Secovi-SP lança Anuário do Mercado Imobiliário 2022 em formato eletrônico

A 8ª edição da publicação traz pesquisas e estudos que apresentam o cenário macroeconômico do setor
24 de maio de 2023

Secovi-SP lança Anuário do Mercado Imobiliário 2022 em formato eletrônico

Secovi-SP lança Anuário do Mercado Imobiliário 2022 em formato eletrônico 799 533 Cimento Itambé
Representantes do Secovi-SP apresentam o Anuário do Mercado Imobiliário 2022.
Crédito: Arquivo Secovi-SP

O Anuário do Mercado Imobiliário 2022 foi lançado em formato eletrônico pelo Secovi-SP em março deste ano, com novidades referentes ao processo de obtenção dos dados.

A publicação, que possibilita um amplo diagnóstico do setor a partir de estudos e sondagens, contextualizando o cenário macroeconômico, agora ampliou o número de cidades abrangidas pelas pesquisas de mercado imobiliário do interior e do mercado de loteamentos do Estado de São Paulo – em parceria com a Brain Inteligência Estratégica e com a Aelo, respectivamente.

“Outra novidade foi o lançamento da nova ferramenta de georreferenciamento, o Mapa Secovi-SP, com mais de 300 camadas de dados, além de informações demográficas, perfil social, tradução do Plano Diretor Estratégico em parâmetros de uso e uma análise completa do entorno”, explica Ely Wertheim, presidente executivo/CEO do Secovi-SP. “A plataforma possui funcionalidades que ajudam a reduzir riscos de investimentos e a potencializar as análises de viabilidade.”

PIB e empregos na construção

Um dos dados registrados pelo novo Anuário mostra que, em 2022, houve crescimento de 2,5% nas atividades imobiliárias, número superior ao que foi obtido no ano de 2021 (2,1%), mas abaixo da variação do PIB total (2,9%). Já em relação ao PIB da Construção em geral, o crescimento foi de 6,9%, segundo relatório do IBGE – índice corroborado, de acordo com a publicação, pelo aumento da ocupação da atividade e por 2022 ter sido um ano eleitoral.

Quando o assunto é o número de postos de trabalho com carteira assinada, a construção civil responde por aproximadamente 5,9% do total de empregos do país todo, chegando a cerca de 2,5 milhões. No ano passado, o estoque de empregos da construção civil foi 8,4% superior a 2021.

Lançamentos e vendas no mercado imobiliário

Celso Petrucci durante lançamento do Anuário 2022.
Crédito: Arquivo Secovi-SP

A Pesquisa Secovi-SP do Mercado Imobiliário mostra que, em 2022, foram lançadas na capital paulista 75.692 unidades residenciais, uma queda de aproximadamente 8% quando comparado com 2021 (que computou 81.841 unidades). 

Já em relação à comercialização, houve o registro de 69.340 unidades residenciais novas vendidas na cidade de São Paulo, um crescimento de 5% sobre o ano anterior (com 66.092 unidades). Esse foi o melhor ano da série histórica de vendas. 

“Os indicadores demonstram que 2022 foi um ano com bom desempenho do mercado. Apesar da queda de 8% no volume de unidades lançadas na cidade de São Paulo, observou-se crescimento de 5% nas vendas, com importante participação do segmento econômico”, afirma Celso Petrucci, economista-chefe do Secovi-SP. “No que se refere a tipologia, os imóveis de 2 dormitórios mantiveram a liderança, bem como as unidades com área entre 30 m2 e 45 m2, na faixa de preço entre R$ 240 mil a R$ 500 mil.”

Clique aqui para acessar a versão eletrônica do Anuário 2022. 

Fontes
Secovi-SP
Ely Wertheim, presidente executivo/CEO do Secovi-SPCelso Petrucci, economista-chefe do Secovi-SP

Jornalista responsável
Fabiana Seragusa 
Vogg Experience

24 de maio de 2023

VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no Massa Cinzenta e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil