Onde estão os melhores cursos de engenharia civil do mundo?
Entre os dez melhores, nove estão distribuídos entre o Reino Unido e os Estados Unidos. Oxford e Cambridge lideram ranking 2017/2018
Entre os dez melhores, nove estão distribuídos entre o Reino Unido e os Estados Unidos. Oxford e Cambridge lideram ranking 2017/2018
Por: Altair Santos
A Times Higher Education, revista britânica que desde 2011 avalia universidades em todo o mundo, acaba de lançar o ranking anual das 1.000 principais universidades do mundo. A publicação é a mesma que recentemente listou as 100 melhores universidades sul-americanas, e que colocou a Unicamp como a principal do continente. Desta vez, a relação permite saber também quais se destacam no planeta em um determinado curso de graduação. Especificamente, sobre a engenharia civil, as duas melhores estão no Reino Unido: Oxford e Cambridge.
Entre as dez melhores na graduação em engenharia civil, nove se concentram no Reino Unido e nos Estados Unidos. A exceção é o Instituto de Tecnologia de Zurique, na Suíça. Na Grã-Bretanha, além de Oxford e Cambridge, há também o Imperial College London, que ocupa a 8ª posição. Nos EUA, estão California Institute of Technology (3º), Stanford University (4º), Massachussets Institute of Technology (5º), Harvard University (6º), Princeton University (7º) e University of Chicago (9º).
O que faz da Oxford a melhor é que ela prioriza a pesquisa e é uma das poucas no mundo em que a engenharia é estudada como uma disciplina unificada, ou seja, a universidade entende que um engenheiro civil precisa também entender de eletrônica, mecânica e outras disciplinas gerais da engenharia. O curso está vinculado ao departamento de Ciências da Engenharia. O ensino de graduação se concentra em quatro pilares: estruturas, geotecnia, engenharia de recursos oceânicos, costeiros e recursos hídricos e energia.
Em Cambridge, a engenharia civil está sob a tutela do centro Laing O’Rourke de Engenharia e Tecnologia de Construção. As disciplinas concentram-se no futuro das construções, buscando novos paradigmas e modelos inovadores, com base em pesquisas de gerenciamento, tecnologias e processos de construção. Tanto Oxford quanto Cambridge aceitam estudantes de outros países. No caso dos brasileiros, as universidades exigem que os alunos saídos do ensino médio façam um curso – o A-Levels, International Baccalaureate – e depois se submetam a uma espécie de vestibular para conseguir ingressar.
O caminho é mais fácil para quem já estiver cursando a graduação em engenharia civil no Brasil. Neste caso, o candidato precisa estar em uma universidade brasileira conceituada e ter notas impecáveis. Por outro lado, as escolas britânicas e norte-americanas estão sempre atentas a grandes cérebros em outros países e costumam oferecer bolsas de estudo para que eles se desenvolvam em seus cursos. No entanto, vale ressaltar que nenhuma das grandes universidades destes dois países é gratuita. Estima-se que atualmente 30 brasileiros cursem engenharia civil no top 10 do ranking da Times Higher Education.
No Brasil
Entre as 1.000 melhores universidades do mundo, 21 estão no Brasil. Na edição 2016/2017 do ranking, eram 27. Saíram da lista as seguintes escolas: UFPR (Universidade Federal do Paraná), UFBA (Universidade Federal da Bahia), UFG (Universidade Federal de Goiás), UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto), UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), UFLA (Universidade Federal de Lavras), UFV (Universidade Federal de Viçosa), UFF (Universidade Federal Fluminense), UEL (Universidade Estadual de Londrina) e UEM (Universidade Estadual de Maringá).
Entraram: Unifei (Universidade Federal de Itajubá), UnB (Universidade de Brasília), UFPel (Universidade Federal de Pelotas) e a UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa). Todas têm cursos de engenharia civil em suas graduações. As melhores do país continuam sendo a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). No ranking mundial, elas se posicionam entre as posições 251 e 500.
Veja os 10 melhores cursos de engenharia civil do mundo:
1. University of Oxford (Reino Unido)
2. University of Cambridge (Reino Unido)
3. California Institute of Technology (EUA)
5. Massachussets Institute of Technology (EUA)
8. Imperial College London (Reino Unido)
9. University of Chicago (EUA)
10. ETH Zurich – Swiss Federal Institute of Technology Zurich (Suíça)
Confira aqui o ranking completo das 1.000 universidades.
Entrevistado
Reportagem com base no relatório da Times Higher Education sobre as 1.000 melhores universidades do mundo
Contatos
branding@timeshighereducation.com
www.timeshighereducation.com
Crédito Foto: University of Oxford
Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
05/09/2024
Concurso arquitetônico vencedor para nova sede do governo de São Paulo busca revitalizar região dos Campos Elíseos
O concurso organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IAB-SP) para escolher o projeto arquitetônico da nova sede administrativa do governo…
05/09/2024
Empresa de estruturas pré-moldadas consegue chegar ao resíduo zero na construção civil
No Brasil, são geradas cerca de 48 milhões de toneladas de resíduos de construção e demolição (RCD) anualmente, o que equivale a aproximadamente 227 quilos de entulho por…
05/09/2024
Como tornar as estruturas mais resilientes para desastres naturais?
Um relatório do U.S. Green Building Council (USGBC) destaca que, entre 2000 e 2019, o número de desastres naturais aumentou em 75% em comparação com o período de 1980 a 1999. Nos…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.