Nova revisão da ABNT NBR 6118 começa a ser preparada

Futura atualização da ABNT NBR 6118 entra em fase de planejamento. Antes, norma para projeto de estruturas de concreto busca certificação ISO

Futura atualização da ABNT NBR 6118 entra em fase de planejamento. Antes, norma para projeto de estruturas de concreto busca certificação ISO

Por: Altair Santos

A edição revisada da ABNT NBR 6118 – Projeto de estruturas de concreto – Procedimento – vigora desde 29 de maio de 2014. Passado menos de um ano de sua atualização, a norma técnica mais importante para os projetistas da construção civil prepara-se para outra mudança. Ainda em 2015, uma emenda à NBR 6118 será colocada em votação popular para melhorar o texto que trata de verificação do projeto.

Sueli Bacchareti Bueno: ABECE e Ibracon mantém comitê ativo para analisar e preparar revisão em 2019

Segundo a ex-presidente da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE), Suely Bacchereti Bueno, a emenda é para deixar explícito que é necessário promover a verificação do projeto. “Não se trata de uma errata à norma, mas de uma emenda que destaca a importância da verificação. Afinal, essa é uma norma que prioriza a segurança das edificações e também a segurança da sociedade”, ressaltou a engenheira, no mais recente debate sobre a NBR 6118 realizado no Instituto de Engenharia.

O prazo legal para uma nova revisão da norma para projetos de estruturas de concreto é 2019. No entanto, Alio Ernesto Kimura, secretário da comissão que analisa permanentemente a NBR 6118, afirmou que esta é uma norma em que a “revisão é infinita”. “Como abrange a tecnologia do concreto, precisa de revisão constante”, disse, também em palestra no Instituto de Engenharia, lembrando que o Brasil é o único país da América Latina a ter uma norma própria para projetos de estruturas de concreto.

Acreditação ISO
Porém, antes de qualquer alteração na norma, a prioridade é acreditá-la perante a ISO. O texto já foi traduzido para o inglês e uma comissão formada por especialistas de cinco países irá analisá-la. “Austrália, Índia, Coreia do Sul, Japão e EUA vão analisar o novo texto”, revela Suely Bueno. Segundo ela, o plano é que até o próximo congresso do Ibracon (Instituto Brasileiro do Concreto), que acontece em outubro de 2015 em Bonito-MS, a NBR 6118 já tenha obtido a certificação ISO.

A engenheira alertou também que o Brasil, como signatário da ISO, tem obrigação de manter suas normas atualizadas. “Ainda mais por tratar-se de uma norma tão importante como a 6118. Já foram promovidas novas reuniões para futuras revisões e, entre os itens relevantes para as atualizações que virão, estão estruturas de pilar e paredes, colapso progressivo, biela e tirante, estado multiaxial de tensão, punção e força cortante e blocos sobre estacas”, relatou.

Alio Ernesto Kimura: compatibilização com Norma de Desempenho fará parte da nova revisão

A recente revisão da ABNT NBR 6118 também não teve tempo de criar uma compatibilização com a Norma de Desempenho (ABNT NBR 15575 – Edificações habitacionais – Desempenho). Isso será feito nas novas revisões da 6118. “Essas revisões exigem muita responsabilidade do setor. Por isso, é importante haver mais engajamento. Também é relevante que novos profissionais entrem no processo de revisão, para que as comissões se renovem. Afinal, as revisões são infinitas”, finalizou Suely Bacchereti Bueno.

Para ver a íntegra da entrevista sobre a ABNT NBR 6118, acesse o link http://www.institutodeengenharia.org.br/site/videos/canal/cod_canal/2622/consideracoes-sobre-a-nova-norma-nbr-6118-2014

 

 

Entrevistados
– Engenheiro civil Alio Ernesto Kimura, sócio-diretor da TQS Informática e secretário da revisão da norma ABNT NBR 6118:2014
– Engenheiro civil Suely Bacchereti Bueno, diretora do escritório técnico Júlio Kassoy e Mário Franco Engenheiros Civis Ltda., ex-presidente da ABECE e coordenadora da comissão de revisão da NBR 6118
Contatos
jkmf@jkmf.com.br
comercial@tqs.com.br

Créditos Fotos: Divulgação/ABECE e Divulgação/Cia. Cimento Itambé

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330


Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo