Na pós-pandemia, demanda por construção rápida vai crescer

Para presidente-executiva da Abcic, setor tem como atender requisitos de competitividade e produtividade

Construção industrializada do concreto adquiriu capacidade de suprir diversas demandas: da infraestrutura ao varejo. Crédito: Abcic
Construção industrializada do concreto adquiriu capacidade de suprir diversas demandas: da infraestrutura ao varejo.
Crédito: Abcic

A presidente-executiva da Abcic (Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto), Íria Doniak, comenta em webinar para a Concrete Show que o setor de pré-fabricados e pré-moldados deverá ser altamente requisitado na fase pós-pandemia. Segundo a dirigente, superadas as barreiras impostas pela COVID-19, a “demanda por construção rápida tende a crescer muito”.

“Normalmente, após uma crise, se sai com poucos recursos. Desde os recursos humanos até os recursos materiais. No período pós-Segunda Guerra Mundial, por exemplo, a construção industrializada de concreto foi fundamental para reerguer a Europa. Agora, não estamos em uma guerra nos moldes tradicionais, mas a necessidade vai requerer que a industrialização imprima maior competitividade e produtividade nos negócios da construção civil”, diz.   

Na entrevista, a presidente-executiva da Abcic reconhece que essa é uma crise mais complexa que as anteriores, mas destaca que o setor evoluiu muito nas crises recentes vividas pelo país. “Não estamos mais restritos à infraestrutura e ao mercado imobiliário, mas atendendo a indústria em geral: o varejo, os centros de distribuição e o agronegócio. A diversidade do segmento nos ajudou a ultrapassar outras crises e nos deu ferramentas para enfrentar a atual, apesar das incertezas”, afirma. 

Para Doniak, o campo de atuação da construção industrializada do concreto no segmento de shopping centers é o que mais recuou. “Não podemos dizer que não fomos impactados, pois a construção industrializada teve que adiar sua atuação na área de shopping centers, por se tratar de um setor que está paralisado por causa da pandemia”, ressalta. 

Mesmo assim, a dirigente avalia que na pós-pandemia é possível retomar o crescimento. “No início de 2020, tínhamos a expectativa, com base em dados da FGV (Fundação Getúlio Vargas), de que entraríamos em uma fase de retomada do crescimento. Agora, o desafio é reencontrar a curva de crescimento do período anterior à pandemia”, completa.

Haverá um novo mercado a ser explorado pela industrialização do concreto  

Doniak destaca ainda que, passada a crise atual, a construção industrializada de concreto terá que entender o comportamento do novo mercado que irá surgir. “Não vamos operar mais dentro dos métodos convencionais. O e-commerce tende a se mostrar como um forte cliente, no sentido de que o consumidor usará mais essa ferramenta. A se confirmar, as empresas que atuam no ramo vão precisar ampliar e construir novos centros de distribuição”, analisa.  

Na visão de Íria Doniak, a busca por segurança e por canteiros de obras mais enxutos também tende a estimular a contratação da construção industrializada do concreto. Para ela, os meses após a mitigação da pandemia serão de retomada da produtividade. “Neste momento, conseguimos manter a indústria da construção funcionando, mas houve perdas. Recuperar essas perdas com alta produtividade será o desafio quando sairmos desta fase. Porém, será necessário atuar com cautela e planejamento”, aconselha.

Assista à íntegra da entrevista

Entrevistado
Reportagem com base em entrevista da presidente-executiva da Abcic (Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto), Íria Doniak, ao canal da Concrete Show

Contato
atendimento.concreteshow@informa.com
abcic@abcic.org.br

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330



Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo