Industrialização do concreto chegará a US$ 130 bi até 2025

Segundo as projeções, China, Índia, Brasil, Malásia e África do Sul vão impulsionar escalada de crescimento

Pré-fabricado do concreto
Pré-fabricado do concreto tende a crescer mais no segmento de construção de edifícios, prevê estudo. Crédito: The Constructor

Relatório da consultoria norte-americana Grand View Research estima que até 2025 o mercado global da construção industrializada do concreto movimentará 130,11 bilhões de dólares por ano. Significa crescimento superior a 50 bilhões de dólares em comparação com o levantamento anterior, feito em 2016, quando a mesma empresa calculou que a industrialização do concreto já movimentava US$ 78,44 bilhões de dólares. O estudo leva em consideração apenas a produção de elementos pré-fabricados e pré-moldados, sem contabilizar outros materiais industrializados.

As projeções da Grand View Research consideram que países emergentes como China, Índia, Brasil, Malásia e África do Sul vão impulsionar essa escalada de crescimento. A estimativa se baseia no fato dessas nações terem alta demanda por programas habitacionais e de infraestrutura rodoviária, ferroviária, aeroportuária e de mobilidade urbana. Porém, a consultoria avalia que o setor voltado para a construção de edifícios seja o que vai crescer mais rapidamente. “O curto período de construção oferecido pelos produtos pré-fabricados é o que vai impulsionar o crescimento desse segmento”, diz o relatório.

O documento também cita que o aumento da urbanização nos países emergentes resultará em maior demanda por melhores sistemas de transporte. “À medida que surgirem projetos para atender a mobilidade, a construção industrializada do concreto vai avançar neste setor. Espera-se que o segmento de transporte registre um avanço significativo nos próximos anos, principalmente em países como a Índia e a China”, estima a Grand View Research. Para a consultoria, entre 2019 e 2025, a construção industrializada do concreto terá um CAGR (Compound Annual Growth Rate), ou taxa de crescimento anual de 6,1%, em média.

Abcic Networking IV confirma previsões e vê retomada do setor a partir de 2020

As previsões coincidem com as projeções feitas no Abcic Networking IV, que ocorreu recentemente em São Paulo-SP. No encontro promovido pela Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto, a aposta é que, a partir de 2020, as obras de infraestrutura vão impulsionar o setor de pré-fabricados de concreto no Brasil. “Hoje discutimos muito sobre a realidade brasileira e caminhos que devemos tomar para fazer o país crescer. Acreditamos que tanto a pavimentação de concreto quanto obras de arte, pontes e viadutos, são o caminho para estimular a infraestrutura no Brasil que, por sua vez, irá incentivar todos os demais setores”, pontua Carlos Gennari, membro do conselho da Abcic.

Também presente no evento, o presidente da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), Camillo Penna, afirmou que o emprego de pré-fabricados de concreto em obras de infraestrutura viária é um dos segmentos mais promissores para a indústria cimenteira, com destaque para o pavimento de concreto. “Isso acontece por causa da viabilidade econômica desse tipo de pavimento. Além disso, é uma solução mais sustentável, pois exige menos iluminação artificial em vias e rodovias, refletindo mais luz”, completa.

Entrevistado
Reportagem com base no relatório “Análise de mercado de concreto pré-moldado e previsão do segmento para 2025”, da consultoria Grand View Research

Contato: sales@grandviewresearch.com

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330


Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 5 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo