Edifício na Noruega se destaca pelas soluções sustentáveis de conforto térmico
Conhecido como Vertikal Nydalen, o prédio possui um sistema climático simplificado e autossuficiente
Já pensou ter um edifício no qual nenhuma energia é adquirida para aquecimento, resfriamento ou ventilação? Na antiga área industrial de Nydalen, junto ao rio Akerselva, em Oslo, Noruega, o escritório de arquitetura Snøhetta projetou um edifício de 18 andares que traz esta possibilidade. Chamado de Vertikal Nydalen, o prédio integra dois projetos de pesquisa sobre soluções de energia sustentável e possui um sistema climático simplificado e autossuficiente, sendo o primeiro edifício de uso misto com climatização natural da Noruega.
Solução triplo zero
Conhecido como um edifício de ‘solução triplo zero’, nenhuma energia é comprada para aquecimento, resfriamento ou ventilação nos espaços de escritório ou nos apartamentos do Vertikal Nydalen. “Isso é alcançado usando poços geotérmicos, painéis fotovoltaicos, um sistema de baixa energia para aquecimento e resfriamento, e ventilação natural. O projeto possui mais de 50% de redução geral de emissões de CO₂ provenientes de materiais, transporte e energia em comparação com um projeto de referência”, afirma Anne Cecilie Haug, arquiteta sênior e líder de projeto.
De acordo com Snøhetta, o edifício é aquecido e resfriado com água proveniente de poços geotérmicos no solo sob o edifício. Os painéis fotovoltaicos no telhado alimentam a bomba de calor que controla o sistema de aquecimento e resfriamento. Paredes de concreto absorvem calor durante o dia e o liberam à noite, contribuindo para uma temperatura estável no edifício.
Projeto do Vertikal Nydalen
Ao pensar na construção do Vertikal Nydalen, o escritório Snøhetta também levou em consideração a transformação do distrito onde ele está localizado em uma área residencial vibrante. Por conta disso, o edifício possui restaurantes, escritórios e apartamentos.
Para manter algumas linhas de visão e obter uma impressão mais leve, o edifício é dividido em dois blocos de diferentes alturas. Praças e passagens foram criadas no térreo ao redor do edifício. Ao mesmo tempo, o design garante boas condições de insolação e ventilação em sua praça.
Segundo o escritório de arquitetura, o design do edifício desempenha um papel fundamental nas soluções energéticas oferecidas. O volume é projetado para criar diferenças de pressão que permitem que o ar se mova pelos ambientes sem ventiladores mecânicos. O ar entra através de válvulas ou janelas na fachada, que abrem e fecham conforme necessário. Quando duas janelas abrem em lados diferentes do edifício, promovendo a ventilação cruzada, a diferença de pressão força o ar a se mover pelos ambientes sem o uso de ventiladores, fazendo com que o ar circule.
Como os sistemas de ventilação tradicionais em edifícios de escritórios frequentemente exigem um rebaixamento do teto de até um metro a partir da laje, essa solução natural sem dutos e ventiladores economiza muito espaço, além de promover melhoria na qualidade espacial dos ambientes.
Os ângulos e facetas proporcionam diferenças de pressão e mudanças de velocidade no vento que atinge a fachada e isso contribui para um melhor efeito de ventilação no interior, pois a velocidade do vento é otimizada.
Uso do concreto no Vertikal Nydalen
No Vertikal Nydalen, a massa térmica (capacidade de um material de armazenar e liberar calor, ajudando a regular a temperatura interna de um edifício) é necessária para que os pisos liberem calor e frio de forma lenta, e as lajes e núcleos de concreto garantem isso.
De acordo com Heidi Pettersvold Nygaard, arquiteta de interiores sênior e líder de projeto do escritório Snøhetta, a solução de ventilação natural estabelece parâmetros específicos para o interior. “Como qualquer adição de materiais diminuiria os efeitos do concreto bruto e da altura do pé direito, o concreto é exposto ao máximo possível em todo o ambiente. Os andares superiores do Vertikal Nydalen contam com 40 apartamentos, com áreas variando de 44 m² a 143 m² e layouts diversos. Cada apartamento é único devido à forma não convencional do edifício. Todos compartilham características comuns, como tetos de concreto exposto e painéis acústicos feitos de plástico reciclado, além de portas com 2,40 metros de altura. Para ajustar a sensação de calor sem reduzir significativamente a capacidade térmica, uma fina camada de parquete de carvalho foi colocada sob o piso de concreto”, comenta.
Fonte
Anne Cecilie Haug, arquiteta sênior e líder de projeto do escritório Snøhetta.
Contato: ida@snohetta.com
Jornalista responsável
Marina Pastore
DRT 48378/SP
A opinião dos entrevistados não reflete necessariamente a opinião da Cia. de Cimento Itambé.
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
07/11/2024
Shoppings horizontais: nova tendência no varejo e oportunidade para o setor da construção
Nos últimos anos, um novo modelo de centro de compras tem ganhado popularidade entre os consumidores brasileiros: os shoppings horizontais. Diferentes dos tradicionais centros…
07/11/2024
Construção civil terá benefício tributário para compra de máquinas
O programa de depreciação acelerada irá beneficiar 23 áreas econômicas do setor industrial, incluindo as atividades de construção de edifícios e de obras de infraestrutura. O…
07/11/2024
Construção da Ponte Harald Karmann promove importante avanço na mobilidade urbana de Joinville
Com capacidade para suportar até 5.400 veículos por hora, a Ponte Harald Karmann deve contribuir para a redução de congestionamentos. Crédito: Secom Joinville A construção da…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.