Rota de ciclovias da Europa recebe infraestrutura
Mapeamento da EuroVelo estará totalmente concluído até 2020. A partir de 2017, trechos começam a receber 1,9 bilhão de euros em obras
Mapeamento da EuroVelo estará totalmente concluído até 2020. A partir de 2017, trechos começam a receber 1,9 bilhão de euros em obras
Por: Altair Santos
A Federação Europeia de Ciclistas está concluindo o mapeamento de mais de 70 mil quilômetros de ciclovias em todo o continente. O objetivo é levar infraestrutura a esses trechos, para atender os viajantes que usam a bicicleta como principal veículo de transporte. Dados dos organismos de turismo europeus avaliam que 22 milhões de pessoas pedalam anualmente pelo Velho Continente, percorrendo desde pequenos trajetos, com duração de até 6 horas de viagem, a longos percursos, que levam de semanas a meses para serem concluídos.
As rotas mais populares na Europa são as que cruzam Áustria, França, Alemanha, Sérvia, Eslováquia, Suíça e Reino Unido. Algumas têm mais de cinco mil quilômetros de extensão, como a Rota da Costa do Atlântico (8.186 km), a Trilha da Cortina de Ferro (10.400 km) e a Rota do Mediterrâneo (5.888 km), que vai de Cádiz, na Espanha, até Atenas, na Grécia. A Federação Europeia de Ciclistas batizou essas megaciclovias de EuroVelo, que foram divididas em 15 rotas e devem estar completamente mapeadas até 2020.
Com apoio governamental da União Europeia, o EuroVelo espera atingir seis metas: promover o turismo sustentável, criar um padrão de ciclovia na Europa, normalizar a construção de ciclovias no continente, fornecer infraestrutura aos turistas, desburocratizar o turismo de bicicleta pela Europa e criar uma rede de apoio, incluindo hotéis, lojas e restaurantes, que atenda a esse tipo de público. “O EuroVelo é uma ferramenta para aumentar o número de turistas em toda a Europa e também melhorar as condições de vida da população local, através de oportunidades de negócios, empregos e mobilidade”, define Adam Bodor, diretor da Federação Europeia de Ciclistas, cuja sede fica em Bruxelas, na Bélgica.
Contraste Europa-Brasil
A partir de 2017, o EuroVelo deverá receber um aporte de 1,9 bilhão de euros (quase R$ 8 bilhões) para viabilizar a infraestrutura das ciclovias. O dinheiro virá de programas já existentes nos países da União Europeia, e que têm por finalidade financiar obras de mobilidade – entre elas, construção e manutenção de ciclovias. “Ter ciclovias bem conservadas, e que facilitem o tráfego de bicicletas, é uma preocupação, pois 53% dos turistas que usam esse meio de transporte na Europa têm entre 45 anos e mais de 65 anos”, diz Horst Kraemer, um dos gerentes do EuroVelo.
Diferentemente da Europa, no Brasil ainda é impossível ter uma rota nacional de ciclovias. No país, a luta é para se construir trechos urbanos que possam servir aos ciclistas. Para contribuir com o avanço das vias para bicicletas, a ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland) elaborou um documento sobre como construir ciclovias. O guia, assinado pela arquiteta Cristiane Bastos, orienta sobre infraestrutura cicloviária, indo desde a solução para conflitos entre carros, pedestres e bicicletas até a escolha do pavimento ideal para cada tipo de ciclovia.
Entrevistado
Federação Europeia de Ciclistas (via assessoria de comunicação)
Contatos
office@ecf.com
www.eurovelo.com
Crédito Foto: Eurovelo
Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
05/09/2024
Concurso arquitetônico vencedor para nova sede do governo de São Paulo busca revitalizar região dos Campos Elíseos
O concurso organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IAB-SP) para escolher o projeto arquitetônico da nova sede administrativa do governo…
05/09/2024
Empresa de estruturas pré-moldadas consegue chegar ao resíduo zero na construção civil
No Brasil, são geradas cerca de 48 milhões de toneladas de resíduos de construção e demolição (RCD) anualmente, o que equivale a aproximadamente 227 quilos de entulho por…
05/09/2024
Como tornar as estruturas mais resilientes para desastres naturais?
Um relatório do U.S. Green Building Council (USGBC) destaca que, entre 2000 e 2019, o número de desastres naturais aumentou em 75% em comparação com o período de 1980 a 1999. Nos…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.