Estádios da Copa 2022 se destacam pela sustentabilidade

Após o torneio, construções deverão ganhar novos usos e poderão até ser desmontadas
20 de outubro de 2022

Estádios da Copa 2022 se destacam pela sustentabilidade

Estádios da Copa 2022 se destacam pela sustentabilidade 640 368 Cimento Itambé

A Copa do Mundo 2022, sediada no Qatar, ficou famosa pelas obras de infraestrutura e soluções inteligentes, como é o caso da cidade de Lusail, que foi construída do zero.  Neste cenário, outra característica comum das construções é a preocupação com a sustentabilidade – todos os estádios foram pensados de forma a serem reaproveitados após o torneio. Além disso, algumas partes poderão ser removidas e doadas para a construção de centros esportivos em outros países. 

Enquanto a bola não rola no campo, vale conferir as características de cada estádio: 

Estádio Khalifa foi reformado, mas manteve seus arcos duplos. Crédito: FIFA World Cup/ Qatar 2022

Estádio Khalifa

Construído em 1976, este estádio já recebeu os Jogos Asiáticos, a Copa do Golfo e o Campeonato Mundial de Atletismo da IAAF. Para receber os jogos da Copa de 2022, ele passou por uma extensa reforma. No entanto, os arcos duplos do estádio permaneceram intactos após a remodelação e agora foram complementados por um amplo dossel que suporta a integração do novo sistema de refrigeração do estádio.

Após a reforma, ele ganhou 10.450 novos assentos (capacidade de 40.000 lugares), além de uma nova fachada. Para oferecer uma experiência ainda melhor, conta também com um novo sistema de iluminação LED. O estádio obteve a certificação Global Sustainability Assessment System (GSAS).

Estádio de Lusail tem design inspirado nas tigelas artesanais encontradas em todo o mundo árabe e islâmico. Crédito: FIFA World Cup/ Qatar 2022

Estádio Nacional de Lusail

Localizado na cidade de Lusail, que foi construída do zero para a Copa do Mundo, o estádio tem seu design inspirado nas tigelas artesanais encontradas em todo o mundo árabe e islâmico. As interações de luz fazem referência às lanternas fanar da região. Com o passar do tempo, o exterior dourado irá desaparecer, replicando o artesanato de metal envelhecido para criar um local vivo com caráter cultural. O local será cenário da partida mais importante do torneio: o jogo da final. 

Inaugurado em setembro de 2022, ele conta com 80.000 lugares. Após a Copa, ele será transformado em um espaço comunitário de escolas, lojas, cafés, instalações esportivas e clínicas de saúde. Esta é uma forma de reforçar o compromisso do Qatar com o desenvolvimento sustentável. 

Estádio Al Bayt remete às tendas utilizadas pelos beduínos do Qatar. Crédito: FIFA World Cup/ Qatar 2022

Estádio Al Bayt

Seu estilo é inconfundível: o design deste estádio remete às tendas utilizadas pelos beduínos do Qatar e da região do Golfo, uma homenagem ao passado do país. 

Com capacidade para 60 mil pessoas, ele conta com coberturas leves que se estendem em direção ao campo em conjunto com um teto retrátil. Um de seus diferenciais é o sistema de resfriamento, que possibilita ter temperaturas confortáveis dentro do estádio sem utilizar energia extra. 

Após o fim da Copa 2022, a camada modular superior será removida. O material será reaproveitado para criar instalações esportivas no Qatar e no exterior. Além disso, o saguão superior do estádio será convertido em várias instalações. O nível do camarote, por exemplo, será transformado em um hotel cinco estrelas, enquanto um shopping center, praça de alimentação, academia e salão multiuso serão incorporados ao prédio do estádio. Um importante hospital de medicina esportiva será inaugurado também.

O estádio recebeu uma classificação de cinco estrelas por seu projeto e construção do Sistema de Avaliação de Sustentabilidade Global (GSAS), juntamente com uma classificação de Classe A por seu processo de construção e um certificado de Conformidade do Índice de Eficiência Energética Sazonal.

