Norma de acústica se adéqua à Norma de Desempenho
ABNT NBR 10151:2019 estabelece procedimentos técnicos para ambientes internos e externos das edificações
Publicada em 31 de maio de 2019, a nova edição da ABNT NBR 10151:2019 (Acústica – Medição e avaliação de níveis de pressão sonora em áreas habitadas – Aplicação de uso geral) agora está adequada à parte 4 da ABNT NBR 15575 (Edificações habitacionais – Desempenho Parte 4: Sistemas de vedações verticais internas e externas). Atualizada, a norma técnica define tabelas dos níveis de ruídos diurnos e noturnos permitidos em diferentes tipos de áreas possíveis de existir em uma cidade.
Em suas 24 páginas, a nova versão da ABNT NBR 10151:2019 estabelece os procedimentos técnicos a serem adotados na execução de medição de níveis de pressão sonora em ambientes internos e externos das edificações.
Entre eles, estão:
– Procedimento para medição e avaliação de níveis de pressão sonora em ambientes externos às edificações, em áreas destinadas à ocupação humana, em função da finalidade de uso e ocupação do solo
– Procedimento para medição e avaliação de níveis de pressão sonora em ambientes internos às edificações provenientes de transmissão sonora aérea ou de vibração da edificação, ou ambos
– Procedimento para avaliação de som total, específico e residual
– Procedimento para avaliação de som tonal, impulsivo, intermitente e contínuo
– Procedimento para limites de níveis de pressão sonora para ambientes externos às edificações, em áreas destinadas à ocupação humana, em função da finalidade de uso e ocupação do solo e requisitos para avaliação em ambientes internos.
A nova versão da ABNT NBR 10151:2019 também qualifica os níveis de ruídos diurnos e noturnos permitidos em diferentes tipos de áreas possíveis de existir em uma cidade, como as estritamente residenciais, as hospitalares, as escolares, as mistas com vocação comercial, as mistas com vocação recreacional e as predominantemente industriais. Além disso, a revisão introduziu mais 20 páginas ao texto original, com novidades como diferentes descritores de medição e detalhamento dos métodos de ensaio.
Texto revisado sugere norma específica para fiscalizar níveis sonoros nos canteiros de obras
Outra novidade é que o texto revisado abre a possibilidade de criação de uma norma específica para a fiscalização dos níveis sonoros produzidos nos canteiros de obras. Para a especialista em engenharia acústica, Fabiana Curado, a questão é extremamente relevante para o setor que desenvolve atividade itinerante e temporária em diferentes cidades. “A elaboração de uma norma direcionada à atividade de construção permitirá a discussão sobre as especificidades desse setor da indústria”, diz a arquiteta, em artigo que analisa a atualização da norma.
A revisão ficou a cargo da Comissão de Estudo de Desempenho Acústico de Edificações, que atua no âmbito do Comitê Brasileiro da Construção Civil (ABNT/CB-002). Além de se adequar à Norma de Desempenho, a ABNT NBR 10151 foi revista para harmonizar procedimentos técnicos, tais como medições acústicas em ambientes externos e internos das edificações, avaliações do impacto de eventos em áreas habitadas e apoio ao poder público no processo de gestão e fiscalização de poluição sonora.
Clique para adquirir a nova versão da ABNT NBR 10151:2019
Entrevistado
Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e Associação Brasileira para a Qualidade Acústica (ProAcústica) (via assessoria de imprensa)
Contatos
imprensa@abnt.org.br
contato@proacustica.org.br
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
28/11/2024
Corredor Metropolitano: obra que transformará a mobilidade na Grande Curitiba
O Governo do Paraná deu um importante passo rumo à modernização da infraestrutura viária ao publicar o edital de licitação para a construção do novo Corredor……
28/11/2024
Financiamento de imóveis pela Caixa: entenda o que mudou
Em outubro, a Caixa Econômica Federal anunciou uma série de mudanças com relação ao financiamento de imóveis de até R$ 1,5 milhão. As regras passaram a valer a partir de 1° de…
28/11/2024
“Construção Brasil 2024” debate inovação e crescimento no setor
Em outubro, foi realizado o evento Construção Brasil 2024, dedicado à discussão de estratégias inovadoras, transformações tecnológicas e oportunidades de crescimento no setor.…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.