Guaratuba terá praça-modelo com pavimento permeável
Projeto vai recobrir 10 mil m2 e segue os conceitos de “rua completa”, do Sinaenco, e Soluções para Cidades, da ABCP
Projeto vai recobrir 10 mil m2 e segue os conceitos de “rua completa”, do Sinaenco, e Soluções para Cidades, da ABCP

A cidade de Guaratuba, no litoral do Paraná, terá a primeira praça-modelo, seguindo todos os parâmetros do CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) e do IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil). A escolha do projeto passou por um concurso público nacional, que envolveu 40 escritórios. O vencedor foi um consórcio de arquitetos de Florianópolis-SC (Desterro Arquitetos + Bloco B Arquitetura + Giz de Terra). “O projeto em si resgata a história da formação urbana de Guaratuba, quando praça e igreja formavam um largo voltado para a baía. A visita ao local e a conversa com moradores foram determinantes para o desenvolvimento de um desenho marcante e linhas simples”, explica o arquiteto Arthur Lins.
Conhecida como Praça Central, a praça Coronel Alexandre Mafra é uma das mais antigas do Paraná. Ela é o marco-zero da cidade de Guaratuba, que foi fundada em 1771. A revitalização envolverá uma área de 10 mil m2, recebendo pavimento intertravado permeável. CAU e IAB avaliam que o projeto pode servir de modelo para futuras revitalizações de praças em cidades com população até 50 mil habitantes. “O paisagismo desenvolvido projeta uma praça viva e conectada aos espaços verdes pré-existentes. Além de uma praça de qualidade para a população local, também será um espaço de qualidade para o turismo de Guaratuba”, completa Arthur Lins.

Segundo Carolina Huergo, arquiteta da secretaria municipal do urbanismo da prefeitura de Guaratuba, uma das prioridades era que o projeto vencedor contemplasse elementos que garantissem sustentabilidade à praça. “Por isso, a pavimentação com blocos de concreto era uma das exigências no edital do concurso”, diz. A expectativa da prefeitura é de que as obras possam iniciar em 2018. Antes, será feita uma nova licitação para a contratação das empresas que irão executar o projeto. “A proposta é iniciar a licitação em 2018. Itens quanto à execução e aos fornecedores serão definidos dentro do processo licitatório, para que sejam seguidas as legislações vigentes”, afirma Carolina Huergo.
Inspiração
Além da revitalização da praça, o projeto se estenderá ao entorno do local, que envolve prédios históricos de Guaratuba. “Essa integração resulta em um desenho que prioriza o pedestre, a acessibilidade universal e a restrição ao automóvel. O objetivo é estimular o uso da bicicleta através de ciclofaixas e vias compartilhadas, sem alterar o fluxo de veículos. As vias serão delimitadas por balizadores e a velocidade máxima reduzida, garantindo assim o trânsito seguro de pedestres e ciclistas, já que todo o entorno da praça estará no mesmo nível”, explicam os arquitetos, que se inspiraram em dois conceitos: o “rua completa”, apoiado pelo Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco), em parceria com a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), e a plataforma Soluções para Cidades, da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland).

Entrevistados
Arquiteto e urbanista Arthur Lins, da Desterro Arquitetos, e Carolina Huergo, arquiteta da secretaria municipal do urbanismo da prefeitura de Guaratuba-PR
Contatos
arthur@desterro.arq.br
urbanismo@guaratuba.pr.gov.br
Crédito Fotos: Desterro Arquitetos + Bloco B Arquitetura + Giz de Terra
Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.

Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
06/11/2025
Congresso do IBRACON destaca os desafios das edificações altas
Com o avanço da verticalização das cidades brasileiras, projetar e executar estruturas cada vez mais altas tornou-se um dos grandes desafios da engenharia contemporânea. No…
06/11/2025
Nova norma define parâmetros para argamassas de hidratação controlada
A 66ª edição do Congresso Brasileiro do Concreto (IBRACON) apresentou, durante o Seminário de Argamassas, a NBR 17218:2024, primeira norma brasileira dedicada às argamassas de…
06/11/2025
Inovação e tecnologia em concreto: como o futuro dos materiais está moldando a construção civil
A construção civil vive um momento de transformação profunda. Se antes o concreto era visto apenas como um material robusto e versátil, hoje ele também se consolida como um campo…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.