Estádio Al Thumama é inspirado no tradicional gahfiya, uma touca trançada usada pelos homens do Oriente Médio. Crédito: FIFA World Cup/ Qatar 2022

Estádio Al Thumama

Assim como os demais estádios da Copa de 2022, ele também traz elementos da cultura no local em seu design. Neste caso, ele é inspirado no tradicional gahfiya, uma touca trançada que constitui uma parte importante do traje tradicional masculino do Oriente Médio.

Da mesma forma que aconteceu nos outros estádios, o Al Thumama ganhará outros usos após o torneio. Sua capacidade será reduzida para 20 mil lugares, com os assentos adicionais sendo doados para nações em desenvolvimento. Além disso, um hotel boutique substituirá os assentos superiores do estádio e ganhará uma filial de uma clínica esportiva. Dessa forma, o estádio continuará a servir a comunidade muito depois do final da Copa do Mundo.

Estádio do Porto de Doha foi pensado para ser totalmente desmontado. Crédito: FIFA World Cup/ Qatar 2022

Estádio do Porto de Doha (Ras Abu Aboud)

Com capacidade para 40 mil pessoas, uma das curiosidades a respeito deste estádio é que ele foi pensado para ser totalmente desmontado. Moldado a partir de 974 contêineres do porto de Doha, ele conta com blocos modulares desmontáveis e assentos removíveis. 

Posteriormente, todas estas partes poderão ser doadas para outras regiões ou países para a construção de outros tipos de infraestrutura. 

Estádio da Cidade da Educação tem fachada com triângulos que formam padrões geométricos semelhantes a diamantes. Crédito: FIFA World Cup/ Qatar 2022

Estádio da Cidade da Educação

A fachada do estádio apresenta triângulos que formam padrões geométricos complexos, semelhantes a diamantes, que parecem mudar de cor com o movimento do sol no céu. Inclusive, é possível fazer até uma analogia com o diamante, uma vez que ele representa qualidade, durabilidade e resiliência – algumas das características da obra. 

A parte superior modular da construção será removida, com os assentos doados a um país carente em infraestrutura esportiva. O estádio se tornará um centro esportivo para a comunidade local, incluindo alunos e professores. O Education City Stadium contará com tecnologia de refrigeração de última geração.

Design do Estádio Al Janoub homenageia barcos de pesca de pérolas de Al Wakrah. Crédito: FIFA World Cup/ Qatar 2022

Estádio Al Janoub

A cidade de Al Wakrah, onde o estádio está localizado, é conhecida como um centro de mergulho e pesca de pérolas. Para homenagear os barcos da região, ou “dhow”, o design do estádio se inspirou nestes elementos. Além disso, a construção priorizou materiais naturais e madeira. 

Após o torneio, a capacidade do Al Janoub será reduzida, com assentos doados para outros projetos esportivos ao redor do mundo. Além do futebol, o local é cercado por um parque exuberante com instalações esportivas e de lazer que beneficiarão toda a comunidade nos próximos anos. 

Estádio Ahmad Bin Ali se inspirou nos símbolos culturais do Catar. Crédito: FIFA World Cup/ Qatar 2022

Estádio Ahmed bin Ali (Al-Rayyan)

O Estádio Ahmad Bin Ali se inspirou nos símbolos culturais do Catar para criar um estádio que reflete o deserto e a beleza cultural que o cerca. O estádio, que fica à beira do deserto, está conectado à cidade por meio de uma nova ferrovia.

Com 40.000 lugares, o estádio foi construído especificamente para a Copa do Mundo da FIFA Qatar 2022™ e substituiu o estádio original que estava lá. A área também abriga um novo shopping, The Mall of Qatar. Após o torneio, a capacidade do estádio será reduzida pela metade para torná-lo mais adequado para uso da comunidade local.

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ZMyRq37yViU 

Fontes

FIFA World Cup/ Qatar 2022

Contato
media@fifa.org

Jornalista responsável
Marina Pastore
DRT 48378/SP

VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no Massa Cinzenta e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil