Principal obra urbana de Porto Alegre entra na reta final
Viaduto será inaugurado no primeiro trimestre de 2015 e é o primeiro em dois pavimentos da capital gaúcha e um dos poucos existentes no Brasil
Viaduto será inaugurado no primeiro trimestre de 2015 e é o primeiro em dois pavimentos da capital gaúcha e um dos poucos existentes no Brasil
Por: Altair Santos
Incluído no pacote de mobilidade para a Copa do Mundo, o viaduto que ligará as avenidas Doutor Salvador França e Coronel Aparício Borges, sobre a Bento Gonçalves, em Porto Alegre-RS, entrou na fase final da obra. Era para ter sido finalizado no começo de 2014, mas ficará pronto apenas no primeiro trimestre de 2015. Não houve interrupção no repasse de recursos nem problemas com o projeto. O atraso, neste caso, se deu por causa dos desafios tecnológicos que o empreendimento impôs.

Trata-se do primeiro viaduto em dois pavimentos construído na capital gaúcha. Na parte superior vão circular veículos leves e pesados. Na inferior, haverá um corredor exclusivo para BRT (Bus Rapid Transit). A fim de suportar o tráfego intenso, a obra terá pavimento em concreto. “Não só o viaduto, mas as alças de acesso e os ramos laterais também receberão pavimento de concreto”, explica o engenheiro civil Élvio Bernardi, responsável pelo empreendimento. O concreto também está presente nas peças pré-fabricadas que compõem sua estrutura.
O consumo total de concreto está estimado em 10 mil m³. Entre as partes do viaduto que recorreram à construção industrializada estão lajes pré-moldadas de seção plena dos viadutos de acesso, pré-lajes do trecho estaiado e peças pré-moldadas dos muros de arrimo de acesso aos viadutos. “Por ser obra urbana, com trânsito ininterrupto, as dificuldades e os desafios para construí-la são imensos. Mas com a utilização de mão de obra e equipamentos especializados estamos superando-os”, assegura Élvio Bernardi.
Por ser uma obra inédita em Porto Alegre, o viaduto também tem exigido investimentos em gruas e guindastes projetados para construções com esta dimensão. “Precisamos recorrer a máquinas de grande porte para a montagem dos pré-moldados e das estruturas de aço. Também foram requisitados equipamentos para fundação e protensão, assim como para a execução do trecho estaiado”, diz o engenheiro responsável. O empreendimento tem 540 metros de extensão e 70% do cronograma já foi concluído.

O viaduto sobre a Avenida Bento Gonçalves terá uma estação de BRT e será preparado para se interligar à futura linha 2 do metrô de Porto Alegre. A região deve se transformar em um dos principais pontos de integração entre os passageiros da capital e da região metropolitana, em especial pessoas que vêm da cidade de Viamão e do bairro Lomba do Pinheiro, e se deslocam para as zonas Sul ou Leste.
O responsável pela obra é o Consórcio Nova Bento, formado pelas construtoras Cidade Ltda. e Sultepa Comércio e Construções Ltda.
O valor estimado é de R$ 69 milhões.
Entrevistado
Engenheiro civil Élvio Bernardi, da construtora Cidade
Contato: elvio@ccidade.com.br

*Com informações complementares da Prefeitura de Porto Alegre.
Créditos Fotos: Divulgação/PMPOA
Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.

Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
22/12/2025
Novos edifícios terão normas para reduzir a sensação térmica
A construção civil brasileira passará por uma transformação gradual, porém estrutural, a partir de 2027. Uma nova resolução federal estabelece Índices Mínimos de Eficiência…
22/12/2025
Construção civil deve encerrar o ano com alta de 1,8% no PIB
Após um desempenho robusto em 2024, a construção civil apresentou perda de ritmo em 2025, embora tenha mantido crescimento. De acordo com estimativas do FGV Ibre com base em…
22/12/2025
Tratamento de partículas finas de concreto com CO₂: a rota de mineralização que viabiliza o uso de materiais cimentícios de baixo carbono
A descarbonização da cadeia produtiva do cimento e do concreto configura-se como um dos maiores desafios da construção civil. Nesse cenário, pesquisas associam eficiência…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.









