Marketing digital já define 60% das vendas de imóveis
Tecnologia altera hábito do comprador, que passa a consolidar a escolha da casa, do apartamento ou do escritório antes mesmo de contatar o corretor
Tecnologia altera hábito do comprador, que passa a consolidar a escolha da casa, do apartamento ou do escritório antes mesmo de contatar o corretor
Por: Altair Santos
Marketing digital e mercado imobiliário se tornaram indissociáveis. Não há mais como vender imóveis sem o uso da internet. Segundo o especialista em mídias digitais, Marlon Cézar Marchini, atualmente 60% dos compradores de casas, apartamentos e escritórios definem a aquisição antes do primeiro contato com o corretor, ou seja, através de visitas aos sites dos empreendimentos. Por isso, marketing digital tornou-se vital para as empresas – não só para imobiliárias, mas construtoras e incorporadas. “Um só dado motiva essa transformação no mercado: 40 milhões de brasileiros já utilizam a internet por 17 horas”, ressalta Marlon Cézar Marchini.
Como utilizar com eficácia a internet foi o tema central do seminário “Inovação para o Mercado Imobiliário”. O evento, promovido pela Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR), com o apoio do Sebrae-PR, teve o objetivo de contribuir com a qualificação técnica e profissional dos proprietários, gestores e executivos das construtoras, incorporadoras e imobiliárias. “As ferramentas de mídia social e comércio eletrônico consolidam-se como parte integrante do planejamento de comunicação e marketing no ambiente empresarial”, ressalta o diretor de relações Institucionais da Ademi-PR, Marcelo Gonçalves.
Marlon Cézar Marchini mostrou o tamanho da cadeia produtiva da construção civil no Paraná, que envolve 108 mil empresas, indo desde fabricantes de artefatos de cimento até serviços de pintura de edificações. Todos esses segmentos, de acordo com o especialista, já utilizam a internet para movimentar seus negócios. “Nem que seja uma página na web com endereço e número do telefone para contato”, diz. No entanto, as ferramentas mais sofisticadas são as que circundam o mercado imobiliário, e que englobam construtoras, incorporadoras, imobiliárias e também as empresas ligadas a vendas de materiais de construção. Esse grupo abdicou radicalmente do marketing tradicional, que se concentra em materiais impressos, para adotar quase que integralmente o marketing digital.
Era digital
O motivo é que, com base em dados da economia paranaense, Marlon Cézar Marchini revelou em sua palestra que 83% dos interessados em imóveis já fazem busca via smartphones (números do Google). Além disso, os vídeos imobiliários apresentam aumento de 113% desde 2013 (números do Youtube). Outra estatística que mostra a nova tendência está no fato de que 93% dos que buscam comprar ou mudar de imóvel recorrem a portais especializados em venda de imóveis (dados do Google). “Vivemos na era digital e isso está mudando o mundo, quem dirá o mercado imobiliário”, afirma o especialista.
Sobre os dados apresentados no seminário, e que reuniu pouco mais de 100 empresários do setor do mercado imobiliário, a consultora do Sebrae-PR, Adriana Kalinowski, avalia que o potencial do mercado digital contribui para entender o comportamento do consumidor e a definir estratégias que ajudem a se aproximar do cliente. “Um contato mais personalizado, por meio desses canais, pode ser decisivo na concretização de um negócio”, finaliza.
Entrevistado
Marlon Cezar Marchini é especialista em artes visuais e em liderança transformacional. Atualmente é sócio-fundador da agência Evonline.
Contato: marlon@evonline.com.br
Crédito foto: Divulgação/Ademi-PR
Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
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