Túnel de Taguatinga usa placas cimentícias e pavimento rígido

Peças de 1,2 x 2,4 m vão forrar a laje da passagem subterrânea nas áreas próximas aos ventiladores

79.824,17 m³ de concreto foram usados até dezembro de 2022 e 14.960 m² de pavimento rígido revestirão o boulevard.
Crédito: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Em julho de 2020, o Governo do Distrito Federal (GDF) começou a construção do túnel de Taguatinga, que terá 1.010 metros de extensão. A obra estabelece uma ligação subterrânea para Ceilândia, pela via Elmo Serejo. Além disso, oferece uma via alternativa para o Centro de Taguatinga. Ainda, a Avenida Central será uma Boulevard com foco nas pessoas e comércio da região. A construção será batizada de Túnel Rei Pelé.

“O túnel de Taguatinga é a obra mais significativa do corredor oeste. Assim que entrar em funcionamento, promete desafogar o trânsito no centro de Taguatinga”, destacou o secretário de Obras, Luciano Carvalho.

Dimensão da obra

De acordo com a Administração Regional de Taguatinga, o túnel é considerado a maior obra viária do Brasil na atualidade. Alguns números que dão noção da dimensão da obra são:

  • 353.219,54 m³ de terra retirados na escavação da passagem;
  • 7.179.747,13 kg de aço reforçam a estrutura da obra;
  • 79.824,17 m³ de concreto usados até dezembro de 2022;
  • 14.960 m² de pavimento rígido revestirão o boulevard.

Placas cimentícias no sistema de exaustão

Para obter uma boa qualidade do ar no interior do túnel, a obra conta com 52 ventiladores – 22 no lado sul e 30 na parte norte, que vai da Estrada Parque Taguatinga (EPTG) até a Avenida Elmo Serejo

Uma das peculiaridades da obra é o fato das placas cimentícias estarem presentes tanto nas paredes do túnel como no forro da laje da passagem subterrânea nas áreas próximas aos ventiladores, segundo a Administração Regional de Taguatinga. Foram utilizadas peças de 1,2 x 2,4 m na cobertura do teto.

Nesta obra, as vigas da laje ficam expostas, formando espaços livres entre elas. Com isso, pode haver turbulência no jato de ar liberado pelo sistema de exaustão. De acordo com o engenheiro civil André Borges, um dos responsáveis pela obra, isto faz com que seja necessário forrar o teto para deixá-lo liso.

Para fazer esta estrutura foi utilizada a técnica de steel frame, na qual as placas cimentícias são parafusadas a armações de aço galvanizado que foram instaladas ao redor dos grupos de ventiladores. A escolha desse processo se deu pelo fato de que este material tem mais resistência contra a corrosão (ferrugem).

Pavimento rígido 

O pavimento rígido, de concreto está presente em diversas áreas do túnel. No início de novembro de 2022, foi finalizada a pavimentação do Boulevard do Túnel de Taguatinga, onde haverá a circulação do BRT. 

O mesmo material foi usado para dar acabamento às seis faixas de rolamento do Túnel de Taguatinga. No final de julho de 2022, começou  a colocação do pavimento rígido sobre a laje de fundo da estrutura. São,  aproximadamente, 17 cm de espessura do revestimento composto por placas de concreto de Cimento Portland

De acordo com a Agência Brasília, a concretagem do pavimento acontece em três etapas. Primeiramente, é feita a escavação do terreno, regularização do solo e a aplicação de um lastro de brita. Em seguida, é colocada uma lona com uma camada de concreto magro de aproximadamente 10 cm para impedir o contato direto da massa com a terra. Posteriormente, é realizada armação da laje de fundo de 50 cm a 83 cm. Enfim, vem o pavimento rígido, cuja cura demora cerca de 28 dias – por isso, ela é feita por partes. 

Fontes

Administração Regional de Taguatinga
Agência Brasília

Contato
ascom@taguatinga.df.gov.br
imprensa@buriti.df.gov.br

Jornalista responsável
Marina Pastore
DRT 48378/SP



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