Novo aeroporto de Floripa prevê execução recorde
Privatizado, e sob a gestão da Zurich Airport AG, cronograma projeta que novas estruturas estejam em operação até maio de 2019
Privatizado, e sob a gestão da Zurich Airport AG, cronograma projeta que novas estruturas estejam construídas até maio de 2019
Na mais recente pesquisa de satisfação dos passageiros, que o ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil realiza mensalmente nos 20 principais terminais aéreos do país, o Hercílio Luz, em Florianópolis-SC, recebeu a pior avaliação: 3,51. O cenário, no entanto, tende a mudar. A Zurich Airport AG, que em 2017 ganhou a licitação para administrar o aeroporto de Floripa, iniciou dia 15 de janeiro de 2018 a construção de um novo terminal, e tem pressa. O cronograma prevê que a obra estará concluída em tempo recorde, ou seja, até maio de 2019, para que possa entrar em operação até outubro de 2019.
A operadora do aeroporto da capital catarinense agora se chama Floripa Airport. Com a conclusão do projeto executivo, as obras prioritárias são: readequação da via de acesso, finalização do pátio de aeronaves, estacionamento térreo descoberto para 2.580 vagas, novo terminal de passageiros com 10 pontes de embarque (fingers), um viaduto de acesso e o aumento de acostamento em pista de pouso. As obras estão a cargo da Racional Engenharia e o projeto investe maciçamente em estruturas pré-fabricadas de concreto e elementos de aço para conseguir dar agilidade à reforma.
Dos quatro aeroportos leiloados em 2017 (Porto Alegre, Fortaleza, Salvador e Florianópolis), o de Floripa é o primeiro a entrar em obras. “Já temos os projetos executivos validados pelo cliente e seremos os primeiros entre os aeroportos concedidos no leilão a dar início às obras. Não teríamos conseguido essa antecipação se não fosse o modelo de contrato Design & Build”, ressalta Erika Matsumoto, vice-presidente da Racional Engenharia, que apostou em muita Tecnologia da Informação para cumprir o cronograma. O empreendimento está utilizando os conceitos de VDC (Virtual Design and Construction), a partir do modelo BIM (Building Information Modeling) desenvolvido exclusivamente para o projeto.
Floripa Airport confia em conclusão dentro do cronograma
A construtora encampou a obra 100% e assumiu todos os projetos básicos e executivos do empreendimento, como arquitetura, fundações, estrutura, MEP (Mechanical, Electrical, and Plumbing [Mecânica, Elétrica e Hidráulica]), infraestrutura, paisagismo, mobiliário operacional, iluminação, Wayfinding (sinalização), BMS (Building Management System) e sistemas eletrônicos aeroportuários. “Estamos otimistas de que a fase de execução do projeto também será bem-sucedida e o projeto será entregue em tempo e dentro do orçamento”, diz Tobias Markert, CEO da Floripa Airport.
O valor integral da obra é de R$ 500 milhões, mas o contrato de remuneração entre a Floripa Airport e a Racional Engenharia é no modelo PMG (Preço Máximo Garantido), em que a construtora recebe bônus se finalizar a construção no prazo ou antes, mas assume o ônus se ocorrer atraso. A obra envolve as seguintes áreas:
• Terminal de passageiros: 49.900,04 m²
• Central de utilidades técnicas: 656,94 m²
• Edifício Corpo de Bombeiros: 1.396,13 m²
• Área de acesso: 148,60 m²
• Viaduto: 4.589,76 m²
• Estacionamento e sistema viário interno: 105.908,46 m²
• Pátio e pistas de aeronaves: 312.795,00 m².
Veja vídeo de como ficará o aeroporto de Floripa após a reforma
Entrevistados
Racional Engenharia e Floripa Airport (via assessorias de imprensa)
Contato: imprensa@floripa-airport.com
Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
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