudita vai construir um dos maiores aeroportos do mundo

Construção deverá ter 57 km², energia renovável e certificação LEED Platinum
15 de fevereiro de 2023

Arábia Saudita vai construir um dos maiores aeroportos do mundo

Arábia Saudita vai construir um dos maiores aeroportos do mundo 1024 575 Cimento Itambé
Até 2030, o aeroporto quer transportar 120 milhões de passageiros por ano.
Crédito: Foster + Partners

Nos últimos anos, a Arábia Saudita fez muitos esforços para diversificar sua economia – que ainda é bastante focada no petróleo. E uma das formas de conquistar esta meta é através do turismo. Anteriormente, apenas aqueles com vistos de negócios, peregrinos religiosos e trabalhadores expatriados podiam visitar o país. Em 2019, a Arábia Saudita decidiu liberar vistos de turistas. No ano seguinte, permitiu a entrada de turistas com vistos existentes nos EUA, Reino Unido e Espaço Schengen. Com este foco em aumentar o turismo local, um dos planos é construir o Aeroporto Internacional Rei Salomão (King Salman International Airport), que ficará localizado na capital Riyadh e promete ser um dos maiores do mundo.

O aeroporto terá seis pistas paralelas, o que possibilitará a passagem de 185 milhões de pessoas anualmente até 2050. Construído sobre o atual Aeroporto Internacional King Khalid, ele terá 57 km², e deve ser projetado pelos arquitetos Foster + Partners, que venceram uma competição internacional. Os terminais existentes deverão ser mantidos. Também incluirá 12 km² de instalações de apoio aeroportuário, instalações residenciais e recreativas, lojas de varejo e outros imóveis logísticos.

De acordo com Luke Fox, chefe de estúdio da Foster + Partners, o aeroporto “reimaginará o terminal tradicional como um único saguão servido por várias entradas. O terminal tem muito a ver com o seu lugar e conecta os passageiros às experiências sensoriais da cidade, com elementos naturais, luz temperada e instalações de última geração.”. 

Aeroporto terá 12 km² de instalações de apoio aeroportuário, instalações residenciais e recreativas, lojas de varejo e outros imóveis logísticos.
Crédito: Foster + Partners

Seif A. Bahaa Eldin, sócio sênior da Foster + Partners, acrescentou: “Este desenvolvimento visionário desempenhará um papel importante na transformação da cidade em um centro global de criatividade e inovação”.

Aumento de capacidade

Até 2030, o aeroporto quer transportar 120 milhões de passageiros por ano, antes de aumentar 50% nas próximas duas décadas. O plano é movimentar 3,5 milhões de toneladas de carga por ano até 2050. Seif A. Bahaa Eldin, sócio sênior da Foster + Partners, disse em comunicado que o objetivo é que o aeroporto ajude Riad a se tornar um “centro global de criatividade e inovação.”

Sustentabilidade

A exemplo de muitas construções que foram feitas para a Copa do Qatar, uma das características deste novo aeroporto é a sustentabilidade. A ideia é que ele seja tão sustentável quanto um edifício que atende à indústria da aviação pode ser – com energia renovável e uma certificação LEED Platinum (Liderança em Energia e Design Ambiental).

Contato: press@fosterandpartners.com

Jornalista responsável
Marina Pastore
DRT 48378/SP

15 de fevereiro de 2023

VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no Massa Cinzenta e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil