Eventos internacionais debatem o futuro das estruturas no Brasil e no mundo

XVI Congresso Brasileiro de Pontes e Estruturas e fib International Symposium aconteceram no Rio de Janeiro

O XVI Congresso Brasileiro de Pontes e Estruturas foi realizado entre os dias 12 e 16 de maio, no Rio de Janeiro. Em 2025, o evento foi enriquecido com a 4ª edição do fib International Symposium on Conceptual Design of Concrete Structures (Simpósio Internacional sobre Projeto Conceitual de Estruturas de Concreto).

XVI Congresso Brasileiro de Pontes e Estruturas

O evento tem como objetivo divulgar as grandes obras em andamento, tanto no Brasil quanto no exterior, além de apresentar pesquisas e aplicações recentes e relevantes nas áreas de cálculo, dimensionamento, detalhamento e execução de estruturas.

O XVI Congresso Brasileiro de Pontes e Estruturas trouxe temas como projeto, construção, recuperação, reforço e manutenção de pontes, estádios, edifícios, indústrias, metropolitanos, portos, barragens, plataformas offshore, aerogeradores e fundações. Também foram discutidos assuntos como normalização, experimentação, análise e dimensionamento de estruturas de concreto armado e protendido, e materiais avançados.

XVI Congresso Brasileiro de Pontes e Estruturas e fib International Symposium on Conceptual Design of Concrete Structures foram realizados em conjunto no Rio de Janeiro
Crédito: ABCIC

Situação das pontes brasileiras

De acordo com o engenheiro Ricardo Borges Kerr, presidente da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE), em geral, o panorama é de desconhecimento e de risco de novos casos, como o da Ponte Juscelino Kubistcheck de Oliveira sobre o Rio Tocantins, que liga os Estados de Tocantins e Maranhão. “Em números aproximados, das 113 mil pontes rodoviárias existentes, apenas 12 mil foram inspecionadas segundo a ABNT/NBR 9452 Inspeção de pontes, viadutos e passarelas e, das inspecionadas, temos cerca de mil pontes com nota técnica entre 2 e 1 de uma escala de 0 a 5. Podemos estimar que temos, aproximadamente, 10 mil pontes com notas técnicas entre 2 e 1. Complicando ainda mais a situação, temos muitas obras com mais de 50 anos de existência e falta de mão de obra especializada para realizar inspeções e eventuais reparos. Precisamos formar técnicos que possam atuar em todo o território nacional (o que é um grande desafio) e tentar gerar recursos, preferencialmente pelos próprios usuários dos sistemas de transporte rodoviário, para fazer frente aos gastos necessários”, informou Kerr.

Um dos cases de novas construções apresentados no evento é o da Ponte Salvador – Itaparica que, segundo Kerr, realmente mostra desafios importantes que a engenharia brasileira é capaz de enfrentar. “A complexidade, a magnitude e as soluções estruturais tornam este empreendimento um novo marco e orgulho da nossa engenharia”, afirma.

fib International Symposium on Conceptual Design of Concrete Structures

O fib International Symposium on Conceptual Design of Concrete Structures é dedicado a expandir os limites do projeto conceitual de estruturas. Trata-se da fase inicial do processo de design, na qual se delineiam, de forma ampla, a função e a forma de uma estrutura. Essa etapa inclui o design de interações, experiências, processos e estratégias, envolvendo a compreensão das necessidades das pessoas e de como atendê-las por meio de produtos, serviços e processos.

“Trata-se de um simpósio sobre conceitos de projeto em sua concepção, aplicáveis a todo tipo de obra, incluindo infraestrutura. O evento se diferencia por reiterar a importância do projeto conceitual das estruturas, etapa fundamental no processo de projeto e na tomada de decisões. Podemos dizer que se trata da combinação entre a experiência, a criatividade, a intuição, a genialidade e a sensibilidade do projetista com a cultura do país ou da região, as restrições técnicas e climáticas do local da obra e as soluções técnicas disponíveis para aquela situação”, aponta Íria Doniak, presidente executiva da Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic).

Ponte Salvador-Itaparica foi um dos cases discutidos no XVI Congresso Brasileiro de Pontes e Estruturas
Crédito: Ponte Salvador -Itaparica

Outra característica que diferencia o evento é a união entre projetistas experientes e jovens engenheiros, com o objetivo de compartilhar ideias, informações e vivências, contribuindo para que esses jovens desenvolvam e aprimorem suas habilidades em projeto conceitual, segundo Íria.

“O simpósio teve como objetivo promover um intercâmbio frutífero entre acadêmicos e profissionais de engenharia, arquitetura e outras disciplinas sobre o tema do projeto conceitual de estruturas. O foco esteve nas experiências adquiridas pelos palestrantes durante o processo de projeto. As discussões abordaram como um projeto surge, como as decisões de design são tomadas, como as responsabilidades são distribuídas, como os obstáculos e restrições são enfrentados, como os princípios fundamentais de design são aplicados e de que forma os membros da equipe trocam ideias e experiências”, afirma a presidente da Abcic.

Situação dos projetos conceituais das estruturas no Brasil

O Brasil é reconhecido mundialmente pela excelência da engenharia aplicada, com obras icônicas que são referências globais. “Os engenheiros de projeto no Brasil têm desenvolvido projetos estruturais com soluções interessantes, que estão sendo apresentados em fóruns internacionais, destacando-se pela experiência e criatividade. O conceito é o ponto de partida para o projeto, que será desenvolvido até se chegar a uma solução de engenharia para a obra. Isso significa que sempre é possível evoluir, pois, quanto mais experiência, estudo, conhecimento e interação com outros engenheiros, mais ideias surgem e se traduzem em projetos conceituais bem elaborados”, informa a presidente da Abcic.

Parque da Cidade foi referenciado no boletim 101 da fib – International Federation for Structural Concrete
Crédito: Eztec – Parque da Cidade

Íria lembra que alguns dos cases apresentados no evento, como o Museu do Amanhã, o Parque da Cidade, o SP Corporate Towers, o Parque Olímpico e o Maracanã, são construções icônicas para a engenharia do concreto não apenas no Brasil, mas também no mundo.

“Todas as obras apresentadas demonstraram a importância do projeto estrutural desde sua fase conceitual, ou seja, de concepção, visando a realização de obras eficientes, seguras, sustentáveis e duráveis. Além disso, essas obras reforçam o desenvolvimento técnico e tecnológico da engenharia brasileira, que traz soluções diferenciadas com o uso de variados sistemas construtivos integrados. O Parque da Cidade, inclusive, foi referenciado no boletim 101 da fib – International Federation for Structural Concrete, recentemente traduzido para o português pela Abcic”, comenta Íria.

Fachadas históricas

Durante o evento, o engenheiro alemão Harald Muller apresentou uma palestra sobre a restauração de fachadas históricas e monumentos tombados. “Ele comentou que é preciso realizar investigações preliminares na edificação, conhecer sua história e seus aspectos arquitetônicos, investigar detalhadamente as causas dos danos e realizar uma análise físico-química do concreto, buscando informações sobre a durabilidade e a vida útil da estrutura. É fundamental entender o processo de deterioração tanto das áreas danificadas quanto das não danificadas. Nesse sentido, é necessário fazer a análise da carbonatação, da corrosão das armaduras e do microclima no entorno do edifício, além da avaliação da resistência à compressão e do módulo de elasticidade. O processo de reparo precisa ser feito com muita cautela para atingir o resultado desejado, que inclui requisitos tecnológicos e visuais — como absorção de água, difusão de CO₂, carbonatação, plasticidade e aderência no estado fresco, além de cor e brilho —, a fim de alcançar o desempenho esperado”, pontua Íria.

Entrevistados
Ricardo Borges Kerr é presidente da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE).
Íria Doniak é presidente executiva da Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic).

Contatos
Assessoria de imprensa ABECE: prefixo@prefixocomunicacao.com.br 
Assessoria de imprensa Abcic: sylvia@meccanica.com.br 

Jornalista responsável: 
Marina Pastore – DRT 48378/SP 
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