Laboratório de alta tecnologia para a Construção Civil é construído no RJ

Local realiza ensaios das normas de desempenho, análises técnicas e acústicas completas
13 de julho de 2023

Laboratório de alta tecnologia para a Construção Civil é construído no RJ

Laboratório de alta tecnologia para a Construção Civil é construído no RJ 1024 683 Cimento Itambé

Foi inaugurado o Laboratório de Materiais e Sistemas Construtivos da Firjan SENAI, na cidade de Três Rios (RJ). Trata-se de um laboratório de alta tecnologia que atenderá todo o Brasil com ensaios das normas de desempenho, análises técnicas e acústicas completas. 

Laboratório realiza ensaios referentes à Norma de Desempenho (NBR 15.575). Crédito: Vinícius Magalhães / Firjan.

O laboratório é o primeiro no estado do Rio e o terceiro do país a realizar as análises e ensaios técnicos em câmara acústica, que permite a realização através de protótipos a serem aplicados na obra antes de iniciar. Há ensaios que avaliam também a resistência de guarda-corpo, estanqueidade das esquadrias (se veda a entrada de chuva e vento), permeabilidade das paredes, conforto térmico e de luminosidade, certificando empreendimentos como mais eficientes e seguros. Em novembro de 2023, o laboratório passará também a fazer testes de resistência a fogo, estudos sobre chamas, fumaça e resíduos.  

“Nós conseguimos realizar ensaios desde o início da obra, como a parte de estudo do solo, até a entrega final que são os ensaios de desempenho. Antes da obra ser entregue, ela precisa ser avaliada conforme os requisitos da Norma de Desempenho (NBR 15.575). Hoje o laboratório está bem completo – lá conseguimos fazer materiais como blocos de concreto e cerâmicos, agregados, além do próprio concreto”, revela Thais Guirau, especialista em Serviços Tecnológicos da Firjan SENAI.

Ao utilizar o novo laboratório, empresas podem adequar sistemas construtivos antes da obra iniciar. Crédito: Vinícius Magalhães / Firjan.

Antes da construção do laboratório, os testes eram realizados in loco, em diversos estados. “Anteriormente, por exemplo, nós fazíamos o ensaio de acústica no local. No entanto, se não fosse aprovado, o custo para fazer uma adequação era muito maior. Com esse laboratório, conseguimos antecipar tudo o que vai ser construído. Para a construtora, o teste em laboratório já vai garantir que aquilo que será construído atenderá à norma. Com relação à acústica, por exemplo, a construtora constrói a parede e nós realizamos todos os ensaios. Se por acaso não passar, a empresa consegue melhorar seu sistema construtivo antes”, aponta Thais. 

Para Thais, o fato de as empresas poderem antecipar aquilo que irão construir é uma garantia para elas, principalmente com relação à questão da segurança. “Nós fizemos um estudo que mostrou que 65% dos guarda-corpos que nós ensaiávamos não passavam. É um número alarmante. E não é uma questão que se refere somente ao atendimento da norma, mas também à segurança das construções”, pontua a especialista. 

Em termos de equipamento, segundo Thais, ele é um dos mais avançados. “Trouxemos o que tinha de mais avançado no mercado – a parte de acústica, por exemplo, veio da Dinamarca”, concluiu.

Fontes:
Thais Guirau é especialista em Serviços Tecnológicos da Firjan SENAI.

Contatos:
Assessoria de imprensa Firjan SENAI: nrrocha@firjan.com.br

Jornalista responsável
Marina Pastore
DRT 48378/SP

13 de julho de 2023

VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no Massa Cinzenta e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil