Potência instalada

Construtora Cesbe se destaca em obras de geração de energia

Construtora Cesbe se destaca em obras de geração de energia

As obras do Complexo de Usinas de Plano Alto e Alto Irani estão em fase de conclusão. As duas pequenas centrais hidrelétricas estão sendo executadas pela Construtora Cesbe no Rio Irani, nas divisas do município de Xanxerê com os vizinhos Xavantina, Faxinal dos Guedes e Arvoredo, no Oeste Catarinense.

A proximidade das obras, 15 km pelo rio, permitiu a gestão por uma única equipe e também otimização dos custos. À montante fica a barragem de Plano Alto (foto), com 262 m de comprimento e 44 m de altura, executada com 42 mil m3 de concreto compactado com rolo (CCR) produzido por uma central com misturador. Outra central foi montada para fornecer 15 mil m3 de concreto convencional, usado em estruturas como a Casa de Força.

A barragem de Alto Irani tem 172 m de comprimento e 38 m de altura, construída em enrocamento com núcleo de argila. As estruturas complementares, como Casa de Força, vertedouro e tomada de água, somarão 15 mil m3 de concreto convencional. Um destaque da obra é o túnel de adução com seção de 25 m2, escavado em mais de 1800 m de rocha.

Cada central hidrelétrica será equipada com duas unidades geradoras, que somadas terão capacidade de gerar energia suficiente para abastecer três fábricas como a da Itambé. Plano Alto terá uma potência instalada de 16 MW, alimentada por um lago de 85 ha e em Alto Irani, com um lago de 100 ha, a potência instalada será de 21 MW.

As obras iniciaram em fevereiro de 2006 e até a sua conclusão deverão ser consumidas 5 mil t de CP IV-32 da Itambé. O contrato, em regime de turn key, prevê para setembro próximo o início da geração e para outubro a entrega das centrais hidrelétricas ao grupo investidor – GMR Empreendimentos e Participações.

Uma empresa sólida

Fundada em 1946, em Curitiba, a Cesbe acumulou sólida experiência multidisciplinar que a habilitou a realizar obras em diferentes e importantes áreas da Engenharia. A primeira obra de geração de energia foi há mais de 20 anos; atualmente a construtora executa sete empreendimentos desse tipo, incluindo Plano Alto e Alto Irani, além de uma termoelétrica em Ipatinga, Minas Gerais.

Cada empreendimento é conduzido por um gerente de contrato, responsável pelo relacionamento com o cliente, planejamento e acompanhamento de todas as etapas. Uma das provas do compromisso com a qualidade e o bom atendimento da Cesbe foi o Diploma de Mérito de Qualidade Volkswagen, concedido pela montadora em 1998, o único recebido por uma construtora da América do Sul.

Créditos: Engª Aline Martins – Assessora Técnico Comercial Itambé

Jornalista Responsável: Rosemeri Ribeiro Mtb. 2696



Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo