Saiba o que esperar da arquitetura em 2021, depois da pandemia

Imóvel, reforma, mobília, decoração e home office estão entre os termos mais buscados nos tempos atuais

A pandemia impôs uma profunda transformação na relação das pessoas com espaços físicos, moradias e consumo. O forçado período de confinamento valorizou a decoração, a promoção do bem-estar, os espaços multifuncionais, a integração com a natureza e os cuidados com a boa alimentação e o meio ambiente. Isso se reflete na forma de construir, nos projetos arquitetônicos e influencia também o mercado imobiliário em 2021, segundo estudo recentemente divulgado pelo SEBRAE Inteligência Setorial.

Tudo o que se refere a ambiente construído ganhou protagonismo em tempos de confinamento e distanciamento social. A ferramenta Think With Google – área dedicada a acompanhar e reportar comportamentos de busca dos consumidores e gerar insights para empresas – detectou que o termo “mercado imobiliário” se destaca em todo o mundo. Nesse período de pandemia, as principais buscas relacionadas à construção e à arquitetura são “imóveis à venda”, “reformas de ambientes”, “mobílias”, “revisão da decoração” e “criação de home offices”.

Trabalhar, estudar e conviver: pandemia  mudou o conceito de morar Crédito: Getty Images
Trabalhar, estudar e conviver: pandemia
mudou o conceito de morar
Crédito: Getty Images

Segundo os analistas, tais transformações são decorrência da permanência prolongada do indivíduo dentro da própria residência. “A tendência confirma as previsões dos principais players de pesquisa de comportamento e consumo do mundo, além de demonstrar as oportunidades existentes no setor de arquitetura, construção e design”, diz o boletim do SEBRAE Inteligência Setorial, intitulado “Tendências da arquitetura, construção e design para 2021”.

O relatório mostra que a pandemia mudou o conceito de morar. “As casas agora são o lugar onde vivemos, trabalhamos e nos divertimos; o lar de todas as nossas atividades. Por isso, precisarão ser ambientes superflexíveis, conjugados e multifuncionais”, define o boletim, que aponta também a paleta de cores para 2021. A aposta é em tons mais calmos e mais naturais, sugerindo a influência de texturas similares às encontradas na natureza.

No campo da decoração de interiores, destacam-se os móveis planejados, para otimizar espaços; as luminárias, para passar maior sensação de conforto; os vasos, os espelhos e os porta-retratos. “A valorização de imagens importantes para os moradores da casa deve se destacar na decoração”, sugere o boletim.

Conforto, conveniência e sustentabilidade se tornaram palavras-chaves

Sob o ponto de vista de projeto arquitetônico, a análise cita que a tendência é que se destaquem os ambientes conjugados para sala e cozinha, enquanto o home office vai exigir privacidade. A casa também deverá ter um espaço para entretenimento e a preocupação com ambientes saudáveis, a fim de evitar contaminações. “A construção deve ser sustentável e não pode dispensar o uso da tecnologia e da IoT (Internet das Coisas)”, alerta o boletim.

Equipamentos que regulam a intensidade de luz artificial e de luz natural, bem como o aproveitamento de energia solar e da água da chuva, além de projetos que valorizam a ventilação e a insolação natural não são mais detalhes em uma casa. Conforto, conveniência e sustentabilidade são palavras-chaves nesse período de pandemia e tendem a continuar como referência para a arquitetura no pós-pandemia.

Acesse a íntegra do boletim “Tendências da arquitetura, construção e design para 2021”

Entrevistado
Reportagem com base no conteúdo do boletim “Tendências da arquitetura, construção e design para 2021”, elaborado pelo SEBRAE Inteligência Setorial

Contato
sebraeinteligenciasetorial@rj.sebrae.com.br

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330



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