Prêmio da ABCIC insere qualidade ao pré-fabricado

Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto seleciona obras, cujos projetos agregam tecnologia, sustentabilidade e inovação ao setor.

Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto seleciona obras, cujos projetos agregam tecnologia, sustentabilidade e inovação ao setor

Por: Altair Santos

O anuário 2012 da ABCIC (Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto) revela que 55% das empresas filiadas à entidade projetam crescimento de 10% ou até superior a 20% em 2013. O diagnóstico, alerta o documento, depende do crescimento da renda, do controle da inflação e do compromisso do governo em seguir impulsionando a construção civil. “Se mantidas essas bases, o setor vê com otimismo o crescimento nos próximos anos. Pelo menos até o final desta década”, avalia a presidente-executiva da ABCIC, Iria Doniak.

Iria Doniak: setor não busca quantidade, mas qualidade nas indústrias de pré-fabricado.

A associação conta atualmente com 54 empresas formais constituídas como indústrias de concreto pré-fabricado. Estima-se que elas produzam 80% do que é consumido no país. No entanto, para atrair mais fabricantes e estimular a qualidade no setor, a ABCIC lançou em 2011 um prêmio que elege as melhores obras em pré-fabricado do Brasil. Segundo Iria Doniak, o objetivo é incentivar a interface do sistema com a arquitetura e a engenharia estrutural, disseminando a cultura do pré-fabricado.

Na 2ª edição do Prêmio ABCIC, a construção vencedora foi o Expo Renault Barigui, em Curitiba, seguido do Shopping Estação, em Belo Horizonte/MG, do prédio da Petrobras, em Cubatão/SP, e do conjunto habitacional Ville San Marino, também na capital mineira. Idealizada pelo arquiteto Manoel Coelho, a obra curitibana venceu por combinar soluções industrializadas com aspectos de sustentabilidade. “O júri teve uma tarefa árdua, pois tivemos empreendimentos com características muito singulares e profissionais de grande relevância envolvidos nestes projetos”, destaca a presidente-executiva da ABCIC.

Entre os premiados, chamou a atenção também o Ville San Marino, que trata-se de um empreendimento habitacional em pré-fabricado. De acordo com Iria Doniak, o prédio é um case de bom uso de sistemas industrializados em construção de edifícios. “Foi uma obra que usou sistemas devidamente aprovados pelo SINAT (Sistema Nacional de Avaliações Técnicas) e que possui o Selo Casa Azul de sustentabilidade, da Caixa Econômica Federal. Além disso, obteve o selo de excelência ABCIC, no nível 3”, afirma.

Prédio do Expo Renault Barigui: vencedor do Prêmio ABCIC, por combinar soluções industrializadas com aspectos de sustentabilidade.

Fundada há 11 anos, a Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto observa que o setor está pronto para atender qualquer tipo de obra. “Os desafios vencidos ao longo de mais de 50 anos de história do pré-fabricado no país permitiram o desenvolvimento de um parque industrial apto a atender desde fundações a fechamentos laterais, passando por edificações de programas habitacionais e grandes estádios de futebol”, diz Iria Doniak, para quem o selo de excelência da ABCIC tem grande importância nesse processo. “Ele avalia qualidade, segurança e normatização em fábricas e obras”, completa.

A presidente-executiva da ABCIC lembra ainda que o mercado não precisa de quantidade de empresas no setor de pré-fabricados, mas de qualidade. “Nos preocupa o grande número de empresas que em sua essência não possuem a expertise da indústria e estão produzindo em canteiro sem a devida observação de critérios técnicos e de desempenho. É importante crescer sem passivos futuros, no que diz respeito a patologias. Por esta razão, em ambos os casos devem ser devidamente observadas todas as normas aplicáveis, em especial a NBR 9062 – Projeto e Execução de Estrutura Pré-Moldada”, finaliza.

Confira o regulamento do Prêmio ABCIC: clique aqui

Confira diagnóstico para a construção civil nos próximos anos: clique aqui 

Entrevistado
Iria Doniak, presidente-executiva Abcic (Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto).
Currículo
– Iria Doniak é graduada em engenharia civil e ocupa o cargo de presidente-executiva da ABCIC. – Também ocupa cargos diretivos no IBRACON e no DECONCIC-FIESP (Departamento da Construção Civil da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).
– É representante da ABCIC junto à fib (CEB-FIP) e membro do C6 fib (CEB-FIP) atuando nos subgrupos de trabalho Affordable Housing, Quality Control, Sustainability e Hollow Core Slabs.
– Atua como membro da ACHE (Associación Científico Técnica del Hormigón Etructural, da Espanha) e da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas, no âmbito CB-02 e CB-18).
Contatos: administrativo@abcic.org.br / abcic@abcic.org.br

Créditos foto: Divulgação

Jornalista responsável: Altair Santos – MTB 2330


Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo