Só com ações conjuntas construção civil volta a crescer

É o que avaliam algumas das principais associações de classe do setor, entre elas CBIC, Abramat e Anamaco
20 de maio de 2020

Só com ações conjuntas construção civil volta a crescer

Só com ações conjuntas construção civil volta a crescer 1024 636 Cimento Itambé
Conseguir manter os canteiros de obras em atividade durante a pandemia foi uma das vitórias do setor da construção civil. Crédito: Agência Brasil

Conseguir manter os canteiros de obras em atividade durante a pandemia foi uma das vitórias do setor da construção civil.
Crédito: Agência Brasil

Dados apresentados em conjunto por CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção), Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção ) e AFEAL (Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio) mostram que 77% das empresas ligadas a essas associações de classe estão operando normalmente. 

O mesmo estudo revela que 55% estão preparadas para a retomada e 42% farão investimentos ainda este ano, mesmo com a crise desencadeada pela pandemia de Coronavírus. Para o presidente da CBIC, José Carlos Martins, trata-se de uma reação a uma crise em cima de outra crise.  “Estamos vivendo uma crise em cima da crise. Está difícil para todos, mas temos de olhar pelo lado da oportunidade. O Brasil só pode sair do buraco tendo a construção como locomotiva”, afirma.

Luiz Antônio França, presidente da Abrainc, concorda que estímulos à construção civil é que poderão puxar o PIB do Brasil. “Somos nós que temos condições de impulsionar a retomada”, diz. A mesma tese é compartilhada por Rodrigo Navarro, presidente da Abramat. “Precisamos agora planejar a retomada da retomada. A pandemia não estava nos planos. Estamos buscando novas formas de superar os desafios, e temos que ser protagonistas. Isso é um trabalho de todos”, ressalta.

Para o presidente da Anamaco, Waldir Abreu, o varejo da construção civil está se reinventando. “Nossa grande vantagem é que em nenhum momento as lojas pararam, porque o setor foi visto como uma atividade essencial. Estão todas ou abertas ou operacionais para dar conta dos atendimentos emergenciais”, relata. Todos os dirigentes participaram do webinar “Virando o jogo: a retomada da construção civil pós-COVID-19”.

Venda de material de construção cresceu em abril, na comparação com março

Por isso, juntas, as associações de classe apresentaram um plano estratégico com três linhas de ação: seleção e envio de informações qualificadas aos associados e membros; interação constante com os governos federal, estaduais e municipais e compartilhamento interno de melhores práticas entre associados, membros e outras entidades. 

Já o plano tático inclui reunião semanal do comitê de crise, disponibilização de dados em área específica nos sites das entidades e participação em grupos de trabalho e comitês, sejam eles governamentais ou não. “Com isso, apresentamos vários pleitos aos governos e fomos bem sucedidos, como, por exemplo, com os decretos que estabeleceram que o setor de material de construção e a construção civil são atividades essenciais”, comenta Navarro.

São reações como essas que fizeram com que as vendas da indústria de material de construção crescessem 3,6% em abril, na comparação com março, quando eclodiu a pandemia no Brasil. Por outro lado, se levados em conta os números de abril de 2019, as vendas do mês anterior caíram 4,7%. Diante do quadro ainda incerto, a Abramat já revê as projeções lançadas no começo de 2020, quando estimava que o crescimento anual do setor seria de 4%. “Diante das incertezas sobre os rumos do país, ainda não conseguimos refazer as projeções para 2020, mas a expectativa de uma retração tornou-se um cenário mais provável”, finaliza Rodrigo Navarro.

Assista ao vídeo do webinar “Virando o jogo: a retomada da construção civil pós-COVID-19”

Entrevistado
Reportagem com base no webinar “Virando o jogo: a retomada da construção civil pós-COVID-19”, com os presidentes da CBIC, Abrainc, Abramat, Anamaco e AFEAL

Contato
abramat@abramat.org.br
press@anamaco.com.br
ascom@cbic.org.br
abrainc@abrainc.org.br
afeal@afeal.com.br

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330

20 de maio de 2020

VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no Massa Cinzenta e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil