Egito constrói maior rio artificial do mundo para ajudar na produção agrícola

Chamado de New Delta, projeto planeja rio de 114 km que fornecerá água para cultivar um espaço de 9.200 km²
30 de agosto de 2023

Egito constrói maior rio artificial do mundo para ajudar na produção agrícola

Egito constrói maior rio artificial do mundo para ajudar na produção agrícola 1024 502 Cimento Itambé
Rio artificial no Egito terá 114 km.
Crédito: Reprodução/Daily News Egypt

O maior rio artificial do mundo já começou a ser construído. Pelo menos, é isso o que pretende o Egito, que está colocando em prática um projeto ambicioso chamado de New Delta, com o objetivo de transformar milhares de hectares de terras no Deserto Ocidental em áreas produtivas, reduzindo a dependência em relação ao rio Nilo. 

A ideia é gerar e fornecer água necessária para o cultivo em uma área de cerca de 9.200 km², recuperando terras e impulsionando a produção agrícola, por meio da biotecnologia. A intenção é expandir as terras agrícolas do país em 15%. Além disso, com o uso de sistemas modernos de irrigação e a eficiência na gestão da água, será possível racionalizar o consumo e garantir a sustentabilidade do projeto.  

Números grandiosos

Intenção é fornecer água para cultivo em área de cerca de 9.200 km².
Crédito: Reprodução/Elsewedy Electric

Terá 114 km o rio artificial planejado pelo Egito. Desse total, 22 km serão de canos subterrâneos utilizados para o transporte de água, drenagem e tratamento de estação de saneamento, e os outros 92 km virão em percurso aberto. Até agora, já foram concluídos 35% das obras subterrâneas e 65% das áreas ao ar livre. O investimento está avaliado em 160 bilhões de libras egípcias (cerca de US$ 5,25 bilhões).

De acordo com as informações, o projeto está previsto para ser concluído em três fases. A primeira, que está atualmente em curso, tem a ver com o desenvolvimento da infraestrutura geral, incluindo as estradas, os canais e os sistemas de irrigações. A segunda etapa incluirá a construção de barragens e de reservatórios para o armazenamento da água destinada à irrigação. Já a terceira e última fase contemplará o cultivo, de fato, da terra. 

A mídia da região ressalta que os complexos industriais ligados ao New Delta proporcionarão empregos para aproximadamente 5 milhões de pessoas, de acordo com um estudo realizado por um centro egípcio especializado.

A iniciativa é liderada pelos Ministérios dos Recursos Hídricos e Irrigação e da Agricultura e Recursos Terrestres, com o apoio do presidente do país, Abdel Fattah Al-Sisi, e do primeiro-ministro, Mostafa Madbouly.

Estudo estima que o New Delta irá gerar 5.000 empregos.
Crédito: Reprodução/Elsewedy Electric

Na semana passada, Madbouly presidiu uma reunião para tratar do andamento das obras e definir os próximos passos, ao lado de autoridades como o Ministro da Eletricidade e Energias Renováveis, Mohamed Shaker, e a Ministra do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Hala El-Said. O primeiro-ministro afirmou que o governo está trabalhando para fornecer todo o financiamento necessário para a conclusão das demais etapas, e, assim, garantir a segurança alimentar para a população de forma geral.

Durante o encontro, não foi divulgado um prazo para a finalização do projeto. 

Fontes
SIS (Serviço de Informação do Estado do Egito)
Daily News Egypt

Jornalista responsável
Fabiana Seragusa 
Vogg Experience

30 de agosto de 2023

VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no Massa Cinzenta e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil