Cidade de Lusail é construída do zero para Copa do Mundo do Catar

Local prioriza mobilidade urbana, sustentabilidade e soluções tecnológicas de infraestrutura
22 de junho de 2022

Cidade de Lusail é construída do zero para Copa do Mundo do Catar

Cidade de Lusail é construída do zero para Copa do Mundo do Catar 750 422 Cimento Itambé
25 estações em 38 km de trilhos do Lusail Tram servem e conectam todos os 19 distritos.
Crédito: Lusail

Já pensou erguer uma cidade do zero, em pleno deserto? Foi exatamente isso que o Catar fez para a próxima Copa do Mundo. A 20 km da capital Doha, o local ganhou o nome de Lusail e tem como prioridade incluir soluções sustentáveis, de infraestrutura e mobilidade urbana.

O projeto já existia desde 2005, mas quando o país foi escolhido como sede da Copa, o governo decidiu acelerar este processo. Foram investidos US$ 45 bilhões para tirá-la do papel. A expectativa é que a cidade tenha uma população de 450 mil pessoas, sendo 200 mil residentes, 170 mil a trabalho e 80 mil a turismo. Apesar da imponência e grande obra realizada, a cidade tem apenas 38 km² – apenas para se ter uma ideia, a cidade de São Paulo tem 1.521 km², enquanto Curitiba tem 432 km². Ou seja, seria uma cidade pequena para os padrões brasileiros. Para realizar as obras, 40 mil trabalhadores foram necessários.

Soluções

Conheça as diversas soluções tecnológicas oferecidas pela cidade de Lusail. 

Mobilidade urbana

-Uma das prioridades do projeto é promover a mobilidade urbana. Para reduzir a emissão veicular e economizar energia, 25 estações em 38 km de trilhos do Lusail Tram servem e conectam todos os 19 distritos. Ele foi projetado para ser ecologicamente correto e eficiente em termos de energia e se conecta à rede de metrô de Doha.

-Além disso, uma hierarquia viária para Lusail foi desenvolvida para facilitar o tráfego, usando extensos túneis rodoviários subterrâneos. Ainda, um sistema de transporte aquático, que se estende ao longo de 30 quilômetros à beira-mar, utilizará a Marina de Lusail e o Grande Canal para transportar passageiros. 

-Por fim, uma extensa rede pedonal e uma ciclovia de 76 km também estão previstas em toda a cidade, e ligadas ao sistema de transporte público de Lusail. Ainda, duas pontes para pedestres também conectam as três ilhas do sul de Qetaifan. 

Edifícios de Lusail cumpriram com sucesso as metas de eficiência no consumo de energia, conservação de água e reciclagem de materiais locais.
Crédito: Lusail

Sustentabilidade

-Lusail foi o primeiro empreendimento no Qatar a endossar o GSAS (Global Sustainability Assessment System – Sistema Global de Avaliação de Sustentabilidade). Portanto, todos os edifícios Lusail possuem uma classificação GSAS de pelo menos duas estrelas, tendo alcançado com sucesso as metas de eficiência no consumo de energia, conservação de água, reciclagem de materiais locais, qualidade do ambiente externo, bem como de gestão e operações.

-A conectividade urbana e o paisagismo de Lusail formam um sistema coeso para minimizar o congestionamento e as pressões na infraestrutura de transporte de Doha. 

-Ainda, a estratégia paisagística da Lusail foi concebida para proteger os habitats naturais no local, potenciar o seu valor ecológico, reverter a desertificação, promover a biodiversidade em torno de 40% do total de espécies de vegetação nativa, estendendo-se por mais de 3,5 milhões de m².

Soluções de infraestrutura

-Em Lusail, há uma rede subterrânea de distribuição de Gás Natural Sintético para conectar todos os lotes de toda a cidade à Rede de Gás Natural, economizando assim o consumo de eletricidade para maior conveniência, segurança e transporte de gás. 

-A rede de drenagem de águas pluviais da Lusail evita inundações, minimiza as interrupções relacionadas ao tráfego e garante a segurança rodoviária para moradores e visitantes. 

Em Lusail, há uma rede subterrânea de distribuição de Gás Natural Sintético.
Crédito: Lusail

-O Lusail District Cooling System economizará 65 milhões de toneladas de CO₂ anualmente. Após a sua conclusão, o sistema atenderá cerca de 1.000 prédios por meio de 175 quilômetros (abastecimento e retorno) de tubulações subterrâneas de quatro plantas de resfriamento. O sistema envolve água gelada em tubos que são alimentados a cada localidade através de um túnel subterrâneo no distrito de Marina e através de uma extensa rede em toda a cidade de Lusail. 

-O sistema de Coleta Pneumática de Resíduos (PWC) da cidade vai gerar 420 toneladas com potencial de combustão e 310 toneladas de resíduos orgânicos com potencial de reciclagem. 

Fonte
Lusail Real Estate Development Company W.L.L.

Contato
info@lusail.com

Jornalista responsável
Marina Pastore
DRT 48378/SP

22 de junho de 2022

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