Futuro das cidades passa pelos pré-moldados de concreto
Programas da Associação Brasileira de Cimento Portland oferecem respostas aos desafios das prefeituras
Os prefeitos que assumiram seus mandatos em 1º de janeiro de 2021 têm um aliado para enfrentar as demandas relacionadas à transformação de suas cidades nos quesitos mobilidade urbana, saúde, habitação e saneamento básico. Trata-se dos pré-moldados de concreto, que podem viabilizar as mudanças necessárias na infraestrutura dos municípios. Quem faz essa análise é o engenheiro civil Fernando Crosara, gerente-regional da ABCP do Centro-Oeste. Em webinar, ele ressalta os programas da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) que oferecem respostas para os desafios das prefeituras.
Entre eles, Soluções para Cidades, Vias Concretas, Programa de Desenvolvimento Empresarial, Comunidade da Construção e Clube da Reforma. Crosara também destaca que, apesar dos problemas dos municípios brasileiros, existem muitos que estão adotando novos conceitos de urbanização e caminhando no sentido da sustentabilidade e das cidades inteligentes. O gerente-regional da ABCP do Centro-Oeste reforça ainda que os novos prefeitos terão a seu favor um documento recém-lançado pelo ministério do Desenvolvimento Regional, e que vem para balizar a evolução das cidades.
É a Carta Brasileira de Cidades Inteligentes. Resumidamente, ela busca criar um padrão de desenvolvimento urbano sustentável, associada à transformação digital nas cidades. Para atingir as metas traçadas no documento, elenca os 6 problemas crônicos da urbanização brasileira, que são déficit habitacional, desemprego, concentração de pobreza, trânsito caótico, alta produção de lixo, violência e poluição do ar, dos rios e do solo, e aponta soluções. Entre as respostas, algumas já estavam inseridas nos programas da ABCP, no âmbito da mobilidade urbana, do saneamento básico e da habitação.
Cidades não passam por transformações de uma hora para outra
Fernando Crosara ressalta que uma cidade não passa por uma transformação de uma hora para outra. “É preciso dividi-la em camadas. A primeira delas está relacionada com as pessoas. Tem que entender como elas vivem, quais seus problemas, suas vocações e o que buscam para o futuro da cidade. Em seguida vem o subsolo. O município possui um plano-diretor de seu subsolo, para definir como funcionam as redes de água e esgoto, a telefonia, a energia elétrica e outros serviços? E um plano-diretor do solo? Sem ele não se chega à desejada reurbanização”, explica o engenheiro civil.
O especialista cita também outros dois passos que devem ser dados por municípios que almejam, além de uma readequação urbana, caminhar no sentido de se tornar uma cidade inteligente. Neste caso, eles precisam pensar em infraestrutura tecnológica e na integração de todos os sistemas via IoT (Internet das Coisas). “A maioria das cidades brasileiras está longe dessas metas, mas os pré-moldados de concreto desenvolvidos dentro das plataformas da ABCP têm sistemas viáveis para ajudar nessa transformação”, assegura o gerente-regional do Centro-Oeste.
Assista ao vídeo completo do webinar
Entrevistado
Reportagem com base no webinar “Melhorando a qualidade dos pré-moldados de concreto para a urbanização das cidades”, promovido pela ABCP regional Centro-Oeste
Contato
abcpco@abcp.org.br
Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
04/12/2024
Belém vai sediar COP 30 em 2025 e obras de infraestrutura já estão transformando a capital paraense
De 10 a 21 de novembro de 2025, Belém do Pará será palco da 30ª Conferência das Partes (COP 30), evento anual da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima…
04/12/2024
Como o fim da escala 6×1 impactaria a construção civil?
A redução da jornada de trabalho, com o fim da escala 6x1, está em debate no Congresso e também em diversos setores do mercado de trabalho. Atualmente, a Constituição limita a…
04/12/2024
Da fachada ao futuro: como o Prêmio Obra do Ano da ABCIC transforma a construção civil no Brasil
O Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto, promovido pela Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (ABCIC), não é apenas um evento de celebração,…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.