Prevenção da dengue: entidades da construção orientam e palestram para conter doença
Alertas são fundamentais para evitar aumento no número de casos
O número de casos de dengue registrados no Brasil, apenas em 2024, já passou de 1,2 milhão, com cerca de 300 óbitos confirmados pela doença e outros 765 em investigação.
Nesta terça-feira (5), o governo de São Paulo decretou estado de emergência devido à alta de casos, medida já adotada por Acre, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro e Santa Catarina.
Por isso, é fundamental que os profissionais da construção civil estejam empenhados em eliminar focos do vírus em canteiros de obras, que são locais bastante propícios para o acúmulo de água. Para garantir que isso aconteça, diversas entidades do setor vêm compartilhando orientações para a prevenção da dengue, reforçando a importância de inspeções diárias e minuciosas em todos os espaços.
SindusCon-SP (Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo), Sintracon-SP (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de São Paulo) e Seconci-SP (Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo) foram algumas das entidades que se mobilizaram para o combate à doença.
Veja orientações para prevenção da dengue em canteiros de obra:
– Previna permanentemente o acúmulo de água, pois os ovos da fêmea do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, se desenvolvem em recipientes de todos os tamanhos, desde reservatórios até baldes e tampinhas de garrafas;
– Preste atenção a locais como bolsões formados por lonas, carrinhos de mão, betoneiras, lajes e fossos de elevadores;
– Verifique todos os locais da obra, principalmente as áreas onde os trabalhadores já não estão mais mexendo todos os dias;
– Mantenha recipientes sempre limpos e tampados, uma vez que os ovos depositados poderão se manter vivos por mais de um ano, esperando pela água para se desenvolverem;
– Institua uma rotina de rondas diárias de inspeção e aborde a prevenção nos Diálogos Diários de Segurança;
– Fique atento a possíveis criadouros no entorno da obra, como em terrenos baldios e residências desocupadas, e acione a Prefeitura para entrar em contato com o responsável pelo local.
Palestras e kit de prevenção
O Seconci-SP também realiza palestras nos canteiros de obras, para promover a conscientização sobre a doença e divulgar os cuidados para a prevenção. “Tanto construtoras como incorporadoras têm mostrado interesse, uma vez que hoje o cuidado com a saúde do trabalhador e de seus familiares é um aspecto relevante para os mesmos e para evitar absenteísmo e queda da produtividade”, afirma, ao Massa Cinzenta, a assessoria de imprensa da entidade.
Os representantes dizem que as palestras têm se mostrado relevantes “porque sempre trazem informações e recomendações de prevenção que são novidades para muitos dos trabalhadores das obras”, além de tratar sobre o combate à dengue no ambiente doméstico e abordar aspectos médicos.
“As maiores dúvidas se situam mais no campo médico, entender a transmissão da doença pelo mosquito, os sintomas, a necessidade de hidratação e a recomendação de não tomar comprimidos à base de ácido salicílico, que podem agravar o quadro, ocasionando hemorragia”, explica a assessoria.
Já o Sienge, que produz conteúdos especializados sobre a construção civil, também oferece um kit de combate à dengue no canteiro de obras, que contém cartazes com dicas para evitar a proliferação do mosquito na obra. Além disso, o material traz informações sobre a doença e orientações para melhorar a saúde no ambiente de trabalho.
Fontes
Ministério da Saúde
Seconci-SP
Jornalista responsável
Fabiana Seragusa
Vogg Experience
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
31/10/2024
Upcycling na construção civil: preservação da memória histórica e sustentabilidade
A construção civil tem adotado novas práticas para acompanhar tendências de sustentabilidade e consumo consciente. Entre os conceitos que ganharam força nos últimos anos,…
31/10/2024
Concreto de alto desempenho ajuda a aumentar a durabilidade de pontes
Entre os dias 22 e 25 de outubro, ocorreu o 65º Congresso Brasileiro do Concreto em Maceió (AL). O evento deste ano teve como tema “Inovações Tecnológicas nas Construções de…
31/10/2024
CBIC revisa pela segunda vez consecutiva crescimento da construção civil para 3,5% em 2024
Pela segunda vez consecutiva, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) revisou a projeção de crescimento do setor da construção civil, elevando a expectativa de 3%…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.