Meta do gestor é alcançar a qualidade técnica da obra
Foco do engenheiro civil não deve estar no que o cliente avalia como qualidade, mas sim nos requisitos determinados por normas técnicas
Qualidade é um conceito subjetivo. Por isso, o gestor da obra não deve ter o foco no que o cliente avalia como qualidade, mas sim na qualidade técnica. Se o engenheiro civil ou o arquiteto buscarem a satisfação plena do cliente, eles podem colocar em risco o orçamento da obra e, consequentemente, a saúde financeira da construtora, pois as chances de extrapolar os custos são muito prováveis.
Para evitar esse erro, é importante priorizar o conjunto que engloba projeto, execução, materiais certificados e normalização. “A soma desses processos é que define a qualidade técnica”, explica o engenheiro civil e professor-doutor Tadeu de Souza Oliveira, titular da pós-graduação em engenharia civil da UniSociesc, em Florianópolis-SC.
Portanto, buscar a qualidade técnica significa construir empregando materiais certificados e adequados ao que está definido em projeto, cumprir o que determinam as normas técnicas e utilizar mão de obra que domine o sistema construtivo vigente. “Ao alcançar a qualidade técnica, certamente será atingido o grau de satisfação do cliente”, diz Tadeu de Souza Oliveira.
Em suas palestras sobre gerenciamento de obras, o professor-doutor lembra que qualidade técnica se atinge aprimorando processos. Por isso, ressalta, é importante fomentar dados durante a execução da obra, para que ela possa ser comparada após a ocupação do empreendimento. “O grande teste da qualidade técnica ocorre quando se verifica o desempenho do edifício após o Habite-se”, afirma.
Evolução dos materiais e dos processos construtivos melhora a qualidade técnica da obra
Na opinião do especialista, a construtora que organiza sua base de dados tende a construir um produto melhor que o outro. “A obra anterior produz dados para o aprimoramento da obra seguinte. Além disso, como uma edificação leva anos para ser concluída, as mudanças tecnológicas que ocorrem neste período podem ser agregadas na construção que vem a seguir. Os materiais evoluem, assim como os processos de construção, e isso ajuda a melhorar a qualidade técnica da obra”, destaca.
Para Tadeu de Souza Oliveira, o gestor de obras deve atender sete requisitos básicos:
- Dominar ferramentas e métodos de contabilidade, gestão de recursos humanos e de administração aplicados na gestão de canteiros de obras;
- Praticar procedimentos e metodologias de eficiência energética em canteiros de obras;
- Saber gerenciar situações práticas dos processos da construção civil em nível de canteiro de obras, com vistas na produtividade e rentabilidade econômica e financeira;
- Possuir habilitação para organizar processos de licitação de obras públicas, bem como gerenciar e fiscalizar a execução dos respectivos projetos;
- Aplicar métodos gerenciais focados em controle de custos, qualidade e inovação tecnológica;
- Estar atualizado quanto aos processos de sustentabilidade no canteiro de obras;
- Ser preciso na avaliação pós-ocupacional e saber interpretar os indicadores de qualidade que ela oferece.
Veja a palestra “Gerenciamento e qualidade de obras na construção civil”
Entrevistado
Reportagem com base na palestra “Gerenciamento e qualidade de obras na construção civil”, do engenheiro civil e professor-doutor Tadeu de Souza Oliveira
Contato: tadeu.oliveira@unisociesc.org.br
Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
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