Veja como a alvenaria estrutural atende a Norma de Desempenho
Sistema só consegue ser eficaz se o conjunto de materiais usados na obra atender requisitos da normalização
A Norma de Desempenho (ABNT NBR 15575) pode ser bem atendida pela alvenaria estrutural com blocos de concreto, desde que requisitos de normas técnicas específicas para o produto e para o sistema construtivo também sejam observados. O alerta é do engenheiro civil Cláudio Oliveira, que integra o corpo técnico da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland).
Em recente webinar, Cláudio Oliveira destacou que, além das normas técnicas, existem manuais elaborados pela ABCP e pela BlocoBrasil que orientam como construir com alvenaria estrutural atendendo a Norma de Desempenho, e como executar o método construtivo adotando boas práticas. O engenheiro civil também ressalta que é o conjunto de materiais que precisa atender a norma e não apenas um produto.
“Quando falamos em Norma de Desempenho, estamos falando em sistema, ou seja, dos blocos de concreto, da argamassa de assentamento e do revestimento. Quem atende a norma é o conjunto de elementos que vão formar a parede. O bloco sozinho não consegue atender a norma. Quando se fala de bloco isoladamente, fala-se da qualidade do bloco”, destaca.
Cláudio Oliveira frisa ainda que quem tem que cuidar para que a Norma de Desempenho seja seguida nos canteiros de obras são as entidades de classe, como ABCP, BlocoBrasil, Sinaprocim (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Cimento), os SindusCons e, obviamente, as próprias construtoras.
Para cumprir desempenho termoacústico, paredes precisam de blocos em conformidade
Mesmo fazendo parte de um sistema, a qualidade dos blocos de concreto é crucial para que o projeto que se propõe a atender a ABNT NBR 15575 atinja seu objetivo. Neste quesito, o engenheiro do corpo técnico da ABCP destaca que é preciso adquirir produtos de fabricantes que cumpram duas normas técnicas: a ABNT NBR 6136:2016 (Blocos vazados de concreto simples para alvenaria – Requisitos) e a ABNT NBR 12118:2017 (Blocos vazados de concreto simples para alvenaria – Métodos de ensaio).
São os blocos fabricados dentro dessas normas que permitirão ao sistema de paredes de alvenaria estrutural alcançar dois quesitos relevantes da Norma de Desempenho: o desempenho térmico e o desempenho acústico. “São aspectos que só serão atendidos se o produto tiver as especificações corretas”, reafirma.
Vale lembrar ainda que a alvenaria estrutural tem, desde agosto de 2020, uma norma técnica revisada, que é a ABNT NBR 16868 (Alvenaria estrutural – partes 1, 2 e 3). Além disso, quando executado com blocos de concreto, o sistema de alvenaria estrutural deve seguir também a ABNT NBR 6118 (Projeto de estruturas de concreto – Procedimento). “São essas normas que vão garantir a segurança estrutural e o cumprimento da vida útil do projeto, que é de 50 anos”, comenta Cláudio Oliveira.
Em sua palestra, o engenheiro civil também desfez mitos e reforçou cuidados que devem ser tomados quando se opta pela construção em alvenaria estrutural. Mito número 1: “A versão de que o tijolo cerâmico tem melhor desempenho térmico do que o bloco de concreto é equivocada”. Mito número 2: “Problemas que possam ocorrer com relação à estanqueidade não devem ser atribuídos aos blocos em conformidade. Geralmente, os pontos vulneráveis são o sistema de revestimento e a argamassa de assentamento, não o bloco.”
Por outro lado, a alvenaria estrutural com blocos de concreto ainda não consegue atender completamente os parâmetros de desempenho acústico estabelecidos na ABNT NBR 15575. Para chegar próximo do que exige a norma, os construtores têm utilizado blocos com 19 centímetros de largura e aplicação de argamassa com camada de até 22 milímetros, tanto externa quanto internamente. Outro cuidado é com a laje. “A laje tem papel importante. O desempenho acústico não depende apenas da vedação vertical, mas também da vedação horizontal”, finaliza Cláudio Oliveira.
Acesse o manual sobre como executar alvenaria estrutural com bloco de concreto
Entrevistado
Reportagem com base no webinar “Alvenaria Estrutural com bloco de concreto – Norma de Desempenho”
Contato
cursos@abcp.org.br
Jornalista responsável:
Altair Santos MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
28/11/2024
Corredor Metropolitano: obra que transformará a mobilidade na Grande Curitiba
O Governo do Paraná deu um importante passo rumo à modernização da infraestrutura viária ao publicar o edital de licitação para a construção do novo Corredor……
28/11/2024
Financiamento de imóveis pela Caixa: entenda o que mudou
Em outubro, a Caixa Econômica Federal anunciou uma série de mudanças com relação ao financiamento de imóveis de até R$ 1,5 milhão. As regras passaram a valer a partir de 1° de…
28/11/2024
“Construção Brasil 2024” debate inovação e crescimento no setor
Em outubro, foi realizado o evento Construção Brasil 2024, dedicado à discussão de estratégias inovadoras, transformações tecnológicas e oportunidades de crescimento no setor.…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.