Shopping em terreno pequeno é a obra de 2016

Empreendimento construído em São Paulo usou elementos pré-fabricados de concreto, cuja complexidade superou estruturas das Olimpíadas do Rio

Empreendimento construído em São Paulo usou elementos pré-fabricados de concreto, cuja complexidade superou estruturas das Olimpíadas do Rio

Por: Altair Santos

O shopping Morumbi Town, na cidade de São Paulo-SP, foi o vencedor do Prêmio Obra do Ano em pré-fabricados de concreto, que desde 2011 é concedido pela ABCIC (Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto). O empreendimento tem 30.800 m² e impôs desafios, tanto no contexto de engenheira quanto no de arquitetura e de logística. A construção está situada em um terreno pequeno, com grande movimentação de veículos e pessoas, o que exigiu planejamento minucioso e preciso para a montagem das estruturas.

Projeto estrutural do Morumbi Town: elementos pré-fabricados consumiram 6.076,72 m³ de concreto
Projeto estrutural do Morumbi Town: elementos pré-fabricados consumiram 6.076,72 m³ de concreto

O projeto estrutural das lajes e dos painéis é de Marcelo Cuadrado Marin, já o projeto estrutural dos pilares e das vigas ficou sob a responsabilidade do engenheiro Cesar Pereira Lopes. O fornecimento das estruturas de pré-fabricado de concreto ficou a cargo da Leonardi Construção Industrializada. O volume de concreto usado para produzir os elementos pré-fabricados chegou a 6.076,72 m³, para um edifício com 11 pavimentos e 38 metros de altura. A equipe técnica conseguiu desenvolver peças esbeltas com 80 MPa. Com isso, obteve significativa redução de seções na estrutura e também na seção das lajes, favorecendo o transporte.

Outro desafio foi o desenvolvimento de fachadas arquitetônicas, através de painéis de concreto com alto relevo. Eles se apóiam em estruturas metálicas, que se sobressaem para produzir efeito de sombreamento e volume. Quanto à sustentabilidade, além de muitos metros quadrados de iluminação natural foram projetadas paredes vivas com cinco tipos diferentes de plantas. O uso da vegetação, além de tornar a construção mais amigável ao meio ambiente, ajuda no desempenho térmico da edificação. “O elemento natural gera benefícios ao local, amenizando a radiação solar, graças ao sombreamento”, explica o engenheiro Cesar Pereira Lopes.

Obras da Rio 2016

Morumbi Town: prédio tem altura de 38 metros e exigiu logística para o transporte das peças
Morumbi Town: prédio tem altura de 38 metros e exigiu logística para o transporte das peças

O Morumbi Town concorreu com duas obras construídas para os Jogos Olímpicos Rio 2016: o Centro Olímpico de Tênis, que teve projeto estrutural de Charles J.R Hipólito e Antonio Monteiro, e projeto arquitetônico de Miriam Haddad Sayeg, e as arenas Carioca 1, 2 e 3, cujo projeto arquitetônico é de Celso Girafa e o projeto estrutural de João Luis Casagrande. Também foi conferida menção honrosa a outros dois empreendimentos que se destacaram no uso de estruturas pré-fabricadas de concreto: a Escola Senai São Caetano do Sul, no ABC paulista, e o shopping Carapicuíba, no interior de São Paulo.

Segundo Íria Doniak, presidente-executiva da ABCIC, o prêmio reconhece o empenho e a dedicação de todas as empresas e profissionais envolvidos com a construção industrializada de concreto. “Os projetos inscritos em diversos segmentos mostram a versatilidade dessa solução de engenharia, além de demonstrar o avanço tecnológico do segmento e sua importância em termos de técnica, qualidade, sustentabilidade, produtividade e cumprimento de prazos ousados”, disse. A premiação aconteceu dia 1º de dezembro, reunindo empresários, profissionais da indústria de pré-fabricados, engenheiros, arquitetos, representantes de entidades setoriais e de instituições governamentais de todo o país.

Entrevistados
– Engenheira civil Íria Doniak, presidente-executiva da ABCIC (Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto) (via assessoria de imprensa)
– Equipe técnica da Leonardi Construção Industrializada (via assessoria de imprensa)

Contatos
abcic@abcic.org.br
atendimento@leonardi.com.br

Crédito Fotos: Leonardi Construção Industrializada

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330


Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo