Pavimento rígido ganha versão 100% permeável
Revestimento monolítico apresentado como novidade na Inglaterra tem similar no Brasil, na forma de artefatos de cimento para pisos intertravados
Revestimento monolítico apresentado como novidade na Inglaterra tem similar no Brasil, na forma de artefatos de cimento para pisos intertravados
Por: Altair Santos
Uma inundação que atingiu a Inglaterra em 2007, deixando 57 mil casas danificadas por causa de problemas com o escoamento das águas pluviais, levou laboratórios britânicos a investirem em pesquisas que resultassem em um concreto 100% permeável. Com investimento bancado por cimenteiras e concreteiras europeias, o material foi apresentado recentemente como uma inovação para o mercado.
O segredo do pavimento rígido permeável desenvolvido na Inglaterra está nos agregados. Seixos com granulometria maior, colocados tanto na camada de cima quanto na sub-base, permitem que o revestimento tenha rigidez, resistência e alta capacidade de absorção de água. Nos testes, o material foi capaz de absorver quatro mil litros de água em questão de segundos.
Recomendado para estacionamentos, ciclovias e ruas onde só trafeguem veículos de pequeno porte, a inovação inaugura uma nova geração de pavimento rígido, trazendo-o para dentro do espaço urbano. No entanto, as pesquisas sobre o produto precisam equacionar dois problemas: o comportamento do concreto permeável ao ser recoberto pela neve e a perda da permeabilidade quando atingido por águas barrentas, as quais entopem os vãos entre os seixos, principalmente na sub-base.
Pavimento intertravado
A questão da carga que o concreto permeável pode suportar também é um fator que limita sua área de atuação. No Brasil, onde as pesquisas dentro da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland) se concentram no pavimento permeável intertravado, em vez do revestimento monolítico, têm conseguido resultados melhores no que diz respeito a testes de carga. “O intertravado permeável, que é testado no Brasil desde 2008, tem conseguido apresentar boas soluções para o tráfego pesado”, diz Cláudio Oliveira Silva, gerente de inovação da ABCP.
O engenheiro civil explica como funciona o sistema de concreto permeável desenvolvido no país, em relação à inovação britânica. “Eles coincidem no que se refere à pavimentação permeável. O que muda é o modelo de revestimento. Em um pavimento, o britânico, nós temos um revestimento monolítico feito com concreto moldado in loco. Em outro, o que desenvolvemos aqui na ABCP, usa-se o pavimento intertravado permeável. Neste caso, diferentemente do pavimento intertravado convencional, o encaixe das peças geram vazios que permitem a passagem da água”, afirma Cláudio Oliveira Silva.
O gerente de inovação da ABCP revela que o mercado de pavimento permeável intertravado está em ascensão no Brasil. “As prefeituras têm usado bastante. Além do pavimento intertravado, utilizam também as placas de concreto permeável. Em termos de tecnologia, o grande avanço está na questão do dimensionamento hidráulico, ou seja, em como fazer com que a superfície pavimentada permita a passagem da água e, ao mesmo tempo, suporte cargas”, revela.
Veja vídeo do concreto permeável desenvolvido na Inglaterra:
Entrevistado
Engenheiro civil Cláudio Oliveira Silva, gerente de inovação da ABCP
Contato: claudio.silva@abcp.org.br
Crédito Foto: Divulgação/Tarmac
Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
05/09/2024
Concurso arquitetônico vencedor para nova sede do governo de São Paulo busca revitalizar região dos Campos Elíseos
O concurso organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IAB-SP) para escolher o projeto arquitetônico da nova sede administrativa do governo…
05/09/2024
Empresa de estruturas pré-moldadas consegue chegar ao resíduo zero na construção civil
No Brasil, são geradas cerca de 48 milhões de toneladas de resíduos de construção e demolição (RCD) anualmente, o que equivale a aproximadamente 227 quilos de entulho por…
05/09/2024
Como tornar as estruturas mais resilientes para desastres naturais?
Um relatório do U.S. Green Building Council (USGBC) destaca que, entre 2000 e 2019, o número de desastres naturais aumentou em 75% em comparação com o período de 1980 a 1999. Nos…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.