Ponte Joinville: a maior obra de infraestrutura da cidade já avança sobre o rio Cachoeira
Com 980 metros de extensão e 32 mil m³ de concreto, estrutura vai beneficiar diretamente 448 mil moradores e revolucionar a mobilidade urbana da cidade
Iniciada em maio de 2024, a construção da Ponte Joinville segue em ritmo acelerado. A obra atingiu um marco importante ao alcançar as águas do rio Cachoeira, permitindo o avanço da estrutura a partir das margens. Com previsão de entrega em 24 meses, a ponte deverá estar pronta até maio de 2026, consolidando-se como a maior obra de infraestrutura da história da cidade.
Para construir a ponte em locais de difícil acesso ou com restrições ambientais, como é o caso, optou-se pelo método construtivo cantitravel, técnica que utiliza um equipamento de grande porte, com um guindaste montado sobre estruturas móveis, para construção de pontes. Além disso, o equipamento faz o lançamento do concreto, a cravação da estrutura metálica e escavação das estacas, tanto em solo quanto em rocha.
“Na margem do bairro Boa Vista, o equipamento está cavando as estacas que servirão de base para a grua. Do lado do bairro Adhemar Garcia, as estacas da linha de pilar 14 já estão prontas, e os trabalhos seguem em direção ao rio”, explica Paulo Mendes de Castro, diretor da Secretaria de Infraestrutura Urbana de Joinville.

Crédito: Divulgação/Prefeitura de Joinville
Segundo ele, o uso do sistema cantitravel (construção da estrutura em segmentos, avançando sobre a estrutura já existente), é um dos diferenciais da obra. “Trata-se de uma tecnologia mais comum em obras portuárias, que permite avançar a construção a partir das margens, minimizando os impactos ambientais. Foi essa solução que viabilizou a emissão das licenças pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina.”
O canal navegável sob a ponte terá 80 metros de largura e 9,5 metros de altura, respeitando o fluxo de embarcações no Rio Cachoeira.
Mobilidade para 448 mil moradores
A Ponte Joinville ligará a avenida Alwino Hansen, no bairro Adhemar Garcia, ao sistema viário das ruas São Leopoldo e São Borja, no Boa Vista. Essa nova conexão promete aliviar gargalos históricos no trânsito e integrar regiões com intensa circulação de veículos e transporte público. “A expectativa é que cerca de 65 mil pessoas utilizem a ponte diariamente, impactando diretamente a rotina de quase meio milhão de moradores”, destaca Castro.
Além da ponte em si, o projeto prevê a requalificação de 3,2 km de vias no entorno, o que inclui as ruas São Leopoldo, São Borja e a própria Alwino Hansen.
Concreto e inovação: estrutura pensada para o futuro
No total, serão utilizados 32 mil m³ de concreto e 2 mil toneladas de aço na construção da ponte, que terá 980 metros de extensão e 26 metros de largura. O projeto contempla duas pistas em cada sentido, acostamento, ciclovia e calçada para pedestres, oferecendo segurança e acessibilidade para todos os modais de transporte.
Com investimento robusto, método construtivo moderno e foco em mobilidade sustentável, a Ponte Joinville é símbolo da nova fase de desenvolvimento urbano da maior cidade catarinense. “É uma obra que não apenas conecta bairros, mas que transforma a forma como as pessoas se deslocam em Joinville. É um divisor de águas para a mobilidade da cidade”, conclui Paulo Mendes de Castro. A população acompanha com expectativa os avanços. A cada metro construído, a cidade se aproxima de um futuro com mais fluidez no trânsito, qualidade de vida e integração urbana.
Entrevistado
Paulo Mendes de Castro é engenheiro civil, formado na Universidade Católica de Minas Gerais e pós-graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Possui experiência profissional na construção e operação de rodovias, construção de obras de arte especiais (pontes), terraplenagem, barragem, obras para captação de água, estação de tratamento de água, construção de aterro hidráulico, entre outras. Desde 2021 é diretor na Secretaria de Infraestrutura Urbana da Prefeitura de Joinville, coordenando a construção de obras, como a Ponte Harald Karmann, Ponte Albertinho Bornschein e a Ponte Joinville.
Contato
seinfra.uoe@joinville.sc.gov.br
Jornalista responsável
Ana Carvalho
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