Sri Lanka constrói maior edifício-jardim do mundo

Torre com 46 andares e 164 apartamentos se destaca pelos imensos terraços com plantas e por atender conceitos internacionais de sustentabilidade

Torre com 46 andares e 164 apartamentos se destaca pelos imensos terraços com plantas e por atender conceitos internacionais de sustentabilidade

Por: Altair Santos

Situado em uma ilha ao sul da Índia, o Sri Lanka, até então, era conhecido como um país ideal para quem procura turismo exótico. Desde 2014, porém, passou a chamar a atenção da construção civil e da arquitetura. Nos arredores da capital Colombo está nascendo o maior edifício-jardim do mundo. A torre com 46 andares e 164 apartamentos se destaca pelos imensos terraços com plantas. Uma equipe de paisagistas escolherá criteriosamente a ornamentação, para que ela cumpra a função de refrigerar o ambiente, já que o Sri Lanka tem temperatura média anual de 27 °C. Além disso, o prédio atenderá conceitos internacionais de sustentabilidade para credenciar-se com um exemplo global de prédio-verde.

Clear Point Residence: construção inovadora mostra simbiose entre concreto e meio ambiente

A um custo equivalente a R$ 165 milhões, o Clear Point Residence – nome do edifício – foi projetado pelo escritório Milroy Perera Associates e sua construção está a cargo da Mäga Engineering. Para conseguir a certificação LEED Platinum – o mais alto nível dos selos de sustentabilidade -, a edificação ganhou uma central de concreto em seu canteiro de obras para processar os quase 60 mil m³ de material que serão consumidos por suas estruturas. O cimento e o concreto usados para erguer o prédio precisam comprovar a baixa emissão de dióxido de carbono. Além disso, sistemas de reúso de água e de baixo consumo de energia elétrica fazem parte do projeto da torre verde.

A água utilizada nos chuveiros, nas pias e nas lavanderias será levada a uma estação de tratamento instalada no prédio e, em seguida, misturada à água da chuva. O volume coletado e armazenado servirá para as descargas dos banheiros e ao sistema de irrigação dos jardins. A variedade de plantas e árvores a serem plantadas nos terraços também irá agregar ao perfil do empreendimento. Paisagistas foram contratados para pensar em variedades com folhas que atuem como filtros e ainda funcionem como um ar-condicionado natural dos apartamentos. Os moradores também terão o direito de definir as plantas que querem em seus imóveis.

Obras do Clear Point Residence já começaram e prédio ficará pronto em 2016

Pelo projeto do prédio, que deverá ter sua construção finalizada no início de 2016, 45% da água utilizada nele será de reúso ou captada da chuva. “Em última instância, o objetivo é criar um espaço onde você pode não só conviver diretamente com o meio ambiente, mas contribuir ativamente com o uso sustentável de seus recursos”, diz o arquiteto Milroy Perera, lembrando que ventilação e insolação também foram fatores estudados pelos projetistas. A angulação do prédio permitirá aproveitar o máximo de iluminação natural e das correntes de vento da cidade de Colombo. “O foco principal de cada apartamento será o de proporcionar uma atmosfera e um sentimento, a cada morador, de que ele estivesse residindo em uma casa com quintal”, completa Milroy Perera.

Entrevistado
Arquiteto Milroy Perera e Mäga Engineering (via assessoria de imprensa)
Contato: info@clearpointresidencies.com

Crédito fotos: Divulgação

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330


Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo