Shopping paulistano é a obra pré-fabricada de 2017
Parque da Cidade consumiu 14.600 m3 de concreto para a produção de elementos pré-moldados e venceu tradicional premiação da ABCIC
Parque da Cidade consumiu 14.600 m3 de concreto para a produção de elementos pré-moldados e venceu tradicional premiação da ABCIC
A Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (ABCIC) elegeu o shopping center Parque da Cidade como o vencedor do prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto. A construção abrange 65,7 mil m², distribuídos em quatro pavimentos de lojas e seis subsolos de garagens, além de três pavimentos técnicos e cobertura. A estrutura engloba lajes, vigas e pilares pré-moldados no local. O desafio foi produzir elementos resistentes ao empuxo desequilibrado do terreno, mas mantendo as estruturas pré-moldadas como premissa. A opção pela construção industrializada também garantiu à edificação a certificação LEED for Neighborhood Development (LEED ND) nível Silver, desenvolvido pelo US Green Building Council.
Significa que o projeto agregou melhorias ao entorno, como áreas verdes, espaços para lazer e novos acessos à mobilidade urbana. Além disso, o principal conceito do shopping, que é combinar entretenimento, socialização, natureza, cultura, diversidade, conveniência e compras, foi absorvido pela região em que ele se encontra – entre os bairros do Morumbi e Santo Amaro, na capital paulista. O complexo engloba 120 lojas, uma torre de salas comerciais, cinco torres corporativas, um hotel, dois edifícios residenciais, além de quiosques e restaurantes integrados a um parque linear. O projeto estrutural foi de Francisco Paulo Graziano, o projeto arquitetônico de Luiz Felipe Aflalo Herman, do escritório Aflalo & Gasperini Arquitetos, e o fornecimento das estruturas de pré-fabricado de concreto ficou a cargo da CPI.
Segundo Íria Doniak, presidente-executiva da ABCIC, nesta edição houve um recorde de obras inscritas, o que demonstra a versatilidade dos pré-fabricados de concreto como solução de engenharia para atender os mais diversos segmentos da construção – desde projetos de pequeno porte até obras especiais de infraestrutura. “O prêmio visa reconhecer os esforços e comprometimento do setor, dos engenheiros projetistas e dos arquitetos para o desenvolvimento do pré-fabricado de concreto no Brasil. Além disso, a quantidade de projetos inscritos mostra que, mesmo neste período desafiador, nosso segmento continua a trabalhar fortemente, trazendo técnica, qualidade, sustentabilidade, produtividade e cumprimento de prazos ousados dos clientes”, diz Íria Doniak.
Tecnologias inovadoras
O volume de concreto pré-fabricado usado na construção do Parque da Cidade chegou a 14.600 m3. Entre as tecnologias inovadoras usadas na construção do shopping paulistano estão as lajes leves com elementos Bubbledeck®, o aterro ultraleve com EPS (Expandend Polysterene), adequado para fundações em terrenos moles, as paredes de alta performance, que consistem em montantes de perfis galvanizados plaqueados com gesso e preenchidos com argamassa – método que reduz em 75% a produção de resíduos no canteiro de obras -, além de banheiros prontos, fachadas pré-moldadas e centrais de concreto dosado em central para a produção de elementos pré-moldados no local.
Três obras também foram agraciadas pela comissão julgadora do Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto 2017. Como destaque do júri, foi premiada a expansão da estação general Osório do metrô do Rio de Janeiro, com projeto estrutural de Eriton Nunes da Costa. Já nas menções honrosas, destaque para outros dois empreendimentos: Casa das Pérolas Deslizantes, em Bauru-SP, com projeto arquitetônico de Fernando Fonte e projeto estrutural de autoria de Flávio Isaia; e a expansão do Jaraguá do Sul Park Shopping, em Jaraguá do Sul-SC, com projeto estrutural de João Kerber e projeto arquitetônico de Manoel Doria P.G. Neto. O Prêmio Obra do Ano foi criado em 2011 pela ABCIC.
Veja detalhes do projeto estrutural do Parque da Cidade
Entrevistada
Engenheira civil Íria Lícia Oliva Doniak, presidente-executiva da ABCIC (Associação Brasileira da Construção Industrializada do Concreto)
Contato: abcic@abcic.org.br
Crédito Foto: ABCIC
Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
05/12/2024
Belém vai sediar COP 30 em 2025 e obras de infraestrutura já estão transformando a capital paraense
De 10 a 21 de novembro de 2025, Belém do Pará será palco da 30ª Conferência das Partes (COP 30), evento anual da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima…
05/12/2024
Como o fim da escala 6×1 impactaria a construção civil?
A redução da jornada de trabalho, com o fim da escala 6x1, está em debate no Congresso e também em diversos setores do mercado de trabalho. Atualmente, a Constituição limita a…
05/12/2024
Da fachada ao futuro: como o Prêmio Obra do Ano da ABCIC transforma a construção civil no Brasil
Praça Lindenberg venceu Prêmio Obra do Ano como Destaque do Júri. Crédito: Divulgação O Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto, promovido pela Associação Brasileira…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.