Maracanã: estádio sessentão agora é só fachada

Recuperar a estrutura do concreto construída no final dos anos 1940, sem comprometer a arquitetura do patrimônio histórico, foi o maior desafio da obra.

Recuperar a estrutura do concreto construída no final dos anos 1940, sem comprometer a arquitetura do patrimônio histórico, foi o maior desafio da obra

Por: Altair Santos

Construído entre 1948 e 1950, o Maracanã foi tombado em 2000 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Este título passou a exigir que qualquer intervenção no estádio preservasse sua arquitetura – sobretudo a fachada – e tornou-se também o grande desafio para que o retrofit da edificação cumprisse as exigência da Fifa para a Copa do Mundo de 2014.

Maracanã: pronto para ser o principal palco da Copa do Mundo de 2014.

As soluções buscadas pela engenharia, no entanto, renderam até prêmio à reforma do Maracanã. O projeto ganhou o “Mipim AR Future Project Awards”. Promovida pela revista de arquitetura inglesa “The Architectural Review”, a premiação indica todos os anos as melhores obras em categorias como arranha-céus, sustentabilidade, edifícios comerciais e desenho urbano. O júri elegeu o estádio, fazendo a seguinte citação: “Trata-se de um engenhoso reuso de estrutura, que permitiu a inclusão de uma espetacular cobertura que adapta o ícone da década de 1950 para o perfeito uso durante a próxima Copa do Mundo”.

Conservar e, principalmente, recuperar a estrutura do Maracanã exigiu que a cobertura de concreto fosse retirada e substituída por um sistema de lonas tensionadas. Isso aliviou a carga sobre o estádio e permitiu também um combate mais eficaz da corrosão progressiva que atingia o concreto. Outra solução foi substituir partes da arquibancada de concreto por estruturas metálicas adaptadas para receber peças pré-moldadas. Além disso, o sistema de amortecimento usando contraforte, que circunda o entorno do gramado do Maracanã, foi outra inovação que serviu para tornar mais leve a carga sobre a estrutura antiga de concreto.

Toda a alvenaria antiga recebeu impermeabilização de poliuréia. O tratamento vai proteger o concreto de reações álcali-agregado (RAA). Da mesma forma, as duas mil peças pré-moldadas fabricadas para as arquibancadas também foram imunizadas contra o risco de corrosão. Todo esse processo, que aliou novas tecnologias à estrutura antiga do Maracanã, permitiu a economia de concreto. Se na construção de 1950 foram empregados 80.000 mil m³ do material, na reforma atual o volume consumido foi de 31.000 m³.

Para o Green Building Council Brasil, o retrofit do Maracanã foi a obra mais sustentável entre as envolvidas com a Copa do Mundo. Tanto que o estádio obteve o certificado LEED (Leardership in Energy and Environmental Design). Também foi o empreendimento que mais absorveu mão de obra. Ao todo, 6.500 trabalhadores atuaram em três turnos para entregar a edificação dentro do prazo. Ao custo de R$ 1,049 bilhão, o Maracanã será inaugurado oficialmente dia 2 de junho, na partida entre as seleções do Brasil e da Inglaterra.

Entrevistados
Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop) e Secretaria de obras do estado do Rio de Janeiro. (via assessoria de imprensa)
Contato: imprensa@obras.rj.gov.br
Créditos foto: Divulgação

Jornalista responsável: Altair Santos – MTB 2330


Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo