UIA2021RIO alerta para déficit mundial de moradias

Encontro internacional de arquitetos redige “Carta do Rio” e espera influenciar políticas públicas de habitação
26 de julho de 2021

UIA2021RIO alerta para déficit mundial de moradias

UIA2021RIO alerta para déficit mundial de moradias 1024 613 Cimento Itambé
Paraisópolis, em São Paulo-SP: exemplo de que 85% das construções habitacionais brasileiras não possuem assistência técnica de arquitetos e engenheiros civis Crédito: Rovena Rosa/Agência Brasil

Paraisópolis, em São Paulo-SP: exemplo de que 85% das construções habitacionais brasileiras não possuem assistência técnica de arquitetos e engenheiros civis
Crédito: Rovena Rosa/Agência Brasil

O 27º Congresso da União Internacional de Arquitetura – o UIA2021RIO – encerrou com a divulgação da “Carta do Rio”. O documento resume os debates ocorridos no evento, e que tiveram como pano de fundo o déficit habitacional mundial e o desenvolvimento urbano sustentável. Também aponta de que forma a arquitetura pode contribuir para combater a falta de moradias e minimizar a precariedade das habitações da população de baixa renda. Os números do Brasil ilustraram o tema. Foi lembrado que existem 25 milhões de residências inadequadas no país, e que 85% das construções habitacionais brasileiras não possuem assistência técnica de arquitetos e engenheiros civis. 

Resumidamente, a “Carta do Rio” destaca que as práticas de arquitetura e urbanismo precisam responder às demandas dos grupos mais vulneráveis e que as decisões devem levar em conta estratégias de enfrentamento das desigualdades e de redução da pobreza. “Moradia digna e saudável, e com localização adequada para todos, por meio do financiamento sujeito às possibilidades das famílias mais carentes, é uma questão de justiça social e de saúde pública”, diz trecho do documento, que aborda ainda a universalização do saneamento básico e a valorização do conhecimento técnico da arquitetura e da engenharia civil 

Ressaltando a importância do projeto e da construção adequada, a “Carta do Rio” completa: “A assistência e a assessoria técnica para habitação de interesse social devem ser consideradas como um serviço público, permanente e acessível a toda sociedade, valorizando as possibilidades de articulação intersetorial e de atuação integral sobre os diversos aspectos da realidade”. No Brasil, o comitê-executivo do UIA2021RIO anunciou que a “Carta do Rio” será entregue aos prefeitos de todas as capitais, a fim de consolidar as propostas debatidas ao longo do evento. “A Carta do Rio não é só uma declaração de princípios. Ela avança para ser, de fato, propositiva”, explica o presidente do comitê, Sérgio Magalhães. 

No Brasil, lei garante assistência técnica gratuita para construir e reformar habitação social 

Para a presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-BR), Nadia Somekh, o manifesto divulgado no UIA2021RIO serve para lembrar o poder público que, no Brasil, existe uma lei que ampara famílias de baixa renda a terem acesso a serviços de arquitetura e engenharia. Sancionada em 2008, é conhecida como Lei ATHIS (Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social). “Ela assegura a assistência técnica pública e gratuita para projetos, reformas e mesmo construções de habitações para famílias com até três salários-mínimos de renda mensal”, reforça Somekh. 

Por causa da pandemia de COVID-19, o UIA2021RIO foi adiado em um ano e ocorreu virtualmente. Porém, manteve a cidade do Rio de Janeiro-RJ como sede. Realizado de 18 a 22 de julho, o evento reuniu em suas plenárias virtuais cerca de 90 mil profissionais de 190 países. Para o presidente da União Internacional de Arquitetos (UIA), Thomas Vonier, a vantagem de um congresso online é que “as ideias que surgiram no Rio de Janeiro poderão ser compartilhadas e disseminadas mais amplamente do que em qualquer outro congresso anterior da UIA”. “São 200 horas de conteúdo digital disponíveis”, afirma. O próximo congresso mundial de arquitetos acontece em 2023, em Copenhague, na Dinamarca. Atualmente, a UIA reúne 3 milhões de arquitetos e urbanistas. 

Acesse a íntegra da “Carta do Rio”

Saiba mais do que aconteceu no UIA2021RIO
www.uia2021rio.archi 

Entrevistado
União Internacional de Arquitetos (UIA), comitê-executivo do UIA2021RIO e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-BR) (via assessorias de imprensa) 

Contatos
uia@uia.org
adm@uia2021rio.archi
atendimento@caubr.gov.br 

Jornalista responsável:
Altair Santos MTB 2330

26 de julho de 2021

VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no Massa Cinzenta e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil