Pavimento de concreto foi escolhido para obra de duplicação da PR-412

A definição do pavimento entre Matinhos e Praia de Leste foi feita após análise técnica e econômica
21 de fevereiro de 2024

Pavimento de concreto foi escolhido para obra de duplicação da PR-412

Pavimento de concreto foi escolhido para obra de duplicação da PR-412 1024 680 Cimento Itambé
Rodovia entre Matinhos e Praia de Leste será duplicada em concreto.
Crédito: Roberto Dziura Jr/AEN

Com orçamento estimado em cerca de R$ 300 milhões, a obra de duplicação da PR-412 será realizada com a utilização de pavimento rígido de concreto

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) realizou, em janeiro, uma audiência pública sobre o projeto, que compreende um trecho de 14,5 km de extensão entre Matinhos e Praia de Leste, no litoral.

“A previsão é que o edital de licitação da obra seja publicado no mês de março de 2024. O tempo estimado até a contratação é de seis meses, portanto, a previsão de início das obras é para agosto do presente ano”, afirmou Janice Kazmierczak Soares, diretora-técnica do DER/PR. O prazo de execução total é de três anos.

Segundo o projeto, haverá implantação de quatro faixas (duas para cada sentido) de 3,5 metros de largura e acostamentos externos de 2 metros, feitos com placas de 21 cm de espessura de pavimento de concreto. Também está no planejamento a duplicação das pontes sobre o canal de Matinhos e sobre o Rio Balneário, além da implantação de um viaduto na interseção com a Avenida Curitiba, em Matinhos.

“Primeiramente, serão feitas intervenções de realocação de interferências, a exemplo das redes de água e esgoto, começando pelas marginais. Após isso, o tráfego será desviado para as marginais, liberando espaço para a realização da duplicação”, explica Janice Soares.

Em relação à escolha do tipo de pavimento utilizado, a diretora-técnica do DER/PR informa que foram realizadas análises técnicas e econômicas para se definir a melhor solução. “O pavimento rígido tem um horizonte de projeto de 20 anos, enquanto, no pavimento flexível, o horizonte é de 10 anos. Foram considerados os custos de manutenção destes pavimentos a médio e longo prazo, e o resultado foi pela viabilidade da solução em concreto.”

Ainda segundo a representante do DER/PR, na obra de duplicação da PR-412, “o custo inicial de implantação é ligeiramente maior em pavimento rígido, no entanto, a médio prazo, considerando as previsões de custos com manutenções, o pavimento rígido se demonstra mais vantajoso.”

O projeto também prevê a construção de ciclovias bidirecionais e passeios para pedestres, em ambos os sentidos da rodovia. E, para garantir a segurança durante as travessias da PR-412, haverá a inclusão de 12 dispositivos por sistema de semáforo, dez travessias elevadas e duas não elevadas. O trecho contará com nova sinalização vertical e iluminação pública.

Sobre o uso do pavimento de concreto em novas obras, Janice Soares afirma que já há projetos em andamento. “Na região central do Estado, temos edital lançado para duplicação da PR-466 entre Guarapuava e Palmeirinha, em pavimento rígido, e nos próximos meses serão lançados outros lotes da PR-466, todos em pavimento rígido.

Fontes
Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR)
Janice Kazmierczak Soares, diretora-técnica do DER/PR

Jornalista responsável
Fabiana Seragusa 
Vogg Experience

A opinião dos entrevistados não reflete necessariamente a opinião da Cia. de Cimento Itambé.

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