Pavimento de concreto ganha cada vez mais espaço em rodovias do Paraná

Governador anunciou novas obras de restauração da PRC-280, que terá um total de 142 km revitalizados
11 de janeiro de 2024

Pavimento de concreto ganha cada vez mais espaço em rodovias do Paraná

Pavimento de concreto ganha cada vez mais espaço em rodovias do Paraná 1024 683 Cimento Itambé
Governo anuncia novas obras de pavimentação em concreto.
Crédito: Gabriel Rosa/AEN

O projeto de restauração da PRC-280 com o uso de pavimento de concreto continua sendo ampliado, agora com o anúncio da aplicação da tecnologia entre os municípios de Palmas e Clevelândia, no Sudoeste do Paraná. O trecho possui 45 km, e o investimento será de R$ 188 milhões.

A iniciativa faz parte de um programa mais amplo que prevê a revitalização completa da rodovia, que possui 45 anos e é a principal ligação entre as regiões Oeste, Sudoeste, a capital e o litoral do Estado, onde está localizado o Porto de Paranaguá

Durante o evento de divulgação deste novo trecho, o governador do Paraná, Ratinho Júnior, também confirmou a pavimentação em concreto até Pato Branco, que irá contemplar mais 37 km. A previsão é de que a conclusão dessas obras dure até 15 meses, após a conclusão da licitação.

Ao todo, 142 km da PRC-280 serão aprimoradas com a utilização de pavimentação de concreto – 60 km de restauração já foram concluídos, entre Palmas e Trevo Novo Horizonte, no acesso à BR-153.

“O primeiro trecho que inauguramos já trouxe mais segurança aos caminhoneiros e aos demais motoristas que trafegam pela rodovia, reduzindo drasticamente os acidentes”, disse Ratinho Júnior. O governador também falou sobre a importância das mudanças e como isso pode influenciar outros Estados. “Depois de concluída, a nova PRC-280 vai se transformar em um dos mais modernos corredores logísticos do Brasil. Isso tem despertado, inclusive, a visita de técnicos de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo ao Paraná para conhecer o modelo construtivo.”

Alex Maschio, diretor do Instituto Ruas (Curitiba), Mestre em Planejamento Urbano, Especialista em Gestão Pública e especialista no Brasil em pavimentação em concreto, destaca o investimento do Estado neste tipo de pavimento. “O Paraná talvez seja hoje o Estado que mais investe na solução em pavimento de concreto, a partir da percepção do governador, com essa obra da PRC-280, do retorno de investimento”, diz. “Com aquele primeiro trecho de 60 km, entre o entroncamento da 153 até Palmas, ele percebeu que conseguia, com economia de recursos, possibilitar uma obra de mais qualidade e uma melhor entrega para a população. E a partir disso ele definiu não só que a maioria dos projetos, todos aqueles possíveis, sejam realizados em concreto, como também estendeu isso para outras obras urbanas.”

O especialista ressalta que o Distrito Federal e alguns Estados do Nordeste também estão investindo e realizando uma quantidade significativa de obras com pavimento de concreto. “O diferencial é que as obras que estão acontecendo pelo Brasil, em sua maioria, são realizadas pelo DNIT [Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, vinculado ao Ministério dos Transportes]. Porém, no Paraná, as obras são do Estado, do DER [Departamento de Estradas de Rodagem] do Paraná.”

Em relação à experiência dos motoristas, Alex Maschio explica que o usuário comum, de imediato, vai perceber a tonalidade do pavimento, que fica mais clara, e conseguir ter uma sensibilidade em relação à segurança noturna, por exemplo, mas que ele talvez não tenha ideia dos benefícios que o pavimento de concreto irá trazer a longo prazo. “Que não vai ser necessário ficar fazendo manutenção nas mesmas vias ao longo dos anos, que o pavimento de concreto é muito mais eficiente do ponto de vista da sustentabilidade, em relação a outras soluções de pavimento, que ele absorve menos calor”, explica.

“Então, para o usuário final, sem dúvida nenhuma, só tem benefícios a longo prazo. E com certeza essa solução só tem a multiplicar no Estado do Paraná e no Brasil todo, tanto nas obras rodoviárias quanto nas obras urbanas também, que é um trabalho que a gente tem feito bastante no interior dos Estados e nas cidades menores.”

Fontes
Alex Maschio, diretor do Instituto Ruas (Curitiba)
Governo do Estado do Paraná

Jornalista responsável
Fabiana Seragusa 
Vogg Experience

A opinião dos entrevistados não reflete necessariamente a opinião da Cia. de Cimento Itambé.

11 de janeiro de 2024

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