Caximba vai virar bairro sustentável em Curitiba
Revitalização prevê despoluição de áreas degradadas, construção de um parque linear e de mil moradias populares
Um dos principais transtornos ambientais para a cidade de Curitiba-PR ganhou um projeto da prefeitura da capital paranaense, que prevê transformar a vila 29 de Outubro, na Caximba, em um bairro sustentável. O lugar tornou-se conhecido nacionalmente depois que o apresentador Luciano Huck, da TV Globo, esteve no local e o comparou ao Haiti, em agosto de 2018. O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, interveio na opinião de Huck e revelou o projeto de revitalização do local, cujo investimento está orçado em 200 milhões de reais.
Ele prevê a despoluição da área, incluindo os lagos, e a construção de um dique com 3 quilômetros de extensão, que irá mudar o cenário do bairro e permitir a construção de um parque linear. No local, as habitações irregulares construídas em áreas degradadas serão retiradas para dar lugar a um conjunto habitacional com mil unidades. As casas terão capacidade de gerar a própria energia, através de placas fotovoltaicas instaladas nos telhados, além de tecnologia para a coleta e o reaproveitamento da água da chuva.
O projeto na vila 29 de Outubro é do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e mobiliza quase todas as secretarias da prefeitura. A previsão é de que saia do papel a partir de 2021. A região da Caximba está localizada no limite de Curitiba com os municípios de Araucária e Fazenda Rio Grande. No local, atualmente, há 1.147 famílias (cerca de 4.500 pessoas) vivendo em situação irregular e em condições insalubres, e que precisam ser reassentadas do território que ocupam para habitações regularizadas.
Os recursos para a transformação da área virão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). O projeto tem o nome oficial de Bairro Novo da Caximba. Em nota, a prefeitura de Curitiba define o empreendimento como desafiador. “A meta a longo prazo é ambiciosa: dotar a região com nível adequado de condições urbanísticas, sociais e ambientais”, afirma. O plano foi apresentado recentemente no Smart City Expo World Congress, que aconteceu de 13 a 15 de novembro de 2018, em Barcelona-Espanha.
Bairro é alvo de resíduos da construção depositados irregularmente
Um dos desafios na vila 29 de Outubro, antes do início de qualquer projeto, é a retirada de lixo e do entulho acumulado na região. Só neste ano, a prefeitura de Curitiba já destinou 244 toneladas de materiais depositados irregularmente na região. Entre esses materiais estão resíduos da construção civil despejados em desacordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que desde 2010 deveria ser adotada por todos os municípios brasileiros.
Antes mesmo do PNRS, a capital paranaense já possuía o Plano Integrado de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil de Curitiba (Decreto 1.068/2004). Porém, segundo os dados mais recentes divulgados pelo SindusCon-PR, a cidade faz a destinação correta de apenas 25% dos entulhos recolhidos em canteiros de obras e áreas em reforma. Boa parte dos resíduos ainda são depositados irregularmente, e a maioria na região da Caximba.
Entrevistado
Prefeitura de Curitiba (via assessoria de imprensa)
Contato: smcs@smcs.curitiba.pr.gov.br
Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
05/12/2024
Belém vai sediar COP 30 em 2025 e obras de infraestrutura já estão transformando a capital paraense
De 10 a 21 de novembro de 2025, Belém do Pará será palco da 30ª Conferência das Partes (COP 30), evento anual da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima…
05/12/2024
Como o fim da escala 6×1 impactaria a construção civil?
A redução da jornada de trabalho, com o fim da escala 6x1, está em debate no Congresso e também em diversos setores do mercado de trabalho. Atualmente, a Constituição limita a…
05/12/2024
Da fachada ao futuro: como o Prêmio Obra do Ano da ABCIC transforma a construção civil no Brasil
Praça Lindenberg venceu Prêmio Obra do Ano como Destaque do Júri. Crédito: Divulgação O Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto, promovido pela Associação Brasileira…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.